Aline Accioly Sieiro - Psicanalista

Documentos comprobatórios do Lattes? Oh não…

Se você tem algum envolvimento com o currículo lattes, esse texto é pra você. Pode pular para o item Proposta. Vou fazer um apelo e tenho certeza que você também vai gostar da idéia. Agora se você não conhece o Lattes, leia que o texto é grande mas muito interessante!

Mas o que é o Lattes?

Segundo o site do CNPq, a plataforma Lattes é a base de dados de currículos, instituições e grupos de pesquisa das áreas de Ciência e Tecnologia. Seu objetivo é compatibilizar e integrar as informações coletadas em diferentes momentos de interação da Agência (como Cnpq e Capes) com seus usuários, objetivando aprimorar a qualidade da sua base de dados e racionalizar o trabalho dos pesquisadores e estudantes no fornecimento das informações requeridas pelo Conselho.

Mas pra que tudo isso? Por que não um currículo simples?

O sistema de currículos Lattes surgiu da necessidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de gerenciar uma base de dados sobre pesquisadores em C&T para credenciamento de orientadores no país. Antes do Lattes, tudo isso era feito em papel, em um sistema de currículos específico para credenciamento de orientadores (MiniCurrículo). Nessa época, a Agência acumulou cerca de 35 mil registros curriculares da atividade de C&T no país. Embora esses instrumentos tenham viabilizado a operação de fomento da Agência, a natureza das informações dificultava uma plena utilização dessa base de dados em outros processos de gestão em C&T. Por exemplo, não era possível separar co-autores ou mesmo contabilizar índices de co-autoria nos currículos.

Tá, mas agora me explica como se eu tivesse 5 anos!

O currículo Lattes permite à Instituição uma fácil visão e avaliação curricular dos docentes e discentes contemplando os seguintes pontos (via Wikipedia):

  • Estabelecer uma imagem institucional nos sensos;
  • Formação de grupos de trabalho e pesquisa;
  • Avaliar o seu trabalho enquanto pesquisador;
  • Diagnosticar o perfil do pesquisador com outros dentro de sua área de atuação.
  • possibilita a visibilidade da produção docente por grupos de pesquisa consulta em qualquer lugar do pais;
  • possibilidade de concessão de passagens para eventos científicos;
  • participação de projetos.
  • Em geral os órgãos de fomento consultam o currículo Lattes tornando-se de suma importância para as avaliações de produção científica.

Resumindo até agora

Para avaliar com mais facilidade alunos e professores envolvidos no meio acadêmico bem como as instituições em que eles fazem parte, o Lattes foi criado para que existisse apenas um único modelo de apresentação de dados. A partir da análise do currículo Lattes as pessoas/instituições podem pedir bolsas, financiamentos e verbas das agências governamentais. A coisa funcionou tanto que ele virou referência para concursos e até mesmo para o mercado de trabalho (algumas empresas já se baseiam no Lattes para escolha de candidatos).

Problemas

Mas nem tudo é lindo como parece. O lattes é cheio de problemas técnicos, problemas que os usuários reclamam desde o começo mas são obrigados a continuar usando. Para exemplificar um deles, você não pode simplesmente entrar e inserir os dados, digitando. É preciso escolher os dados num banco de dados da plataforma. Caso ainda não tenha cadastrado aquilo que você quer escrever, então primeiramente você precisa cadastrar para depois inserir o dado no seu currículo. Imagina fazer isso todo mês e com mil dados diferentes (do Brasil inteiro!)!!! Muitas pessoas passam meses com o Lattes desatualizado, exatamente pelo trabalho que é mantê-lo em dia. Mas se essa pessoa está em contato permanente com o meio acadêmico, é preciso deixar o Lattes sempre atualizado. Isso significa inserir toda e qualquer produção que esta pessoa esteja fazendo (apresentações, publicações, artigos e por ai vai). Quando você é inciante isso parece simples. Mas imagine depois de 10 anos de academia. A coisa vai ficando tensa.

Todo mundo que se preze no meio acadêmico tem um lattes. É a primeira coisa que a gente pesquisa quando quer saber mais (profissionalmente) sobre uma pessoa e sua formação. Lendo seu lattes eu sei “de onde você vem” e o que você tem feito. Dou aqui alguns exemplos de Lattes para que vocês entendem do que se trata: o meu, o da minha mãe e do meu orientador.

Outro grande problema está na tal comprovação. Aqui no Brasil confiança não é uma coisa que a gente tenha de sobra. E as pessoas começaram a mentir, inventar dados na hora de preencher o lattes. Então todas as instituições que utilizam o lattes começaram a pedir os documentos que comprovam que aquelas informações digitadas são verdadeiras. Ah, então você apresentou trabalho em evento? Onde está o certificado? Ah, então você publicou um artigo? Onde está a cópia dele na revista científica ou no livro? Ah, então você foi convidado pra dar aula ou ganhou um prêmio? Onde está o comprovante disso?


