Associação Livre

Ofício do Psicanalista: formação vs regulamentação

Por Aline Sieiro em 29/11/2010 23:31

Um dos textos mais acessados aqui no meu blog fala da formação do psicanalista. Um assunto que sempre desperta muito interesse e muitas dúvidas.

Hoje mesmo eu estava lendo esse texto do Psicologia dos Psicólogos, “Pastores evangélicos e… psicanalistas?” e voltei a pensar no assunto.

O livro da Sonia Alberti vem para contribuir nessa discussão.

“Este livro é, antes de mais nada, um testemunho do trabalho que os psicanalistas reunidos na Articulação das Entidades Psicanáliticas tiveram, nos últimos oito anos, para fazer frente a ataques de instituições que deturpam completamente os conceitos da psicanálise em cursos e programas de treinamentos e que os divulgam sem o menor rigor. mas expõe, tambpem, a público, a possibilidade do encontro de psicanalistas brasileiros de diferentes instituições que se sentaram juntos em uma mesma mesa de debates para enfrentar esse ataque e conversar entre si sobre as dificuldades e esperanças do crescimento desse discurso que se sustenta, sobremaneira, na ética do psicanalista. Este livro convoca ao debate! Sonia Alberti.”

Comentários

  1. Ola Aline, estou procurando um bom psicoanalista em Salvador/Bahia, e como não tenho nenhum contato pessoal que possa indicar, encontrei as seguintes instituições, para procurar alguma indicação,
    poderia me dizer se alguma delas é pouco confiável?

    Obrigado!

    EPBA

    CPB

    CAMPO PSICOANALITICO

    COLEGIO DE PSICOANALISE DA BAHIA

    Círculo Psicanalítico da Bahia

    Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

    SOCIEDADE PSICOANALITICA DE RJ

    SOCIEDADE BRASILEIRA PSICOANALITICA DE RJ

    SOCIEDADE PSICOANALITICA DE RECIFE

    SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOANALISIS PORTO ALEGRE

Enviar um Comentário