Sobre

Ensaio de família - Aline (14)

Aline Accioly Sieiro possui graduação em Psicologia Clínica pela Universidade São Judas Tadeu (SP), é Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (PGPSI/UFU), Doutoranda em Estudos Psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (Fafich/UFMG), Professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IP/UFU) e Presidente da Hæresis Associação de Psicanálise em Uberlândia/MG.

Durante a graduação, iniciou os atendimentos psicológicos pela clínica-escola da universidade, e desde então tinha como supervisores alguns professores que trabalhavam com as teorias de Freud e Lacan.

Antes de dar continuidade a carreira acadêmica, decidiu se aprofundar na teoria e na prática da clínica psicanalítica. Participou de grupos de estudos com professores da USP, com discussões sobre os Seminários de Jacques Lacan. Fez cursos de extensão e aprimoramento em instituições como Sedes Sapientae (SP), Clin-a (SP) e participou dos Seminários de Formação Clínica do Fórum do Campo Lacaniano (SP).

Com a formação clínica em andamento, se dedicou também ao viés da psicanálise social, e cursou a pós-graduação em Psicopedagogia. Durante este tempo, além da clínica, ministrou aulas, palestras e workshops sobre o tema Sexualidade Infantil e Adolescente, Inclusão e sexualidade na sala de aula. Entusiasta de tecnologia, participou de eventos e congressos apresentando pesquisas sobre Formação de Professores e Tecnologia, com o enfoque nos desejos e resistências desse encontro.

Em 2011, desenvolveu seu Mestrado em Psicologia Aplicada na Universidade Federal de Uberlândia, com o tema de pesquisa intitulado: Impasses na constituição subjetiva de crianças com deficiência visual congênita. Durante esse período, seu enfoque clínico era especialmente para o cuidado e prevenção de autismo e psicose na primeiríssima infância. Nesse período, fez parte do GECLIPS, Grupo de Estudos sobre a criança na clínica psicanalítica. No GECLIPS, ministrou e desenvolveu cursos e grupos de estudos sobre a psicanálise na clínica da infância; promoveu leituras de Seminários de Lacan e textos metapsicológicos de Freud.

Implicada não apenas no atendimento de pacientes em sua clínica particular, Aline também está envolvida com a transmissão da Psicanálise, especialmente na formação dos novos profissionais interessados por esta práxis. Oferece supervisão para os profissionais interessados em aprimorar suas práticas e oferece cursos e grupos de estudos para pessoas interessadas nas diversas temáticas relacionadas a Psicanálise. É na Hæresis Associação de Psicanálise, onde é membro-fundadora, que desenvolve atividades de transmissão em Psicanálise lacaniana. Na página da associação, é possível saber mais sobre as atividades que está coordenando atualmente. (2019- Espaço sobre escritas)

No âmbito acadêmico, Aline está no segundo ano seu doutoramento, com um projeto de tese com a temática sobre a Escrita na Psicanálise. Oferece orientação para alunos de graduação e pós graduação interessados na escrita de artigos.

Atualmente, Aline atende no consultório particular, dá aula como professora substitua no Instituto de Psicologia e na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, onde também desenvolve um grupo de estudos sobre a Pulsão de morte. Aline trabalha com angústia em suas diversas apresentações sintomáticas. Desenvolve trabalhos relacionados ao corpo, sexualidade e raça, entendendo que na atualidade as patologias do social aparecem como muita força nos sofrimentos e sintomas dos pacientes. Desde 2015 tem interesse especial nas questões de sofrimentos de gênero, sofrimentos de raça, sintomas no corpo e expressões da sexualidade na comunidade LGBT.