Agora você imagina o tamanho da pasta de documentos comprobatórios para uma pessoa como a minha mãe ou o meu orientador? Vocês deram lá uma olhada no currículos deles? Pois é, tem que comprovar CADA UM daqueles itens. Com papéis (xerox). O meu que ainda é curto já dá um trabalhão!!! E quem está envolvido com o meio acadêmico acaba tendo que fazer essa comprovação (documentos xerocados entregues e não devolvidos) muitas vezes no ano. As agências e instituições dizem que isso é necessário pois tudo precisa ficar devidamente comprovado e arquivado. Então o que fazer para não enlouquecer cada vez que for preciso comprovar os dados do lattes?

Proposta

Se os documentos são sempre os mesmos e só vão sendo acrescentados, por que não digitalizá-los e montar um arquivo digital e/ou online? No momento em que surgir a necessidade de comprovação, basta enviar um email com todos os arquivos (no formato desejado pela instituição, PDF por exemplo) ou colocar toda documentação em um CD. Assim não seria necessário gastar árvores e mais árvores com os papéis de xerox, além da economia de tempo e dinheiro.

1. Ah, mas as instituições precisam guardar toda documentação em arquivo para que no futuro tenham como comprovar, caso ocorram problemas.

Ok, se entregamos toda a documentação em CD, esse CD pode ser arquivado tanto quanto eram arquivados os papéis. Ainda ocupando menos espaço em armários. Se as informações forem enviadas por email a instituição pode criar um banco de dados online com direito a backup – que aliás é muito mais seguro.

2. Ah, mas CD estraga!

E papel não? Papel mofa, é comido por cupim e pode pegar fogo.

3. Ah, mas ai cada um vai entregar em um formato diferente, em um CD ou programa diferente e teremos problemas para abrir os arquivos, vai dar muito trabalho.

Uma adaptação será necessária, isso é fato. Toda mudança exige adaptações e problemas não previstos podem acontecer no caminho. Mas é possivel começar instituindo em que formato os arquivos serão aceitos e criando regras a respeito dessa entrega.

4. As pessoas podem alterar documentos no formato digital. Como vamos no precaver contra falsificações? Só o papel tem esse poder. (Tá essa última frase foi irônica!)

Quando as pessoas querem falsificar um documento elas falsificam no formato digital, no papel e em qualquer lugar. Problemas com falsificações ocorrem em qualquer formato. Até porque as xerox que entregamos não são autenticadas em cartório e mesmo se fossem também seriam passíveis de falsificação. Sempre existirão pessoas tentando enganar o sistema, isso independe do formato.

Bom, eu poderia ficar aqui descrevendo os mil problemas que as agências e as instituições vão criar. Mas ao invés disso vou gastar o final do meu texto fazendo um apelo:

Se você é professor e está envolvido em bancas de concursos, escritas de textos dos editais ou é funcionário das agências de fomento, esse apelo é para você. Sabe quando dizem que não é possível mudar o mundo mas é possível mudar nossa realidade? Então, essa é hora. Proponha essa idéia ai no seu campo de trabalho. No próximo edital de concurso, vagas, bolsas ou qualquer um deles, peça a comprovação do lattes em formato digital. Se quiser eu ajudo você a pensar melhor nessa idéia. Mas vamos mudar essa forma caquética e antiquada de fazer as coisas na academia. Essa é a hora!

Os alunos agradecem, as árvores agradecem, o nosso bolso agradece e tenho certeza que você também vai agradecer depois de perceber os benefícios.

24 Comments

  1. ana

    Onde é que eu assino?

  2. Aline Accioly

    Ana, é só passar a idéia pra frente (e me creditar, claro)! 😉

    • Igor

      Olá,
      suas ideias são boas, mas acredito que trocar CD por papel não irá resolver grande coisa. Penso em uma maneira mais eficiente e confiável para tal. Seria interessante se a própria instituição/departamento que realizasse o evento/publicação em revistas/etc acrescentasse em seu sistema a participação da pessoa e, automaticamente, apareceria no lattes desta. Desde que a instituição/evento fosse credenciada no cnpq, a confiabilidade seria muito maior.
      Pode parecer preguiça minha de atualizar, mas desta forma acredito que seria mais eficiente e tambem dispensaria os tão “almejados” certificados em papel.

      • Aline Sieiro

        Igor, concordo com você. Mas a coisa é tão engessada, que propor o cd já parece algo do impossível, quanto mais algo completamente digitalizado, percebe? Mas acho que esses avanços já passaram da hora de serem implementados. Já vejo alguns eventos emitindo declarações e certificados online, o que já é um passo para essa certificação online e ligação com o lattes. Vamos ver…

    • Igor

      complementando: trata-se de uma ideia a longo prazo, mas a curto prazo concordo com seus apontamentos.

  3. jose gilberto

    Sou a favor da não comprovação dos certificados, pois o candidato já assinala ao enviar no carro o Lattes que são verdadeira as informações porque então xerocar.

  4. Davi Hackbart Covalesky

    Acabei chegando à este artigo porque estou aqui, 5:08hs da manhã, sem dormir, atualizando/reunindo as comprovações necessárias porque tenho que entregar meu lattes amanhã para uma seleção.
    Eu estava pensando, se a plataforma lattes foi criada para reunir dados em um meio comum, virtual, porque não fazer uma espécie de ferramenta a este mesmo meio para que pudéssemos dar um “upload” em nossas comprovações?
    seria simples, você adiciona lá uma formação complementar, por exemplo, e já no mesmo momento faz um upload do certificado referente à ela, depois na hora de imprimir já vem tudo com os anexos comprobatórios, em ordem, bunitinho, hehe

    • Thais

      É o que eu penso, no próprio labirinto do sistema, quando vamos acrescentar um novo artigo ou evendo, p.e., poderia ser possível já fazer o upload do certificado em formato .pdf, que deveria poder ser acessado da própria versão pública do currículo.

    • Jaqueline Azevedo

      Esse é exatamente o meu pensamento! Facilitaria a vida de todos. Mas a quem recorrer para fazer essa solicitação? Tenho certeza que este é um problema de todos.

  5. Marcelo Augusto Pereira Januário

    Olá!

    Ainda sou um pouco novo nisso tudo…Vou participar de uma seleção ao mestrado para o 1 semestre de 2013, e no edital, pede-se a cópia do Lattes devidamente comprovado.Quer dizer que preciso enviar as cópias dos comprovantes para a Univeridade,não é isso?

    Obrigado e um grande abraço!

    • Maria Ines BuLgari Alves

      Sim Marcelo , é somente enviar conforme as regras do edital o material xerocado, e claro também o currículo junto com todos os outros documentos.

  6. Marcelo Augusto Pereira Januário

    Obrigado,Maria! Grande abraço!!

  7. Mariana

    Olá!

    De igual forma ao Marcelo, estou me inscrevendo para uma seleção de mestrado e é quando as dúvidas surgem…

    Por falar em dúvidas, ainda tenho essa: Se no meu lattes aparece DUAS vezes um mesmo ‘evento’, como comprovo? Faço 2 cópias do mesmo certificado e anexo na ordem? Ou faço apenas uma cópia só e ponho na ordem de sua 1ª aparição?

    Obrigada, abraço.

  8. Misael

    Olá, Estou tendo problemas no cadastro do currículo Lattes, sempre que tento enviar meu currículo ao CNPQ mas aparece uma mensagem automática com: ” dados divergentes junto a RFB, atenção o dado divergente é: nome da mãe “.
    Pelo que vi em vários fóruns esse é um problema comum aos usuários, Alguém teria uma dica de como resolver este problema?
    OBS: Verifiquei o nome de minha mão na RFB e digitei corretamente, mas continuou o mesmo problema.
    Obrigado.

    • Stella Marys

      Estou com o mesmo problema quanto à publicação co curriculo lattes

      dado divergente: Nome da Mãe!!!
      porém já chequei todos os documentos meus e está correto!!!

      o que fazer?

      • Katia Teixeira

        Estou com o mesmo problema do nome da mãe divergente, alguem pode me ajudar. Estou digitando igual está cadastrado na Receita Federal.

  9. Thiago

    Já que é u ma proposta transformar tudo em arquivo digital, por que não existe um tipo de software de acesso a plataforma que me guarde todos os meus comprovantes em formato PDF?

  10. Vanusa Fontes

    Olá,
    Amei o texto! Estou fabricando meu currículo lattes agora ..
    Mas, não consegui visualizar os modelos de currículos seu, sua mãe e orientador!
    Tem como você enviar pra meu email?
    Grata,
    Vanusa Fontes.

  11. Eugênia Andrade

    Olá! Recebi um certificado como ouvinte em um simpósio, mas, dei uma breve apresentação sobre meu trabalho em um projeto de extensão. Como modificaria isso no lattes?
    Atenciosamente,
    Eugênia Andrade.

  12. Fran

    A minha dúvida quanto aos concursos é que solicita-se o curriculo Lattes impresso. Quando eu imprimo meu cv lattes ele fica sem formatação e muito “feio” de olhar. Como imprimir o cv organizado? Posso editá-lo? Existe algum comando na plataforma que eu não sei? Obrigada.

  13. Márcia

    Bom Dia.
    Estou me inscrevendo pela internet num curso e pedem o currículo lattes documentado. Socorrrro….só tenho os certificados no papel. Estou digitalizando tudo, mas para ficar completo estou com dúvidas: quais documentos preciso digitalizar, desde certidão de nascimento, comprovante de endereço, tudo, tudo, ou apenas o essencial, como formação, trabalho e certificados??? Podem me ajudar?? No aguardo Márcia

  14. ROSANGELA MARIA DE ALMEIDA NETZEL

    Divulguei esse link hoje em meu site, pois mesmo sete anos depois de seu post, eu continuava sofrendo com a papelada do Lattes…rsr. Espero que isso possa melhorar com a possibilidade de salvarmos nas nuvens hoje em dia.
    Bjo.

  15. Laís

    Alguém sabe como colocar o número do ORCID no Lattes?

  16. Shirley Prestes

    Estou montando cursos de aperfeiçoamento de Português.
    Sou professora, mas não tenho uma empresa aberta para dar esses cursos.
    Posso emitir o certificado e meus alunos poderão colocar no Lattes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *