Associação Livre

A formação do psicanalista

Por Aline Sieiro em 08/06/2008 15:30

UPDATE: Esse texto foi escrito em 2008. Depois dele, escrevi muitos outros textos sobre o tema. Após muitas reuniões com diversos psicanalistas de escolas diferentes, no Brasil, estabelecemos um texto referência a respeito dessa discussão. Parte dele está disponível aqui: http://www.casadopsicologo.com.br/oficiodopsicanalista.pdf

…..

Muito se fala sobre a formação do Psicanalista. As perguntas são muitas, e vão se acumulando entre aqueles que não conhecem o trabalho da psicanálise. O que é ser um psicanalista? Existe uma só psicanálise? Como se dá a formação do psicanalista? Como saber escolher um psicanalista?

Já comentei sobre a formação em um texto anterior, mas hoje, lendo alguns artigos, achei importante tocar novamente no assunto. Para quem não está no meio psicanalítico realmente é difícil entender o que é, como saber o que é bom ou ruim. Entre as muitas psicanálises, uma delas é de fato charlatanismo. E muitas brigas “públicas” já foram divulgadas em jornais em revistas. Eles se nomeiam “Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil” (http://www.spob.com.br/). Na verdade são pastores, religiosos, grupos ligados a igrejas cristãs que vêm disseminando pelo país cursos de psicanálise de curta duração e despejando alguns milhares de novos profissionais no mercado de trabalho. Os “espertinhos” tentaram aprovar, em 2001, um projeto de lei que daria direito exclusivo a eles sobre a formação da psicanálise no Brasil. Detalhe: o parlamentar que defendeu a causa é pastor da Igreja Batista, e a aprovação do projeto é uma das principais bandeiras da Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil (Spob). A instituição tem entre seus líderes e professores pastores ligados a igrejas cristãs tradicionais, como a batista e a presbiteriana.

O que várias dessas entidades novas no ramo prometem é atraente: seguir estritamente os preceitos de Freud, regulamentar a profissão (por isso fazem campanha em favor do projeto de Eber Silva), formar psicanalistas em cursos de curta duração, muitas vezes ministrados por pastores evangélicos, a custos baixos, com poucas aulas mensais, número reduzido de sessões de análise pessoal, distribuição de apostilas onde o pensamento de Freud é simplificado, carteirinha de terapeuta psicanalista…
O conteúdo de algumas das apostilas distribuídas aos alunos – o que contraria a doutrina de Freud por criar uma visão intermediária entre a obra original e o leitor – causa espanto a qualquer psicanalista de formação, digamos, tradicional. Elas propõem, por exemplo, um questionário para ser aplicado aos futuros pacientes ensina como deve ser a decoração do consultório de um psicanalista, indicam as medidas do divã, explicam como o analista deve estar vestido…

Algumas instituições, como o Instituto Superior de Psicanálise de Brasília (Impar), chegam a oferecer cursos de psicanálise por correspondência, e a maioria dessas escolas formou as primeiras turmas sem oferecer uma sessão de análise sequer aos seus alunos. Enfim, quase tudo ao contrário do que os psicanalistas pactuaram entre si há décadas, mesmo depois do grande racha provocado nos anos 50 pelo francês Jacques Lacan: a essência da formação de um psicanalista é a sua análise pessoal, que deve durar vários anos. Este ponto, aliás, é totalmente ignorado pelo projeto de lei nº 3994/2000.

”Isso tudo é muito grave e perigoso. Estas instituições estão criando a ilusão de que os alunos saem dos cursos preparados para lidarem com a saúde mental das pessoas. Do ponto de vista da psicoterapia, a formação oferecida é muito aquém do que seria necessário”, afirma Marcus Vinícius de Oliveira, conselheiro do CFP. ”Esses cursos têm objetivo mercantilista e são verdadeiras arapucas: prejudicam pessoas e comprometem o patrimônio psicanalítico”, acrescenta o presidente da ABP, Wilson Amendoeira.

Mas porque charlatões como esses conseguem chegar tão próximos e ameaçar toda a instituição psicanalítica? Porque realmente a formação é uma questão controversa e cheia de tabus na própria sociedade psicanalista. Dependendo de qual linha se segue, a formação ocorre de uma maneira diferente. Por isso os diversos grupos fazem a formação a sua maneira, o que abre espaço para a confusão, do que seria de fato a formação do psicanalista. Mas uma coisa é certa: independente da linha a ser seguida, todas são unânimes em manter três ações básicas obrigatórias na formação de um psicanalista: A analise pessoal, os cursos teóricos e a supervisão dos casos clínicos. Que alias é o grande furo da SPOB, que encurta a teoria, não exige analise pessoal e não acompanha a supervisão dos supostos psicanalistas formados. E ainda, que quer ser psicanalista não tem uma garantia de em quanto tempo isso ocorrerá, já que  a formação inclui um processo pessoal de analise, que pode variar em tempo para cada pessoa, cada analista se “formará” em momentos diferentes, o que pode ser mais rápido ou mais demorado, dependendo de cada um.

Mas, exatamente por causa da SPOB, os psicanalistas de diversas clinicas se uniram em uma tentativa de acabar com essa psicanálise charlatã. Freud e Lacan devem ter se revirado no túmulo! Vejam só um dos questionários deles, que são perguntas a serem feitos pelos supostos psicanalistas para seus pacientes:

“Questionário

Algumas sugestões de perguntas a serem feitas pelos psicanalistas formados pela Spob a seus futuros pacientes

Relação edipiana

De que se lembra você em relação ao corpo de sua mãe?
Recorda você alguma coisa das partes sexuais de sua mãe?
Foi você alguma vez impressionado com algum detalhe do corpo de sua mãe?

Relação com crianças

Interessa-se você pelas partes sexuais das crianças?
Que pensa você da micção ou da defecação?

Relação com as funções do próprio corpo

Quando se masturbou pela primeira vez? Em que circunstâncias?
Realizou a masturbação espontaneamente? Ou lhe disseram que o fizesse?

Por que se masturba?

Situação de família
Qual é a pessoa que exerce maior autoridade sobre você em sua família?

Quais eram as suas idéias religiosas? Quais são agora?

Fonte: Spob”

Um artigo, http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?pid=S1519-94792002000100013&script=sci_arttext&tlng=pt , de Maria Clarice Baleeiro, mostra um pouco de como essa briga se deu no ano de 2001, e de como conseguimos impedir algumas ações da SPOB. Recorto aqui uma parte do artigo que fala do porque a formação deles não procede, nas coisas mais básicas:

“Os argumentos e as ações apresentadas pelos psicanalistas dizem respeito a:
• Em 90 anos de prática a psicanálise nunca foi regulamentada, ela dispensa qualquer regulamentação – a proposta do projeto se vale de idéias e conceitos deturpados;
• A maior preocupação está na rápida expansão da SPOB que já formou 2000 psicanalistas e têm 1500 em formação – A associação Brasileira de Psicanálise – ABP, a mais antiga do país formou em 49 anos 980 psicanalistas;
• A formação consome anos e se estende pela vida. Os cursos da SPOB possuem poucas horas e a análise pessoal é apenas uma exigência vaga;
• Os componentes da SPOB não são reconhecidos no meio psicanalítico;
• Há pelo menos 200 associações contra o projeto;
• Pelo projeto o MEC aprovaria os currículos mínimos e as exigências para o título de psicanalista, também as regras para que as sociedades possam oferecer a formação. As sociedades tradicionais argumentam que a formação do psicanalista se dá pela análise pessoal, por cursos teóricos e pela supervisão dos casos clínicos. Seriam requisitos impossíveis de serem definidos ou controlados por qualquer grade curricular;
• Pelo projeto o CFM fiscalizaria o desempenho dos profissionais a partir de um código de ética a ser redigido – A ética dos profissionais e a tradição das sociedades seriam a garantia da seriedade para o consumidor. O CFP e o CFM não concordam com a proposta do projeto – há um manifesto percorrendo as entidades;
• O projeto não ouviu as sociedades. Talvez seja inevitável a normatização pelo crescimento – isso pode ser uma decorrência natural.
Ponderam no entanto, que, em se tratando do paciente a regulamentação poderia ajudar se considerarmos:
• Trata-se de uma área sem regras e sem parâmetros, o “consumidor” não sabe a quem está pagando e nem sabe a quem recorrer em caso de se sentir enganado;
• Cursos novos de fim de semana constituem-se num perigo para quem se habilita à formação;
• Só se aceita pessoal com curso superior – mas nada impede de se receber alguém com apenas o 2 º grau.”

Paulo Delgado – adversário da idéia, conseguiu tirar o projeto da Comissão de Trabalho fazendo-o passar, antes, pela de Seguridade Social. “A psicanálise é um ofício, uma maneira de ver a relação social, o exercício de ouvir o sofrimento alheio, cujo aprendizado tem uma organicidade que passa por preceitos transmitidos através das sociedades que a exercem. Regulamentar esta atividade é um retrocesso. Não é uma profissão que se aprende na escola, muito menos em faculdades evangélicas que procuram uma lei para institucionalizar o seu equívoco. A auto-regulamentação pode ser uma alternativa e seria feita com a criação de um órgão auto regulamentador, que não precisa submeter-se ao Estado.”

Sei que tudo pode parecer um pouco confuso, mas em um próximo post vou tentar falar um pouco do que é a formação do psicanalista, como ocorre em cada abordagem, e porque se luta por uma não regulamentação da profissão.

Comentários

  1. Por favor, gostaria que vc me informasse um curso que tenha credibilidade.
    walter.

    • Cara Aline,

      Sou formada em Direito, advoguei na área de família e cursei 5 períodos de psicologia na Universidade Catolica de pernambuco….sempre fui muito estudiosa e sou muito ligada à literatura, leio muito e escrevo também. tirei excelentes notas no curso de psicologia e tive verdadeiros mestres em disciplinas q considero essenciais no curso de psicologia. Adorei estudar winnicott, freud…..mas nao me apaixonei pela teoria lacaniana…portanto gostaria de saber se vc pode me indicar um bom curso de formação em psicanálise que use a teoria freudiana ou que nao seja somente lacaniana, pode ser? olhei alguns cursos que vc indicou em são paulo, mas acho que todos sao lacanianos….vc pode me explicar como funciona isso? temos q escolher a escola freudiana ou a a lacaniana? eh assim? ou faremos nossa formação como psicanalista estudando as duas escolas? vc pode me ajudar nisso e me indicar um curso que não seja lacaniano? obrigada pela atenção
      cláudia xaiver

      • Aline,

        acabei de escrever para vc, mas talvez não tenho sido clara. Eu pretendo fazer minha formação como psicanalista em São Paulo, apesar de ter cursado psicologia em Recife (tranquei a faculdade), pois estou indo morar em SP em dez deste ano.

      • Em São Paulo tem o curso de 4 anos Formação em Psicanálise fundamentado em Freud predominantemente. O curso é ministrado no Sedes Sapientiae.

    • Toda a sua argumentação é louvável, e coerente. Concordo com todas as afirmações. Apenas observo que os grande psicanalistas, de respeito e me incluo,que realmente contribuem para uma qualidade de vida a sociedade , jamais aceitaria uma regulamentação via MEC. Ela és livre, recomendação do criador es desverá ser livre. Os interessados em conhecer esta preciosas ciência deve realmente ter o cuidado qual instituição dará o verdadeiro respaldo de uma boa formação em aprendizado respaldados nos princípios morais es éticos psicanalíticos. Ela é uma Ciência Arte, uma Ciência que antes de tudo , envolves alma, inconsciente, mente. È muito sério, e de grande responsabilidades a sua interação ( a escuta e pontuações) com o outro como profissional em psicanálise.
      Vamos trabalhar em busca do respeito da seriedade, e responsabilidade de quem busca esta Ciencia de tão grande valor a humanidade. ” A Psicanalise”

  2. Olá Walter, se você é de São Paulo as opções são grandes. Não sei qual seu nível de interesse, mas vou te passar os cursos que tenho certeza da credibilidade.

    Para iniciantes, pra saber sobre psicanálise de modo geral, e Freud, tem o CEP, Centro de Estudos Psicanalíticos, que tem uma especialização em Psicanálise, que dura três anos, mas têm também diversos mini-cursos sobre diversos assuntos relacionados a psicanálise. Lá é um dos locais com o preço mais em conta, e com ótimos profissionais. Lá tem cursos começando o ano todo, inclusive agora em agosto. http://www.centropsicanalise.com.br/

    Tem também o Sedes, que oferece dois cursos de especialização, em Psicanálise e Psicossomática, mas também oferece diversos mini-cursos sobre diversos assuntos. Essa é uma instituição mais antiga, por isso é um pouco mais cara que a anterior, mas também têm uma diversidade maior de profissionais ligadas a ela. Lá os cursos de formação só começam em fevereiro, mas os mini-cursos começam também o ano todo.
    http://www.sedes.org.br/newsite/default.aspx

    O Clin-a é outra instituição nova, mas tambem muito boa, que oferece uma formação em psicanálise, também para iniciantes. O preço é bem acessivel, e o tempo de formação é também de três anos. Outros cursos são atrelados durante o ano, mas passam a ser gratuitos pra quem já é aluno. Lá para entrar é preciso passar por uma entrevista. http://www.clin-a.com.br/

    Em universidades também é possivel encontrar bons cursos de formação e/ou especialização em psicanálise. As duas maiores, USP e PUC oferecem cursos de especialização em psicanalise, que duram de dois a três anos, porém os valores já costumam ser maiores.

    Agora para estudar psicanalise um pouco mais avançada, da linha lacaniana, você têm também a opção do Fórum do Campo Lacaniano, que oferece diversos grupos de estudos, formação e seminários. Porém para entrar lá é necessário já estar envolvido algum tempo com psicanalise e é pra quem gosta da psicanálise de Freud-Lacan. http://www.campolacaniano.com.br/

    Bom, espero ter ajudado. Qualquer coisa estou a disposição.

    • Bom dia Aline,
      voce recomenda a Escola Paulista de Psicanalise? conhece o trabalho deles?
      grata,

      Lilian

    • Prezada Aline,

      boa tarde, tudo bem? OBRIGADO por me acrescentar tanto conhecimento.
      Bom, vamos lá.
      Sou formada em relações internacionais e esse ano me formo em administração no Rio de Janeiro, meu sonho e desejo profissional é ser uma Psicologa e poder clinicar. No entanto, realizando um desejo de minha mãe, estou me formando em um curso que nunca foi e nunca será meu sonho. Porém no meio desse desastre de percurso conheci dois professores que visto minha tristeza em estudar algo que detesto, estão tentando me ajudar. Como já tenho 26 anos, entrar agora em Psicologia seria atrasar um tanto minha carreira profissional, visto isso eles me deram a ideia de fazer uma pós em psicanalise no corpo freudiano do rio de janeiro, eu não precisaria ficar mais 5 anos trancafiada em uma faculdade e poderia realizar meu sonho profissional o qual tenho domínio e dom. Porém estou muito insegura se seria realmente possível fazer isso, gostaria muito da sua ajuda e de indicação onde eu poderia me formar com credibilidade no Rio de Janeiro.
      Aguardo Ansiosa seu retorno.

      Beijos
      Grata,
      Tamires Silva

  3. Oi, Aline,

    Achei seu artigo pela internet. Gostei muito do seu blog, estou começando a pesquisar coisas sobre a psicanálise.

    Quanto ao seu comentário sobre a SPOB, como é possível diferenciar um psicanalista vindo da SPOB de um de uma denominação mais criteriosa? Quero dizer, existe alguma lista de psicanalistas formados por associação? Como isso funciona.

    Outra coisa: li em outro lugar (e perdi a referência, desculpe), que para fazer o curso de psicanálise é necessário passar por um processo de psicanálise como paciente. Isso é verdade? Se sim, basta passar a frequentar um psicanalista, ou é preciso se matricular, e de lá começam as sessões?

    Obrigado pela ajuda e pelo blog!

  4. Fernando, obrigada pelo seu comentário!

    Respondendo a sua primeira pergunta, não existe uma lista de psicanalistas formados. Exatamente pelo forma como se propõe a formação do psicanalista, cada uma acontece de uma forma, em momentos diferentes, então não há como fazer uma listagem. O que podemos ver e ir atrás são de pessoas relevantes na área, para que essas te indiquem psicanalistas. O que são pessoas relevantes? Bem, isso é possível ver em sites de congressos, revistas acadêmicas, sites especialisados em publicação de artigos, enfim, há várias maneiras. Como saber se a pessoa é da SPOB ou não? Perguntando. Pesquisando, vendo de quem ela é indicada.

    Quanto a outra questão, a melhor maneira de começar um caminho em direção a psicanálise é mesmo iniciando sua própria análise. E isso é sim requisito básico para a formação. Portanto você pode pedir indicações de psicanalistas para pessoas que já fazem análise, ou, melhor ainda, procurar institutos psicanáliticos da sua região, e pedir indicação. Por exemplo, em SP existe o Fórum do Campo Lacaniano, onde é possível você ter acesso a vários psicanalistas muito bons. Só tenha cuidado com alguns institutos, como a SPOB, que temos muitos por ai.

    Espero ter ajudado. Qualquer coisa estou a disposição.

  5. olá boa tarde,

    Maria Clarice Baleeiro ,voce é lindo o seu trabalho é maravilhoso seus livros sao belissimos ..
    Fale um pouco com seu irmão. Abraçe seu irmão proteja seu irmão, te fará muitissimo bem.

    aliomar

  6. ola
    meu nome é rafael tenho 17 anos
    estou interessado em estudar psicanalise
    mas gostaria que voce me inforormaçe como esta o mercado de trabalho
    se possives em poa-rs
    obrigado

  7. Oi, boa noite.

    Estou terminando um curso de Coaching e nele percebí que, para ajudar pessoas a aprender a aprender resolver seus problemas, ou sair das dificuldades por sí só eu preciso conhecer os vários tipos de comportamento do ser humano, de sentimentos entre outros, percebendo essa lacuna acho que com o estudo da psicanálise eu poderia melhor desenvolver essa atividade. peço que me oriente o melhor a fazer e onde.

    fico imensamente grato pela sua orientação.

  8. Oi, boa noite.

    Estou terminando um curso de Coaching e nele percebí que, para ajudar pessoas a aprender a aprender resolver seus problemas, ou sair das dificuldades por sí só eu preciso conhecer os vários tipos de comportamento do ser humano, de sentimentos entre outros, percebendo essa lacuna acho que com o estudo da psicanálise eu poderia melhor desenvolver essa atividade. peço que me oriente o melhor a fazer e onde.

    fico imensamente grato pela sua orientação.

  9. Olá, por gentileza, estou prestes a terminar o curso de letras Port/ingles e curso também pedagogia (4 periodo) e estou pretendendo fazer o curso de psicanálise clínica pela http://www.fatecba.com.br/cursossub_ver.php?cod=17 será que esse curso seria em vão??? Desde já, agradeço.

    • Liza, olhando o curso passado por você, não me parece um curso com credibilidade, por vários aspectos. Todas as citações feitas de Freud foram recortadas fora de contexto. Além do que, não existe nenhum curso hoje, com credibilidade, que faça psicanálise clínica a distância. Eu, pessoalmente, não te aconselho a fazer. Não sei em qual lugar você mora, portanto entre em contato com Campo Psicanalítico da Bahia http://www.campopsicanalitico.com.br/ e se informe com eles sobre as possibilidades e cursos com maior credibilidade, da psicanálise. Boa sorte.

  10. vc fala de cursos rápidos mas as instituições que vc indica também tem uma formação rápida. então como diferenciar?
    um exemplor é a campo psicanalítico que forma em nove meses, veja abaixo:

    http://www.campopsicanalitico.com.br/Programa.aspx?sid=42

    Fundada por Sigmund Freud, a psicanálise é um campo do saber constituído por uma complexa teoria acerca do funcionamento mental. Surgiu a partir das investigações de seu criador, na tentativa de compreender os fenômenos psicopatológicos quando estes escapavam às afecções orgânicas e à medicina tradicional. Assim, ela se ocupa do fato do Inconsciente, é uma forma de tratamento para o sofrimento humano e possui teoria e método clínico próprios.
    Em 2010, o Campo Psicanalítico Ilhéus – Itabuna oferece um Curso de Fundamentos da Psicanálise, onde serão tratados, ao longo de um ano, os principais ensinamentos de Freud, com acréscimos da releitura de Lacan, de modo a traçar um panorama introdutório dos conceitos centrais da teoria psicanalítica.
    A proposta é aberta para estudantes, profissionais da área, profissionais afins e demais interessados neste campo do saber. O curso possui caráter teórico e não objetiva formar psicanalistas, uma vez que, com a psicanálise, vê-se que a formação do analista é permanente (não se esgota, portanto, no cumprimento de um plano de estudo e sua carga horária), distinta do modelo de formação das diversas áreas, sustentando-se sobre o delicado tripé da análise pessoal, estudo e supervisão.
    Estes últimos e importantes temas sobre a formação da analista e regulamentação da profissão serão também abordados ao final do curso.

    Data de início das aulas: 12de março de 2010
    Término das aulas: 26 de novembro de 2010
    Local: Escola Arco-Íris (Itabuna)
    Dia(s) da semana: sextas-feiras
    Horário: das 16:00 às 17:30hs
    Carga horária: 45h (ano)

    • A primeira coisa que a gente pode fazer é estudar o currículo do local e de seus coordenadores. Dai vamos ver o “passado” da instituição, e que proposta tem e oferece. É possível também buscar pelo currículo acadêmico dos profissionais ligados a instituição, no portal lattes. Todo pesquisador ou professor – Psicanalista costuma ter o currículo lattes. Com o nome completo, entre nesse portal e faça a pesquisa.

      Outra coisa que podemos reparar é quando o local oferece “cursos milagrosos”, ou seja, em 6 meses você se tornará psicanalista, ou ainda em 2 anos você terá o diploma de psicanalista clínico… Em geral, não é isso que se oferece, seja de tempo curto ou longo. O que se oferece, em geral, são seminários, palestras, cursos breves, cursos de formação, mas em nenhum deles você terá a promessa garantida de um título com características clínicas, no final. Ou seja, o objetivo final, em 90% não é formar psicanalistas como produto final. Pode ser que isso aconteça, ou não.

      Por isso esse grupo que você passou parece sim ser um bom grupo, inclusive eu já havia indicado ele para outra pessoa, semana passada. Mas é sempre bom discutirmos sobre esse assunto, porque realmente não temos uma receita pronta, o que torna a análise do que é bom ou não um pouco mais complicada.

  11. Oi Boa Tarde,

    Estou quase iniciando uuma formação em psicanalise aqui no RJ na APSIRIO, que tem como coordenadora a Psicanalista Sonia Pucci. Gostaria de Saber se vc conhece este curso se recomenda. e na sua opnião qual deve ser a formação a nivel superior do futuro psicanalista.
    podeira tb me indicar outros sites que falam sobre o assunto???

    Desde já agradeço

    Elizabeth

  12. Oi Alice,

    Vc indica algum curso de formação aqui no RJ??

    • Quanto a formação de graduação, pode ser qualquer uma, na verdade. Mas acho que uma graduação na área da saúde pode dar uma grande ajuda no momento da formação, como Psicologia, Medicina (Psiquiatria), Filosofia.

      Boa sorte.

      • Ola! Me tire uma dúvida por gentileza.
        Vamos raciocinar assim, se a Psicanálise não pode ser regulamentada, e ninguém tem chancela e pode dar o aval último, porque eu devo fazer um curso em uma destas ou outras qualquer? curso de formação em Psicanálise? porque não posso eu mesmo estudar os conteúdos de Freud e aprender sem um metido de um que se diz dono do conteúdo?
        Resumindo, eu não preciso ter formação em escola alguma para exercer esta profissão, ou seja, se eu quiser fazer a minha formação livre nada me impede concorda? e quanto as análises eu pago e faço com alguém, você não concorda?

  13. OLA!

    GOSTARIA, TER INFORMAÇÕES SOBRE VALIDADE DO SINDICATO DE PSICANALISE DE SÃO PAULO E DOS CURSOS POR ELES MATINDOS.
    ESTE SINDICATO É SÉRIO.

    • Carlos,

      J. Lacan, um grande psicanalista francês, não concordava com a postura da IPA, pois eles determinavam uma carga horária para a formação do Psicanalista, tanto de teoria, quanto de análise pessoal e supervisão. Ele não concordava com essa postura, pois acreditava que o processo de “tornar-se” psicanalista era tão pessoal, que cada um ia demorar um tempo diferente. Então como normatizar um processo que é pessoal e singular, e muito diferente para cada sujeito?

      O sindicato propõe uma formação normatizada e igual para todos. Lá o curso de formação tem as horas que devem ser cumpridas de teoria e de análise pessoal. Então, baseado nas teorias lacanianos e freudianas, pessoalmente não acredito muito nessa proposta, o que não significa que ela é boa ou ruim. Acho que você pode tirar suas conclusões pessoais fazendo algumas leituras do tema.

      Mas achei intrigante que nenhum dos nomes ligados ao Sindicato tem currículo Lattes. Pesquisei o nome dos envolvidos, coordenadores, e até mesmo de alguns associados, e não encontrei nenhum currículo lattes. Hoje, um pesquisador ou mesmo estudioso de psicanálise, em 90% dos casos, tem currículo lattes. Fica também essa dica de pesquisa que você pode fazer.

      • Ola.

        Se você procurar no cnpq lattes de Jorge Forbes verá um CV lindo, enorme e maravilhoso de um médico psiquiatra, que sobretudo exaltada sobremaneira seus trabalhos e formações acadêmica e conquistas como Psicanalista Lacaniano.

        Lembrando que sou Junguiano. rsrs

  14. Aline,
    seus comentários são muito equilibrados e úteis. sou professor de Inglês e terminei meu mestradono qual fui para a área de formação docente. cheguei num ponto em que creio que para ajudar meu colega, só com uma fundamentação teórica sólida , que creio que a psicanálise pode oferecer. Acredito no trablaho de ordem qualitativa para a formação docente. ouvi seus podcasts sobre o ensino d elíngua inlgesa e concordo em g~enero , número e grau.
    gostaria de algumas indicações de institutos em São paulo. tenho visto que hpa muitos na região da Vila Mariana, perto d emeu trabalho, você conheçe our ecomenda algum?
    mais uma vez, parabéns e obrigado pela disponibilidade.
    Rodrigo

    • Olá Rodrigo! Obrigada pelo seu comentário!

      Em termos de psicanálise, SP realmente tem bastante coisa. Mas costumo indicar os que conheço. Todos eles tem site, assim você pode se informar melhor, e ver qual interessa mais pra você e para seus colega.

      – Clin-a
      – Sedes Sapientae
      – Fórum do Campo Lacaniano

      Espero ter ajudado! Boa sorte!

  15. Olá Aline,
    muito obrigado pela respota.Ajudou sim.
    entrei nos sites. o do Sedes eu já conhecia.
    O do Fórum do Campo Lacaniano não me pareceu claro se tem curso de formação em psicanálise, pelo que entendi os cursos lá já são para psicanalistas. não?
    gostaria de saber se vc conhece o CEP ( Centro de Estudos psicanalíticos bem como a Sociedade Paulista de Psicanálise) pelo site me pareceram interessantes.
    Obrigado novamente
    Rodrigo

    • Não só conheço, como já fiz cursos lá. Aliás, foi uma falha minha não ter indicado, eles também são muito bons. Tem um mini-curso com o Luis Hanns, acho que todo ano, e eu sempre assistia.

      Tanto o CEP quanto o Sedes e o CLin-a tem coisas pra iniciantes mesmo (e também mais avançados). O Fórum não é só para psicanalistas não, mas realmente é necessário ter algum conhecimento prévio de psicanálise para conseguir acompanhar as discussões. Bom, em qualquer um desses locais você será muito bem instruido!

      • Olá Aline, boa tarde. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog e por ajudar tantas pessoas na escolha do curso de formação de psicanálise mais adequado.

        Sou de SP e pretendo fazer minha formação. Já li sobre sua opinião sobre as escolas CEP, NPP e Sociedade Paulista de Psicanálise, mas como já faz algum tempo que você deu informações a respeito, gostaria de saber se continuam as mesmas. Estou em dúvida entre as 03 escolas… Muitíssimo obrigada pela ajuda e por seu tempo!

        Beijos

        Katia

  16. Obrigado novamente.
    entrei em um forum de alunos do CEP e pude perceber que o ensino é bastante sério. pelo que entendi o curso te dá formação clínica, mas eles não mencionam a análise didática , aliás, não mencionam o conteúdo programático emdetalhes. mas vou entrar em contato.
    Rodrigo

  17. Olá Aline,
    desculpe o incômodo mas gostaria de sua opinião, se vc conhecer, sobre a instituição NPP ( Núcleo brasileiro de pesquisas psicanalíticas) vi pelo site, me pareceram muito sérios. mas é só mesmo uma impressão de leigo.
    vc conheçe, recomenda?
    Obrigado

    • Rodrigo,

      Dei uma olhada no site, pois não conheço a instituição. Notei que eles trabalham em conjunto com o SINPESP (Sindicato) que eu já dei minha opinião aqui mesmo, em outro comentário acima. Outra ponto que notei foi que a exigência na formação, é de 150 horas de análise pessoal e 50 horas de terapia em grupo. Como já discuti anteriormente, segundo muitos psicanalistas (incluindo J. Lacan), é difícil determinar assim quantas horas são realmente necessárias para que uma pessoa consiga fazer sua análise pessoal, acho que determinar horas pode ser um pouco arbitrário.
      Por outro lado, analisando os currículos dos professores do curso, podemos ver que alguns não são psicanalistas, e sim psicoterapeutas, filósofos, ou pessoas que estão ainda fazendo sua formação. Mas temos também pessoas interessantes cujas formações passaram, por exemplo, pelo Fórum do Campo Lacaniano.
      Com esses dados, é muito pouco pra falar da instituição como um todo. Tem coisas que me deixaram na dúvida, e outras que parecem ser interessantes. Acho que o ideal seria que você mesmo tomasse sua decisão baseado nesses dados e nos tantos textos e artigos que tratam do assunto. Porém, se você quer a minha opinião pessoal (e ai é pessoal mesmo) diria para você ficar entre as instituições que já conversamos anteriormente, pois essas sim eu conheço e posso indicar com segurança. Mas a escolha é sua, e se você acha que se sentirá bem lá, ai já é uma questão de investigar um pouco melhor sobre as questões que tentei te indicar aqui.
      Boa sorte!

  18. Olá Aline,
    entendi sim. Como sempre vc sabe ponderar as coisas. Eu estou mesmo muito interessado e vou ficar entre as instituições que vc mencionou anteriormente.
    O sedes não abriu inscrição para o segundo semestre de 2010, o CEP tem, vou me informar com eles. O Fórum de campo lacaniano, pra te dizer a verdade, eu não consegui entender o site. mas vou dar uma olhada novamente.
    as minhas dúvidas são mais por questões logísticas, tais como horário e localização. moro em São paulo e sou professor , então deve dar pra imaginar o tempo que eu passo em trânsito e no trânsito.Mas, obviamente, um curso
    de qualidade fala mais alto.

    Obrigado

    • Uma sugestão: a maioria deles abre mesmo no começo do ano. Então poderia ser o caso de você começar fazendo um curso extra, ou mini-cursos e eventos que sempre tem durante o semestre. Dessa forma você vai ficando em contato até o começo do ano. Bom, espero que consiga enveredar por essa caminho. Boa sorte!

  19. Oi Aline!

    Sou Teólogo e pretendo começar os estudos na área de Psicanálise. Na minha cidade (Senhor do Bonfim/Bahia), há um grupo denominado: Associação Brasileira de Estudos Psicanalítico do Vale (ABEPV) que vem oferecendo o curso. Estou interessado, mas receoso por desembocar no charlatanismo. Então, se possível verifique a idoneidade e se a proposta do curso se acomoda as Associações legitimas.
    O link da ABEPV é: http://www.abepv.kit.net/
    Obrigado pela atenção!

    • Olá Tony,

      É muito difícil conseguir avaliar uma instituição a distância. Você ai próximo, conversando com o pessoal do curso, pode conseguir tirar melhores conclusões, levando em conta os itens que eu sempre falo por aqui. De qualquer forma dei uma olhada no site, e o único nome de professor/psicanalista por lá é do diretor. Pesquisei o nome dele no Portal Lattes, e não há currículo cadastrado. Com isso podemos concluir que ele não tem nenhum vínculo com Universidades Federais, nem com instituições Federais de Pesquisa. Também não conseguimos saber um pouco mais de sua formação.

      Quanto ao curso oferecido, achei um pouco estranho ter uma disciplina sobre Parapsicologia e Psicanálise. Também achei estranho a exigência de apenas 20 horas de análise didáticas (mesmo dizendo que podem ser mais), como sempre comento aqui sobre a proposta de Lacan que não caminha por ai. E toda a questão de legalidade que se afirma, o tempo inteiro, no site, me deixou um pouco de ressabiada.

      Mas, como eu falei logo no começo, é sempre muito difícil analisar de longe. Levando em conta essas pontuações e tudo que eu sempre digo nos comentários textos sobre o tema, acredito que o melhor a fazer é pesquisar um pouco mais, ver outras possibilidades e avaliar o que você acha melhor para você.

      Boa Sorte!

  20. Valeu Aline!

    Obrigado mesmo (!) pelas orientações e o seu cuidado em ter respondido.
    Foram conselhos valiosos!

    Abraços!

  21. Olá,

    Você conhece alguma boa instituição para iniciantes em curitiba?

  22. Vc sabe se Fatefama é uma instituiçao reconhecida?

    Obrigada!!!

    • Acho que é uma decisão muito pessoal a escolha por um lugar para estudar, mas se fosse pra mim, não recomendaria, porque esta instituição funciona no mesmo esquema da SPOB, conforme falei nos meus post anteriores sobre a formação em psicanálise. É uma instituição religiosa, antes de tudo, e oferece formações que não são reconhecidas pelas instituições psicanalíticas oficiais. Fique atenta!

      Boa sorte na sua escolha e decisão. Espero ter ajudado de alguma forma.

  23. Obrigada pelo esclarecimento.

    Parabéns pelo seu espaço!!!È muito interessante
    Att,Luciana

  24. o que vc me aconselha com relação a sociedade brasileira de psicanalise integrativa(?)

  25. Olá!

    Gostaria de saber se há algum curso à distância que é bom.E, como é o mercado de trabalho em Minas Gerais para psicanalistas. GRATA

    • Gracielle, não existe curso de psicanálise a distância, pelo menos não os reconhecidos pelas sociedades e instituições psicanalíticas, até então. Te aconselho a procurar um presencial mesmo. Como toda área, o mercado de trabalho é sempre competitivo, e principalmente para psicanalistas, pois exige uma formação longa e continuada (e um grande investimento pessoal e financeiro). Mas se é isso mesmo que você deseja, nada como o esforço! Boa sorte!

  26. Querida Aline, parabéns por este espaço.É um assnto imensamente interessante para mim. Sou um admirador da área de psicanálise, mas não sou profundo conhecedor para avaliar o perfil de uma instituição para diagnosticar a seriedade da mesma. Aqui em minha cidade (Senhor do Bonfim/Ba)temos um curso oferecido pela scopsi cujo site é http://www.scopsi.com.br., onde consta dados da história da instituição, grade curricular, corpo docente, etc…
    Com base nas informações, gostaria saber a sua opinião pessoal a respeito desta instituição e deste curso para que eu possa ter uma referencia de alguém que conhece bem as particularidades desta importante área de conhecimento humano.Agradeço a sua atenção.

    • Agnaldo,

      Obrigada pelo seu comentário.

      Tentar entender um pouca da lógica de funcionamento de cada instituição psicanalítica (ou que se diz psicanalítica) não é e nunca será fácil. Principalmente a distância, como na internet. Mas pelo site, pela proposta do curso e principalmente pelo corpo docente vamos formando uma imagem geral para tentar entender de onde ela surge e o que propõe.

      A princípio, o corpo docente desta instituição que você me passou é formada basicamente por Pedagogos e “Psicanalistas” formados pela SPOB. Aqui mesmo no meu blog já falei sobre a SPOB, sobre sua formação de cunho religioso e todos os problemas que acompanham essa proposta. Leia mais sobre a SPOB aqui mesmo ou em outros sites, e a partir dai tome sua decisão. Digo isso porque acho que essa decisão é pessoal. Mas eu não recomendaria essa instituição para algum amigo meu (e essa é minha opinião pessoal).

      Espero ter ajudado de alguma forma!

      Boa sorte!

  27. Obrigada pelo esclarecimento.

    Parabéns pelo seu espaço.É muito interessante que existam espaços como estes para esclarecer pontos importantes que desconhecemos.
    Obrigado!

  28. Boa tarde Aline,

    Você conhece a SBPI ?

    Obrigada

    • Duas pessoas me perguntaram sobre a SBPI: Eles trabalham com Psicanálise EAD, Regressão e teoria Jungiana. Minha abordagem e meu olhar dentro da psicanálise é Freud-Lacan. Portanto não me sinto a pessoa certa para falar sobre essa Sociedade em Particular. Dentro da abordagem Freud-Lacan ainda não temos nenhuma formação EAD, também não e trabalhamos com regressão. Seria interessante que vocês pudessem conversar com algum profissional jungiano, se for o caso.

      • Cara Aline.

        A SBPI tem diversos cursos constantes no site deles. Inclusive parapsicologia.

        Na página inicial também consta uma “psicanalista” que atende com baralho cigano, quiromancia e tarot.

        Isso não é um desserviço para a prática psicanalítica que já sofre com descrédito ?

        Há como conferir alguma credibilidade para uma sociedade psicanalítica que tem este tipo de conduta ? As pessoas leigas não vão achar que a psicanálise é uma mentira ?

  29. Aline qual escola que oferece curso de psicanalise ead você me indicaria?

  30. Quer ser psicanalista clínico?
    Faça uma graduação em psicologia e depois uma pós.

  31. Olá Aline.
    Preciso muito de sua Orientação.
    Sou Professora primária e licenciada em História,Psicopedagoga Clínica e Institucional,trabalho em sala com crianças com sérias dificuldades de aprendizagem e tenho um bom desempenho (acabo de ser convidada para ser coordenadora pedagogica),respeito dos colegas e estudo muito.Também tenho formação em Neuropedagogia dou cursos e palestras no Rio de Janeiro.Fiz formação em Psicanálise numa sociedade que não me deu uma boa base .Quero estudar mais para me dedicar a clínica pois sou sempre procurada para atender.Quero trabalhar com crianças e estou em dúvida sobre que rumo dar a minha formação.Faço uma pós em Psicanálise Infantil,Mestrado em psicologia ou volto a graduação e faço Psicologia,também tenho a possibilidade de cursar uma pós em Neuropsicologia Educacional.Tenho conversado com muitas pessoas e cada um me dá uma idéia diferente.Meu analista diz que devo pensar no que seria melhor para mim mas isso e vago.Peço ajuda a você, que è profissional da área .O Que Fazer?Desde já agradeço sua ajuda.Valeria Santos

  32. Me inscrevi num curso de formação em psicanálise clínica. Tem um total de 1.665 horas de conteúdo curricular, 60 horas de análise pessoal, 30 horas de paciente piloto e 120 horas de supervisão. O curso será oferecido pela SPOPF- SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE ORIENTAÇÃO PÓS-FREUDIANA. Fiquei com o pé atrás desde o início. O que vocês me dizem sobre isso? O pré-requisito é ter curso superior em qualquer área (concluído ou por concluir)

  33. Aline.Pretendo fazer meu mestrado em Psicanalise pela
    Sociedade internacional de Psicanálise de Sao Paulo. Voce acha que convém. O Site me passou a impressao de muita idoneidade. O que acha?

    • Romes, acredito que já comentei sobre essa instituição nas respostas anteriores.

      De qualquer forma, os diplomas oferecidos por esta instituição não existem: por exemplo, o Diploma de Psicanalista Clínico. E como já comentei anteriormente, ainda não existe, que eu saiba, um EAD em formação psicanalítica. Eu desconfiaria.

      Um abraço.

  34. A população, em sua maioria, desconhece que não há legislação regulamentando a atividade profissional do “psicanalista”. Não é um direito do cidadão ser informado disso antes de se tratar com “psicanalistas”? Essa falta de legislação não está permitindo e estimulando o surgimento de Sociedades “Psicanalíticas” formadoras de “profissionais” extremamente despreparados e de charlatães? Se psicologia, sociologia e filosofia são definidas em lei, por quê a psicanálise não pode? Em todas essas atividades os profissionais estão sempre em contínuo aprendizado. Concluindo, essa demora das Sociedades Psicanalíticas tradicionais e sérias em apresentar uma proposta de legislação da psicanálise não piora cada vez mais o quadro, ao permitir o surgimento de Sociedades “psicanalíticas” espúrias? Por quê não analisar a sugestão de Jorge Forbes de uma “faculdade de psicanálise”?

    • Marcio,

      A Psicanálise vem sustentando uma discussão que pode ser pertinente em diversas profissões, que é a de que uma faculdade ou um curso não necessariamente resultam em um profissional da área. Não é só porque uma pessoa faz 4 anos de direito que ela será um advogado no final do curso. E não é porque uma pessoa fez um curso de 5 anos de psicologia que ela sai de lá uma psicóloga. Se uma pessoa faz um curso de formação em psicanálise, ela pode se tornar especialista em teoria psicanalítica, mas dai a ser psicanalista são outros 500. Essa discussão sobre a formação é pertinente em todas as profissões, mas em específico na psicanálise porque nós sustentamos esse não saber, essa incerteza.

      A única certeza que temos é que um analista pode surgir durante uma formação psicanalítica, mais facilmente de sua análise pessoal. Por isso a formação do psicanalista passa necessariamente por curso-supervisão-análise pessoal. Mas não há garantias que todas as pessoas se tornarão psicanalistas ao mesmo tempo, ou seja, após um tempo determinado. E sustentamos essa difícil posição. Difícil sim, porque como você mesmo falou, no meio de tudo isso existem charlatões e pessoas que se aproveitam dessa “abertura” para fazer o que quiserem.

      As Sociedades Psicanalíticas “sérias” podem não apresentar um projeto de regularização “oficial”, mas deixam bem claro como se dá o processo de formação de um profissional. Elas sustenta a não garantia da formação mas ao mesmo tempo dão subsídios e informações para aqueles que pretendem se beneficiar de uma terapia psicanalítica. Não é a toa que se uniram contra o projeto de lei dos padres-piscólogos. E na medida do possível, tentamos informar a população, até porque problemas e charlatões não acontecem só na psicanálise, sabemos de histórias de médicos charlatões por ai o tempo todo, mesmo com a formação na medicina sendo uma das mais exigentes de todos os tempos…

  35. Aline, li seus artigos no blog e gostei muito. Parabéns pela disposição em responder e pelo seu conhecimento de causa. Preciso de uma ajuda sua. Sou de Maringá, bacharel em Teologia e gostaria de fazer o curso de psicanálise para ampliar a área de conhecimento. O problema é que não há nada presencial na região, o mais próximo é Curitiba, o que torna impraticável. Vi seus comentários sobre a SBPI e sobre a SPOB queria fazer-lhe duas perguntas, primeiro sobre qual a diferença entre a psicanálise de cunho ortodoxo para com a integrativa. Segundo, é se você conhece algum curso EAD que tenha um conteúdo sólido. No meu caso não tenho como investir um tempo diário em sala de aula fazendo psicologia, por isso a opção pelo conhecimento da psicanálise. No mais obrigado pela sua atenção. Fico no aguardo da resposta.

    Shalom.
    Alessandro.

    • Alessandro, ambas tem embasamento e olhar crítico de cunho religioso. Por isso as grandes instituições psicanalíticas não aceitam essa formação. Pesquisa um pouco sobre isso na internet e você terá acesso a essa discussão por meio de vários artigos publicados por psicanalistas, que explicam o porque da crítica a essa abordagem. Quanto a EAD, como falei anteriormente, os locais que oferecem esse tipo de modalidade ainda não são oficialmente reconhecidos pelas mesmas instituições psicanalíticas de nome e peso histórico. Por isso é uma questão pessoal mesmo, se você acha interessante estudar assim mesmo ou não. Mas não se engane em relação ao investimento do tempo, porque com a Psicanálise o investimento de tempo com certeza será maior do que com uma faculdade de psicologia, isso é fato. Tem um post aqui no meu blog listando as maiores e mais reconhecidas instituições psicanalíticas, e por vezes elas fazem cursos em outras cidades, por curtos períodos. Talvez fosse o caso de você entrar em contato com alguma que seja próxima e perguntar se existe algo do tipo com eles. Boa sorte!

  36. ola, estou interessada em fazer o curso de psicanálise e gostaria de obter informações sobre esta intituição Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo e Associação internacional de psicanálise clinica.

  37. Aline, ainda nao entendo o que voce quer dizer com não existe certificado? Veja bem o site da instituiçao que lhe citei trás o embasamento legal que é procedente inclusive. Segue texto da instituiçao: “No final do Curso de Formação em Psicanálise a Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo emitirá o Diploma com o grau de PSICANALISTA CLÍNICO. Os cursos a distância da Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo são amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97. Para a obtenção do certificado clínico é obrigatório cumprir 50 horas mínimas de análise clínica com psicanalista devidamente avalizado e registrado em alguma Associação Psicanalítica Brasileira e cumprir 25 horas de estágio supervisionado.” Agora se você está a me dizer que APENAS um simples certificado nao faz um psicanalista, isso eu concordo totalmente, como nao faz um Contador, Um professor, Um médico, Um dentista… etc. O que forma o profissional é o carater e a dedicaçao a formaçao acadêmica é apenas ( mas nao menos importante) o arcabouço teórico-metodologico basico que guia uma profissao. As teorias Freudianas “o sustentaculo da psicanalise” sao as maiores provas de que o conhecimento é autosugestivo e atributo inerente ao autoaprendizado. A pedra angular da Psicanalise Freudiana – o INCONSCIENTE – sofre ainda de um carater de prova basico que enfrentou desde sua cunhagem quando numa rede de positivismo ainda em chamas foi desacreditado mas nao ignorado. O que quero dizer é que a formaçao do psicanalista é fruto de uma vivência extremamente próxima do essencialmente humano e que sua formaçao teórica está aquém das amarras institucionais já que posso ter acesso a grande parte da teoria psicanalitica por conta própria através de obras gratuitamente expostas em bibliotecas ou ao custo de alguns centenas de reias em boas livrarias.o que as instituiçoes que ousam oferecer em seus cursos psicanálise é um direcionamento do estudo dessa profissao o que para muitos interessados se torna atraente porque que nao tem já uma experiencia com leituras diversas no decorrer da vida nao saberia nem por onde começar ler Freud. Uma direçao. É só isso que os interessados de primeira viagem na Psicanálise querem quando buscam um curso na área. Mas o espaço que você está abrindo aqui cara Aline é, sem dúvida, de grande valia para os interessados neste campo do conhecimento. Só tome cuidado para nao minar o interesse das pessoas baseado em respostas tao categoricas, as vezes. Com muito respeito, não submeta seus interlocutores a um ceticismo tao exagerado, Lembre-se que a psicanalise foi e ainda é vítima deste mesmo ceticismo.

    • A linguagem, como sempre, dá abertura ao engano e a interpretações múltiplas. As pessoas fazem uso dela, aliás, para fazer questionamentos dos quais não buscam respostas, aliás, buscam respostas sim, mas que sejam idênticas as que elas já tem prontas. Por que, afinal, se as interpretações já estavam prontas, então porque buscar confirmação no outro? Se as respostas que você encontrou em outro local te satisfazem, quem sou eu para dizer o contrário. Boa sorte. Agora, para quem busca questionamentos e problematizações, o espaço segue aberto.

      É importante lembrar que o que faço aqui é tentar nortear as pessoas que me questionam. Em momento algum me coloco na posição de verdade absoluta, porque isso não existe. Mas o que tento mostrar para as pessoas é que existem maneiras de questionar a confiabilidade de algumas instituições, para sempre buscar aquilo que mais se encaixa no desejo de cada um, seja esse qual for. Tento ensinar como olhar criticamente a essas ofertas de cursos (porque a psicanálise, como moda, fez pipocar mil cursinhos presenciais e online). Então, com tantas ofertas, como saber o que é confiável, como saber o que é melhor para cada pessoa? Essa resposta não existe. O que existe é o ensinar a procurar as respostas que as pessoas almejam, em cada caso.

      Por exemplo: sempre digo para desconfiarem de um curso de “psicanálise” cuja equipe é composta 99% de pessoas que não tem nenhuma formação psicanalítica; para isso, ensino para as pessoas que um curso é feito por seus professores, então que é importante olhar seus currículos. Isso está antes de saber sobre leis e embasamento legal para a existência de um curso ou outro. A pergunta que fica é: o que importa é a qualidade da educação ou o papel (certificado, diploma ou o que for) no final? Cada um vai decidir que resposta é mais adequada pra si. Com esse tipo de questionamento, mostro as pessoas o caminho que elas podem percorrer na busca do melhor curso para cada caso. Se o meu comentário não indica o direcionamento que a pessoa esperava, ela ainda tem a liberdade de escolher o que achar melhor pra si, ou seja, se responsabilizar por suas escolhas.

      Se isso não tinha ficado claro até agora, espero que eu tenha conseguido esclarecer nesse momento. Esse texto, feito em 2008, está sempre e ainda cheio de comentários, o que me mostra que algum serviço eu tenho prestado para as pessoas. Mas não podemos agradar todos o tempo todo. E é bom lembrar que existem outras pessoas falando sobre o mesmo tema na internet, em livros e artigos científicos.

  38. Alessandro, nos comentários anteriores, já falei um pouco da Integrativa, dê uma lida, se puder. Espero que possa ajudar em alguma coisa.

  39. Aline, muito obrigado pela resposta. Vou pesquisar mais.

    Deus a abençoe.
    Shalom.

  40. A linguagem, como sempre, dá abertura ao engano e a interpretações múltiplas….Aline, imagino que esta resposta tenha sido endereçada a mim. Veja bem, não questiono de forma alguma vossa contribuiçao só a exalto em alto e bom (excelente) tom. Muito obrigado por este espaço. Você tem total razão”com tantas ofertas, como saber o que é confiável, como saber o que é melhor para cada pessoa? Essa resposta não existe. O que existe é o ensinar a procurar as respostas que as pessoas almejam, em cada caso”. Quando submeti meu comentario acima foi apenas uma crítica construtiva, já que o espaço é aberto. Desculpe o peso da mão. É uma caracteristica da mimha escrita, se voce ler meus artigos publicados verá que minhas construçoes textuais sao muito retoricas e embasadas. Nao é nada pessoal. Finalmente Parabéns (verdadeiramente) por espaço e obrigado.

  41. Oi boa noite Aline. Me esclareça uma dúvida por favor. Com formação acadêmica um profissional pode se tornar um psicanalista? Meu amigo falou q alguém formado em Ciências Sociais pode ser um, ficarei muito grata se vc puder me explicar isso.

    Obrigada, fica na paz de Deus.

    • Ivagna,

      Seu amigo tem razão. Não é necessário ser formado em psicologia para ser psicanalista. A formação do psicanalista não acontece na faculdade, acontece com o início da sua análise pessoal e com o estudo da teoria, que pode acontecer em Instituições que façam a transmissão da psicanálise.

      Boa sorte!

  42. Prezada Aline,

    Estava prestes a fazer o curso de formação em Psicanálise do Instituto Cultural Visão Global, mas ao ligar para lá pedindo o conteúdo programático, me disseram que não divulgam o conteúdo programático.

    Você conhece essa instituição?
    http://www.visaoglobal.org.br

    • Mauricio,

      Sempre desconfio de lugares que não disponibilizam previamente o conteúdo do que será discutido, ao menos um plano de ensino ou algum documento que mostre qual percurso será estudado. Como você pode ter certeza que o curso é bom pra você se não tem acesso ao planejamento dele? Não conheço a instituição, acredito que o ideal seria que você se informe melhor sobre ele e até mesmo que procurasse outros institutos para comparar e descobrir o que mais te agrada.

      Boa Sorte!

  43. Me formei em psicanalista clinico pela FAES, voce conhece?, não tenho curso superior, posso clinicar?

    • Fernando,

      Não conheço o curso que você fez, mas desde já te adiando que não é um curso que te dá a garantia de uma prática clínica. Essa questão em geral é discutida em análise, ou seja, na sua análise pessoal, uma vez que a formação do psicanalista clínico necessariamente passa por ela. Discuta essas questões com sua psicanalista e vocês juntos poderão pensar se é ou não o momento do início de uma prática clínica.

      Boa sorte!

    • olá, fernando, boa noite!
      vi seu comentário no blog da aline sieiro e também pedi ajuda a ela. caso queira entender mais, o meu comentário é um dos últimos, senão o último. “Nathália”.
      então vc se formou em psicanalista pela FAES, certo?
      andei pesquisando várias instituições pra obter algum curso, alguma formação pra continuar executando meu trabalho. a FAEs foi uma examinada por mim.
      se possível, gostaria que vc me informasse sobre essa instituição que estudou, se tudo é realmente como explica no site, questão de pagamento, duração, qualidade do curso e me explique essa história de ‘análise ditada’.
      muito obrigada!
      um abraço!
      Nathália

  44. Boa noite, Aline! Parabéns pelo blog!

    Apesar de concordar com sua opinião sobre EaD, sobretudo na formação do Psicanalista Clínico, no meu caso, as limitações geograficas me impedem de ter acesso presencial, veja só, moro no nordeste, interior do ceará e fronteira com a paraíba… numa cidade de quarenta e poucos mil habitantes, onde trabalho no que gosto e faço uma pequena viagem de 100km diários pra terminar a faculdade de direito que comecei há quatro longos anos. Quando digo ‘trabalho no que gosto’, me refiro ao CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) da minha cidade, cuja função seria primeiramente administrativa, pois possuo uma portaria na prefeitura municipal e aleatoriamente fui convocada para àquele lugar. Surpresa e feliz, por ser resultado de 11anos de visitas a psiquiatras – até hoje, desde a separação dos meus pais – e como diz Lacan: ‘a essência da formação de um psicanalista é a sua análise pessoal, que deve durar vários anos’, me envolvi cada vez mais com o trabalho, onde acabava também sendo minha distração, pois desde que desenvolvi problemas que envolvem ansiedade e depressão que procuro me informar sobre, aliada a anos de terapia, me considero bem direcionada em minha análise pessoal, onde uso isso para ajudar outras pessoas no meu trabalho, onde há dois anos executo trabalho diferente do que exerço na folha de pagamento, embora seja respeitada e elogiada pela confiança que os pacientes depositam em mim e o amor com o qual o faço.

    Aconselhada pelo amigo e ex-psiquiatra, que, por coincidência, clinica no referido CAPS, resolvi procurar alguma formação na área, mesmo que não seja do modo tradicional (e sim EaD), pelos motivos supra e por já cursar uma outra faculdade e, à epoca, ter escolhido direito. Considerando minhas limitações, eu tenho que me contentar com esses cursos de EaD e gostaria de uma opinião sua. Dentre esses cursos, qual me daria um melhor certificado, já que o trabalho já vem sendo desenvolvido e minha análise pessoal é contínua e logra êxito?

    Obrigada!

  45. Natalia,

    Pra você ter alguma segurança, só faça um curso que pelo menos seja reconhecido pelo MEC ou pelo CFP. Com o nome da escola/instituição, você consegue fazer uma pesquisa para saber se eles são credenciados ou não. Alguns links para você fazer essa pesquisa:

    http://www.mundodastribos.com/cursos-de-pos-graduacao-a-distancia-reconhecidos-pelo-mec.html

    http://www.crp09.org.br/pt-br/site.php?secao=noticias&pub=1498

    Se o curso que você encontrar não estiver em nenhuma das listas acima, nem for ligado a nenhuma grande instituição Psicanalítica (passei uma lista delas em outro post aqui no blog), ai a chance de ser uma furada é enorme.

    Espero que você consiga encontrar alguma coisa. Quando estiver já decidida por algum, pode me perguntar novamente que eu te ajudo a olhar.

    Boa Sorte!

  46. ola como vai Alinee..?
    então gostaria que vc me falac acerca deste curso..queria saber se tem ele em alguma faculdade,ou algum lugar especifico aqui no rio..
    tmb quero saber..a duração do curso e o valor..mensal..

    é verdade que pra eu faser psicanaliz..tenho q estudar medicina primeiroo??

  47. sim obg….ja deu pra dar uma analisada nos sites..mas me tira outra duvida por gentileza..

    quero fazer o curso de psicanalíse porem tenho pesquisado os forum e tenho observado que uns dizem que ñ preciso ter formação alguma,já outros dizem que tenho que ter psicologia ou psiquiatria etc.
    minha duvida é..preciso msm ter estas formação?E se eu fazer estes cursos que ñ exige formação alguma,eu não estarei perdendo meu tempo e dinheiro..pois quero me forma e trabalhar na aréa,prestando atendimento clinico etc.um rapaz me dic q posso me forma em 2anos e meio e tirar minha carteirinha e trabalhar normalmente..pagando uma baze de 250 por mes. será que valeria apena gastar issu tudo e depois perceber que ñ é reconhecido?

  48. Oi. Obrigada pelas dicas. eu gostei da indicacao do CEP.
    Mas a maior duvida é.
    FREUD OU JUNG?

    Adoro Jung, vc teria alguma instituicao que indicaria para estudar jung?
    Sou formada em cinema, e encontrei institutoluz.com.br e o instituto de pesquisa junguiano que tem um curso de psicologia junguiana.

    Emfim, tambem gostaria de saber se existe no Brasil algum curso de cinema-terapia.
    video-terapia. So encontrei Arte terapia. bjs obrigada.

    • Potira, a escolha da abordagem teórica é muito pessoal. Acredito que você vai acabar se decidindo ao longo de sua formação! Quanta a questão da formação em arte, acredito que o pessoal do CEP e do SEDES pode te informar melhor!
      Boa Sorte!

  49. olá Aline… Sou formado em filosofia e bacharel em psicanalise, hoje faço teologia. Certamente existem várias escolas que oferecem o curso de psicanálise seja por internet ou até mesmo por correspondência. Para nós que amamos essa área daa ciências humanas devemos não sair em contra a esses “cursos de psicanálises relâmpagos”, mas difulgar de forma seria a teoria psicanálitica, quem sabe assim vamos poder informar e formar até mesmo essas pessoas que buscam esses cursos por falta de uma maior informação. Abraços e parabéns pelo artigo.

    • Não entendi, se o curso de Psicanálise é livre e portanto ainda não regulamentado, como pode ser Bacharel em Psicanálise, pelo que sei as universidades só oferecem pós graduação nessa área. Poderia informar em qual universidade se formou?
      Grato

      Samuel

  50. Aline, o seu blog e maravilhoso.

    Preciso de uma opiniao sua. Ao ler o seu blog, notei que vc recomenda algumas instituicoes para o curso de psicanalista.

    Gostaria de saber se vc conhece a instituicao http://www.fatecc.com.br. Eles possuem o curso de psicanalista de a distancia (ead) ou presencial. Ao olhar no site deles mostra que sao associados a ABEP.

    Muito obrigada.
    Sucesso

    • Valéria,

      Obrigada pelo seu comentário. Ainda não conheço nenhum curso EAD em psicanálise que tenha sido realmente aprovado e indicado pelas instituições psicanalíticas. A ABEP não é uma associação com relevância na área de Psicologia/Psicanálise, então essa referência não nos diz muito. Dei uma olhada no site e não me senti muito segura para recomendá-lo, acho mais interessante que você possa procurar cursos que sejam realmente vinculados de alguma forma as grandes instituições psicanalíticas, mas só você mesma é quem pode investigar um pouco mais sobre esse local e decidir se ele se encaixa naquilo que você está buscando, formação clínica ou apenas teórica.

      Espero ter ajudado um pouco.
      Abraços,
      Aline

  51. conhece um curso de qualidade em salvador fale sobre o mercado de trabalho

  52. Olá, Aline!
    Eu li teu post e achei interessantíssimo.
    Comecei minha graduação este ano, mas ultimamente tenho me interessado pela psicanálise. Fiquei ainda mais interessada, ao ler em um de seus comentários, que não é necessário ter uma formação acadêmica específica.
    Mas, uma dúvida que ainda permeia é: se eu começar a frequentar psicanalista este ano, e daqui a 4 anos e meio, me formar .. poderei exercer a profissão de psicanalista clínico logo após a conclusão do meu curso?
    Ficarei grata se puder responder ao meu comentário.
    Um abraço 🙂

    • Olá Renata.

      Para ser psicanalista não é necessária a formação apenas em psicologia, é isso mesmo. Mas não consigo garantir para você o “tempo de formação”. Posso te dizer sim, que em 4 anos, dependendo do quanto você se dedicar aos estudos, você estará sabendo bastante da teoria psicanalítica. Mas para atender, essa formação vai depender mais de como andará sua análise pessoal e seu contato com um supervisor. Mas aconselho que você inicie sim seus estudos, e, principalmente, sua análise pessoal. Acredito que aos poucos você já vai entender um pouco melhor esse funcionamento. Boa Sorte e qualquer coisa é só escrever!

      Abraços,
      Aline

  53. Aline Sieiro, sinto que o teu comentário é extremamente ideológico e tendencioso, este negócio de seguir mais Lacan para afirmar que não existe período de conclusão de curso, e certificado… é uma forma legitima e capitalista de rancar dinheiro de estudantes de psicanálise o tempo todo… enquanto vai-se sendo atendido vai-se pagando…e num eterno retorno, linda.
    Veja, vc citou que quem faz um curso de direito não necessariamente em cinco anos torna-se advogado, todavia é reprovado e desiste ou retorna com mais estudo.
    Ora, no caso da psicanálise, o mesmo deu um certo tempo, ou o torna-se psicanalista diplomado para trabalhar ou cai fora..assim vejo esta questão.
    Tem médicos e advogdos com várias notas durante o curso, mas existe um média, há como mensurar dentro de um determinado tempo, ok.
    A idéia que vc me passa é que é contra os religiosos que querem se passar por psicanalistas e por outro lado esta por trás de uma industria de exploração terapeútico, cuidado… se existir um trabalho clínico, como forma de gerar dependencia do pacienciente, que não sabemos pode gerar problemas.

    • Santos, não sei se entendi bem seu comentário, estava um pouco confuso. Mas acredito que não existe forma mais capitalista de arrancar dinheiro das pessoas do que prometer algo em cinco anos, e ao final disso entregar apenas um papel, o tal diploma. Porque o que vemos nas faculdades tem sido apenas isso. Os próprios estudantes nos contam o quanto a “faculdade não serviu de nada na prática do trabalho”. É por um pedaço de papel que você paga e faz um curso? Ou é por uma garantia que não existe nunca? De uma forma ou de outra, não nos interessamos e não enfatizamos nem a garantia e nem o papel. Se o desejo da estudante ainda sim se fizer presente, então podemos começar a trabalhar naquilo que um dia poderá a ser uma psicanálise clínica ou teórica. Sustentamos a impossibilidade de garantias e isso é crucial para quem pensa em ser psicanalista. Inclusive para um futuro trato com os pacientes. Pense nisso.

    • Concordo contigo Santos! vejamos bem: a profissão mencionada e discutida aqui, não é reconhecida ainda por lei; logo certas associações que se dizem estarem em defesa do Analisado, da profissão e ou defendendo ou preocupadas com a qualidade do profissional,etc, é meio suspeito para mim. Pois muitas delas tem tentado proibir esses cursos EAD de psicanálise entrando com ações no congresso Nacional, para tentar coibir esses cursos, mas o congresso não atende a essas solicitações, por entenderem os parlamentares, que não devem atender a tais absurdos, por se tratar de cursos livres que está dentro da CBO. O próprio Freud deixa bem claro o interesse dele em que outras pessoas (que ele chama de leigo), que não sejam apenas médicos e psicólogos possam vir a ser um profissional da psicanálise. Vejo que a única preocupação dessas associações é apenas com o interesse de só médicos e psicólogos poderem fazer tais cursos e a psicanálise ser manipulada por essas duas classes de profissionais que merecem o nosso respeito, mas não o de decidirem quem pode ou não exercer a profissão (que na atualidade, qualquer pessoa com nivel superior, pode fazer o curso de psicanálise e ser um profissional competente, bastando fazer um curso sério e competente). Iniciarei minha pós em NeuroPsicopedagogia Clínica agora nesse primeiro semestre de 2014 ( conclui minha graduação em Pedagogia no final do ano passado 2013), vou iniciar meu curso de Psicanálise Clínica e assim que concluí-lo, vou me associar a uma associação que não seja uma dessas de Elite caríssima, mas uma que tenha um profissional do direito para defender os interesses dos seus associados e eles que briguem entre si, pois agindo assim, não estarei nem burlando a lei, nem ferindo os princípios da nossa constituição. Mas de acordo com o CBO, estarei amparado ao me registrar como profissional Liberal. Basta lembrar que a psicologia também passou por toda essa polêmica, até ser reconhecida. Quando a psicanálise for reconhecida e amparada por lei (acho que vai demorar mais ou menos um século para que isso aconteça, pois no mundo inteiro a psicanálise é exercida por profissionais capacitados que são graduados em algum curso nivel superior e fazem um curso de psicanálise). Porém, todos aqueles que ja estejam trabalhando na área e que tenham feito um curso de psicanálise (que são esses os requisitos exigidos para que seja um profissional da área), terão direito a regularizarem-se e estarão serão também ;reconhecidos legalmente. Lembrando: é fazer fazer um curso que numa instituição que exija:
      1ª Parte – Parte Teórica
      2ª Parte – Análise Didática – Análise Pessoal.
      3ª Parte – Parte Prática – Estágio Supervisionado com Pacientes/piloto, com o propósito de capacitar o Psicanalista para o exercício consciente da Profissão e propiciar a auto-análise .
      Lembrete: A psicologia no passado, foi uma profissão só de elite e para a elite, até ser regulamentada… e hoje até os postos de saúde, tem esse profissional para atender a classe pobre pelo sus. Não é bacana isso?

  54. Olá Aline! Adorei seu blog, sua maneira clara e direta de escrever. Muito bom seu artigo. Sempre procurei informações a respeito de cursos de formação em psicanálise e foi a 1a vez que obtive informações tão claras e franca!
    Aproveito para pedir uma orientação sua. Moro atualmente em brasília e vi que aqui há a SPB, ligada a Federação. Li também que eles tem um curso de formação, nos moldes dos que citou acima: 5 anos de análise, estudos e orientação clínica. Já sou graduada, e fiz análise durante 2 anos. Ocasião, em que posso afirmar, mudou minha forma de ver o mundo, e me inspirou a seguir estudando. Esse semestre começo uma esp. em teoria psicanalítica numa boa universidade daqui. Esse é mesmo o caminho para a prática em psicálise? Quero dizer, é o único caminho? Há outros caminhos de formação? (excluindo, claro, essa prática leviana que citou no seu artigo!) Penso também em termos de investimento financeiro, sabe como funcionam esses cursos de formação? O investimento é muito alto? Gostaria de utilizar a prática em atuação no ambiente pedagógico, trabalhando com crianças, mas um pouco além da psicopedagogia. Sabe se existe uma formação específica nesse campo?
    Desde já, grata.

    • Lize, obrigada pelo comentário!
      Os caminhos para a formação são singulares, e podem ser muitos. Esse não é o único, mas é uma boa opção se você já tem pesquisado e estudado sobre como deseja seguir seu caminho de formação. Você já teve um bom começo por sua análise pessoal, disso tenho certeza! Quando ao investimento, devo ser sincera e avisar que o investimento é sempre alto sim. E como a formação é longa e permanente, devo dizer que é um longo investimento. Mas vale muito a pena se você já percebeu que é algo que gosta e tem desejo em estudar.
      A formação em psicopedagogia é outro campo, não tem muito a ver com a formação em psicanálise. Eu diria que são dois caminhos diferentes. Só para você saber que se opta por um ou outro, eles não vão dialogar muito nesse começo. Mas você pode fazer as duas formações, se achar que consegue ter tempo e disponibilidade. Mas a formação em psicopedagogia costuma ser bem focada na pedagogia e na psicologia desenvolvimentista. E a Psicanálise vai para outro lado um pouco distante dessa proposta. A especialização em psicopedagogia, por outro lado, é mais fácil de encontrar, e tem um começo-meio-fim. Então vale pensar e decidir o que você quer escolher por ora.
      Boa Sorte na sua escolha.

  55. Olá, Aline, como vai?
    Pesquisando na internet, cheguei à Sociedade Internacional de Psicanálise de São paulo, que oferece curso de formação ou mestrado em psicanálise on line, sendo a análise pessoal e supervisão presenciais, pelo que me informaram por telefone. os preços são bem convidativos em relação aos outros cursos oferecidos, assim como o tempo de formação. porém, isto me deixou insegura. Você conhece o curso, poderia me passar alguma informação a respeito?
    Desde já, obrigada pela atenção e disponibilização deste espaço.

    • Érica, não conheço o curso e já comentei algumas vezes sobre ele aqui nos comentários, você não quer dar uma lida? Não me senti segura também pela proposta que eles fazem, e eu não recomendaria a outras pessoas. Mas a escolha pela formação é muito pessoal, só você pode decidir o que se encaixa melhor naquilo que você deseja estudar. Se você esta insegura, pense um pouco mais, leia os comentários anteriores, procure saber opiniões de outras pessoas que já estudaram lá para que possa decidir com mais segurança. Talvez você também possa procurar cursos presenciais no local onde mora, já tentou pesquisar? Não se deixa enganar pelo valor barato de alguns serviços, o preço pode ser caro mais tarde…

  56. Olá, Aline.
    Seus posts são muito esclarecedores. Eu ainda não fiz faculdade, mas pretendo fazer Letras ou Psicologia, mas me interesso muito por Psicanálise, mas sou iniciante mesmo nessa área, mas queria muito fazer um curso para aprender os primeiros conceitos. Que instituição/ões de São Paulo você me indica?
    Obrigado pela atenção, Paulo.

    • Paulo, você pode procurar o Sedes Sapientae, o CEP (Centro de Estudos de Estudos Psicanalíticos), o CLin-a. Algumas universidades como a PUC-SP e a USP oferecem cursos diversos sobre psicanálise (pagos, gratuitos, iniciais, avançados, livros ou de formação…..). Acredito que esses lugares são muito bacanas e podem te ajudar a escolher que curso você pode começar a fazer ou com que grupos você se identifica e pode começar a se juntar para estudos… Todos esses locais tem sites na internet. Nas universidades você consegue se informar sobre os cursos pessoalmente, nos Institutos de psicologia. A vantagem da USP é quem tem muito grupo gratuito. Se informe por lá. Abraço!

  57. Por favor gostaria de fzer um curso de psicanálie. oOs locais sérios indicados por você têm formacao a distancia? É possivel fazê-lo on line e com qualidade/

    • Cynthia, as Escolas ainda não validaram nenhuma escola que faz educação a distância em psicanálise. MAs se você deseja começar seu percurso teórico por essa proposta, é uma decisão pessoal sua. Nessa modalidade, o aprendizado é apenas teórico mesmo. Se é apenas um curso teórico que você procura, para começar um contato, estude bem as propostas teóricas das escolas que te interessam e faça sua escolha. Se gostar, depois valeria a penas procurar um local presencial para fazer o trio também discussões e práticas.
      Boa sorte!

  58. Oi Aline,
    vc pode me tirar uma dúvida? como seria uma formação em Psicanálise com abordagem Junguiana? Sei q não é sua linha,mas vc acha q, pelo menos aparentemente, esse pode ser confiavel: http://www.institutoluz.com.br/?p=curso11 ??
    Vc conhece algum lugar (em SP, Capital) que ensine nessa abordagem e q vc confie?
    Muito obrigada!!

    • Mariana, em SP o Sedes Sapientae tem formação ou cursos Jungianos, você já tentou dar uma olhada por lá? Não vi grandes problemas com o site que você me passou, mas, na dúvida, pesquise o nome dos profissionais de lá no site do Lattes, só para ter um pouco mais de confiança da formação e do caminho percorrido por eles. Boa Sorte!

  59. Aline, boa tarde !

    Parabéns pelo seu trabalho !
    Atualmente, estou cursando uma especialização (curta duração no Sedes) de Psicanálise e Gestão. Comecei a pesquisar instituições que tenham o curso de formação em Psicanálise, mas que sejam idôneas e confiáveis. Li o post que você comenta sobre o Sedes, o Cep e a Clin-a. Visitei o site da Clian-a e descobri que há um núcleo de pesquisa direcionado a Psicanálise e RH, tema pelo qual me interesso muito.
    Gostaria de saber se você conhece o IBCP http://www.ibcppsicanalise.com.br

    obrigada !

    • Carmelita, Se for para fazer formação em psicanálise, aconselho que continue no Sedes ou que experimente a formação do Clin-a. Esses dois lugares são muito respeitados, com ótimas propostas e profissionais. Conheço os dois e aconselho porque sei que são muito bons. Já o instituto cujo site você me passou, no que se refere especificamente a psicanálise, eu não recomendaria.

      Boa Sorte na sua escolha!

  60. olá, gostei muito de saber mais sobre a psicanálise, sou do rj e gostaria de saber a sua avaliação sobre a SBPI Sociedade Brasileira de Psicanálise. obrigado.

    • Charlie, já comentei anteriormente sobre essa instituição/Sociedade. Dê uma olhada nos comentários e respostas anteriores que eu dei para algumas pessoas, que falam exatamente desse local. Em resumo, muito rapidamente, no que se refere a uma prática clínica tradicional, ligada as escolas inglesas e francesas, eu não recomendaria. Mas se a aposta for por uma psicologia mais jungiana, que não psicanálise, penso que pode te interessar. Depende muito do que você está pensando em escolher como caminho profissional para você, e isso é uma escolha muito pessoal.

  61. Boa noite,
    Achei bastente rico seus comentários e informações sobre os cursos q estão sendo vendidos para formação de “psicanalistas”. Estou buscando realizar o curso de psicanalise, aliás até fiz a inscrição em uma “instituição” mas acabei não formalizando por medo de estar comprando gato por lebre. Então resolvi buscar mais informações. Será q existe alguma escola no RS ou curso q eu possa realizar a distância? Ficarei grata se me prestares essas informações.
    Obrigada e parabéns pela disponibilidade.
    Abs
    mara Oliveira
    ASocial

    • Mara, no local onde você mora não é possível encontrar um local que faça o curso presencial? Eu acho mais interessante. A prática a distância em psicanálise atualmente,ainda não foi validada, principalmente no que concerne a uma formação. Talvez você possa aprender algo de teoria sim, mas ainda não conseguimos validar esses cursos e suas propostas, então é um risco que não sabemos muito do que pode obter como resultado. Acho arriscado. Por isso pergunta se não é mesmo possível procurar por uma escola ou instituição psicanalítica que proponha um curso ou formação presencial. Dê uma olhada nisso.

      • Oi Aline,
        Agradeço as informações. Tu tens razão, irei em busca de um curso presencial . Deve haver alguma em POA ou outra cidade proxima.
        muito obrgada.
        abraço
        mara

  62. A Clínica Freudiana em Sao Leopoldo _ RS é confiavel?

  63. Boa tarde, aline.

    Senti firmeza nas suas orientações e resolvi me beneficiar dos seus conhecimentos. Terá início, em Outubro, na cidade de Juazeiro do Norte – CE, o curso dem Formação em Psicanálise pela SCOPSI – Sociedade Contemporânea de Psicanálise. Sempre me identifiquei com essa área e estou querendo aproveitar a oportunidade, mas estou insegura por não conhecer a qualificação da instituição. Gostaria de ter sua opinião. Desde já, agradeço sua orientação.

    • Ieda, entrei no site da instituição que você comentou, e recomendaria cautela. Talvez fosse interessante verificar a existência de outras propostas próximas a você.
      Não existe isso de carteira de identificação de psicanalista. Desconfie… Não tenho possibilidade de fazer melhores análises de longe, por isso sugiro que você tome cuidado e investigue um pouco mais. Abs.

      • Cara ALine,

        Agradeço sua atenção. Tenha certeza que foi uma grande contribuição .

        Obrigada

        • Cara Ieda ,

          Vi que você mostrou interesse em um curso de formação em psicanálise e citou a instiuição Scopsi . Eu também tenho interesse em um curso de formação em teoria da psicanálise e me senti interessado pela mesma instituição. Entretanto, vi que ao seu comentário foi levantado uma dúvida sobre a instituição , sobretudo em relação a um espécie de carteirinha emitida pela instituição. Estou entrando em contato com você para saber se encontrou outra escola palra poder me dar algumas dicas. Grato .

  64. Aline, gostei de suas informações e gostaria de saber se um capelão formado em Bacharel em Teologia também pode ser um pscanalista

    • João, Independente da graduação desenvolvida, qualquer pessoa pode se interessar pela psicanálise e pela profissão de analista. Mas essa resposta você precisa buscar na sua própria análise. Inclusive se houver desejo de analista, é lá que você poderá depura-lo. E depois/junto, vem também a formação teórica e a supervisão clínica.

  65. Aline, gostaria de saber se você sabe informar algo sobre a POLUS (www.polus.com.br) e sobre a AIPC. Tenho interesse de fazer o curso á distancia, pois estou no estado do Tocantins e por aqui não tem.
    Adorei seu Blog.
    Parabéns!

  66. Olá Aline,

    Hum…achei seu blog muito bom, parabéns!
    Sobre o tema, confesso que tenho muitas dúvidas e por isso gostaria da sua opinião. Resido em Salvador e gostaria muito de fazer um curso na área da psicanálise – na verdade quero ser psicanalista. Você sabe dizer alguma coisa sobre a “Sociedade Brasileira de Psicanálise e Cultura”? Esta escola foi fundada em Salvador por uma doutora por nome de Kleyde Lopes. Tudo que sei sobre ela é que a mesma foi uma das primeiras pesquisadoras no Brasil na área de genética, e que, além de professora da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e da UCSAL (Universidade Católica de Salvador), ela também foi coordenadora do curso de Biologia da Universidade Federal da Bahia ao longo de 20 anos. Procurando alguma coisa na Internet sobre ela, achei alguns dados sobre ela – me parece que ela, além de ser médica, bióloga, sexóloga, psiquiatra e psicanalista, também é escritora. Escreveu alguns livros, dentre eles, um na área da Psicanálise por nome “Loucuras Curáveis” . Veja o que achei sobre ela:

    “Médica, bióloga, sexóloga e geneticista, pesquisadora do relacionamento humano, com formação em Análise Transacional e Master Practitioner em PNL. É presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise e Cultura. Poeta e escritora. Criadora do Dia do Amigo – 18 de abril como parte de seu projeto de divulgação do amor como agente de transformação da humanidade. Recebeu diversos prêmios e homenagens de importantes instituições internacionais, como o International Peace Prize em 2004 nos EUA”. Encontrei esses dados em: http://www.golfinho.com.br/congressos/5congresso/palestrantes.htm

    Obs: Procurei saber se a Escola tinha algum site para maiores informações, mas segundo informações de terceiros, a coordenadora disse que não tem ainda o site, mas que está vendo a possibilidade de criar um, e que, ao que parece, isso não será agora.

    Então, o que vc me diz? O que você acha? Por favor, me dê sua opinião.

    At,
    João

  67. Hum…esqueci de alguns detalhes. Para fazer o curso, o candidato deverá ter curso superior, de preferencia na área de humanas ou Saúde. O Curso tem duração de 2 anos, com aulas ministrada presencialmente em um fim de semana por mês – sexta a noite e sábado durante o dia. Além disso, é necessário fazer várias sessões de análises, de acordo com a necessidade. Além disso, no correr do curso, a depender da situação, o aluno deverá ter paciente piloto, e, também, escrever a monografia final. Do contrário, não terá o diploma do da Escola.
    Estas informações consegui com uma pessoa que fez o curso.

    Então, será que dar para confiar? Me pareceu ser séria. O que vc me diz?

  68. Olá Aline ! Atualmente estou cursando Ciências Sociais (quarto semestre) e estou interessada em estudar Psicanálise, vc já ouviu falar dessa Escola que oferece curso a distancia ?
    http://www.apsicanalise.com/escolapaulistadepsicanalise.html

    Muito obrigada !!

  69. Dra Aline, não sou psicanalista e nem pretendo cursar um curso de psicanálise (sou mestre em filosofia pela USP) – nem li todos os posts anteriores -, mas tenho algumas perguntas, por curiosidade, sobre a psicanálise e sobre os cursos de psicanálise: 1) a psicanálise não é uma especialização médica ou para psicólogos, então, qualquer pessoa de qualquer formação pode exercer a prática da psicanálise? 2) pelo que eu saiba não há, no Brasil, qualquer instituto, sindicato ou associação que possa ditar quais e como devem ser os cursos de psicanálise, portanto, mesmo os piores cursos formam psicanalistas com titulação válida, não é isso? Os cursos de psicanálise à distância – no Brasil -, têm a mesma validade que os presenciais – ou estou enganado? (não estou me referindo à qualidade dos mesmos, mas apenas à validade). Caso eu esteja enganado (pois, como disse, apenas sou curioso sobre a psicanálise) quais as leis que regem a psicanálise no Brasil? Qual entidade rege a psicanálise no Brasil, se não há um Conselho Federal? Por favor, não estou pedindo aqui seu juízo de valor, nem sua opinião, mas informações confiáveis de alguém que considero confiável e que, vejo, leva a sério sua profissão.

    • Alexis,

      A priori, qualquer pessoa poderia ser psicanalista, independente da formação original. Mas é preciso passar por uma formação e análise pessoal.
      Psicanalista não é uma especialização, portanto não é uma titulação. Não existe titulação, portanto instituições que dão esses títulos geralmente não são confiáveis porque oferecem o que “não existe”. No entanto, você pode fazer cursos de teoria psicanalítica da forma como desejar. Isso não é formação analítica, ou seja, você pode sair um belo teórico mas não significa que será um analista. Um analista só sai de sua análise pessoal.
      O tema é mesmo complexo e por vezes contraditório. Por isso sugiro a leitura de http://www.casadopsicologo.com.br/oficiodopsicanalista.pdf

      Abs.

  70. Sou Psicanálista Formado por instituição reconhecida e de prestigio no Brasil, a Sociedade Psicanalitica de Porto Alegre. Fiz mestrado em Filosofia e Psicanálise na Argentina e agora estou concluindo o doutorado.

    Bem, não sei se és uma psicanalista de “renome” ou “Prestigio”, porém analiso em ti uma insatisfação “pessoal” com os membros da Spob. Bem, identifiquei no seu bem redigido, porém inconclusivo texto, uma visão preconceitusa com ministros evangelicos.

    Não sou membro dessa instituição e muito menos evangelico, porém, em todos os meus anos de estudo de psicanálise, filosofia, psicopedagogia e neuropegagogia aprendi uma lição: não devemos julgar nada como diz o ditado popular pela “capa”, ou seja, só saberemos se os psicanálistas formados e membros da SPOB são realemente satisfatórios é pelos resultaos de suas análises e comentários de seus pacientes e pessoas antendidas por tais.

    Acredito que julgar o caratér, formação e credibilidade de milhares de psicanálistas pela instituição que foram formados não é uma atitude nem responsavel e razoavel. Porém, é claro que a formação do psicanalista é importante e a discurssão dessa temática é pertinenete, no entanto o que não podemos é manter uma visão eurocêntrica com respeito a essa formação.

    Existe, infelizmente no Brasil uma “briga de farpas” sobre esse assunto, é vejo que as qustões são mais ideologicas pessoais e até finaceiras do que o real interesse pelo assunto.

    Além disso, não era do desejo de Freud instituzionalizar a psicanálise e tinha Lacan o mesmo pensamento em propor os Cartéis.

    Quanto a formação anterior e acadêmica de psicanálista: Não eram muitos dos colaboradores e dicipulos de Freud leigos, ou seja, sem instrução universitária? Bem, antes de fazer psicanálise fiz graduação em Pedagogia, mas não vejo problema algum que pessoas que apenas possuam o ensino médio façam uma boa formação psicanálitica.

    Não trabalho muito no campo brasileiro, mas tenho uma sugestão:

    Sabe porque o Brasil não progride? Porque mentes brilhantes estão preocupados em questões tolas e debates e não uma dispenssão de suas áreas do conhecimento. Use esse maravilhoso blog para convocar os psicanálistas a discurssão de temas RELEVANTES, livres de preconceitos e estereótipos. Assim como eu e muitos outros psicanálistas, saiam do conforto de seus consultórios e ponham mãos a obra, e vão auxiliar escolas, ongs, centros sociais e humanitários, hospitais filantropicos e pessoas individuais a resolver seus problemas pessoais e coletivos, a fim de construirmos uma sociedade LIVRE e pensadora.

    Chega disso!

    • Boa Noite Felipe,

      Acho que você está fora do Brasil e não tem se informado muitos sobre as questões da formação x regulamentação. Sugiro a leitura do livro de Sonia Alberti, a respeito desse tema (com o mesmo título). Indiquei a leitura dele em algum dos meus textos. Mas, resumidamente, Psicanalistas de diversas escolas estão juntos, trabalhando contra as questões que levantei nesse texto (que, aliás, data de 2008). Inclusive no nosso último congresso, no Rio de Janeiro, intitulado CONLAPSA, tivemos reuniões para “psicanalistas membros de escolas” no intuito de tomar decisões importantes a respeito do tema. Membros da sua escola de formação estiveram presentes.

      Mudando um pouco de tema, mas dentro do seu texto, aconselho, se não se importa, de te lembrar que não é muito ético “analisar”, ou melhor, fazer interpretações sobre uma pessoa a partir de um texto. Aliás, como você mesmo disse, não me conhece. E pelo visto não tem estado muito em contato com as questões políticas da psicanálise no Brasil, algo que não é uma briga pessoal minha, como pode perceber se estudar um pouco mais.

      Ao contrário de muitos profissionais que decidem sair do Brasil, alguns continuam aqui trabalhando em ONGS, escolas públicas, saúde pública (etc) mas não precisam fazer disso uma bandeira. Pensar que os problemas políticos da psicanálise se restringem ao consultório particular é quase uma inocência.

      Mas, vamos lembrar a ética de nossa formação, e retomar aquilo que interessa: colocar discussões em pauta, de forma que todos possam conhecer um pouco mais dos problemas do trabalho com a psicanálise – sem ter que entrar no mérito pessoal de quem o faz. Esse não é o ponto, veja bem. A questão é fazer movimento, e tem sido feito desde a escrita desse texto. E discussões sempre são bem vindas dentro do tema em questão.

  71. Boa tarde.

    estou querendo iniciar um curso de psicanálise no rio de janeiro,

    mas preciso de orientação de onde fazer, se posso atuar na área…

    me ajude, por favor!!!!

  72. Olá boa noite Aline! Li seus comentários e achei muito importante. Gostaria saber se você conhece o INSTITUTO AVANÇADO DE PSICANÀLISE MIESPERANZA do Rio de Janeiro. A formação deles é baseado na formnação teóroica, analeise pessoal(didática) e supervisão. para que você seja um psicanalista titular leva 7 anos e meio. Também sou pastor Pós-graduado em Aconselhamento, especialização reconhecida pelo MEC. Se possível gostaria de ter seus parecer. Esta sociedade inclusive tem o selo da UNESCO bem como é uma das escolas associadas da UNESCO. O que você me diz? Eu estou conclunido a formação teórica e como se diz, a formação do psicanalista é continuada. Minha formação é presencial, estágio supervisionado com estudo de casos.
    Um abraço e aguardo seu parecer.

    • Osvino, não conheço essa escola. Talvez você possa pesquisar mais sobre ela e depois nos contar um pouco. Mas desconfio um pouco de formações que dão prazo de término para a análise pessoal antes mesmo de conhecer o aluno ou analisante. Isso parece que caminha um pouco contra a idéia de que o tempo de análise é pessoal e não cronológico.

    • Boa tarde Osvino.
      Me interessei pelo artigo da Aline e vi uma pergunta sua do ano de 2011. Não sei se ainda precisa de uma resposta mas aqui está.
      Sou aluno MIESPERANZA do Pólo Santa Cruz, RJ, supervisionado pela Dra. Márcia Teixeira. Me interessei pelo artigo da Aline e vi sua pergunta aqui sobre a idoneidade do MIESPERANZA. Posso lhe dar algumas informações. Primeiro, para ingressar na formação no MIESPERANZA é necessário possuir diploma de curso superior MEC em algum segmento do conhecimento humano. São três anos de formação teórica (36 encontros mensais e monografia) . É necessário também 50 análises didáticas e avaliação em estágio supervisionado por uma analista didata credenciada. O MIESPERANZA é uma instituição seríssima. O Dr. Zilmar, presidente da Associação, é enfático em manter os critérios da formação nivelados por cima. O MIESPERANZA é a única escola de psicanálise que eu conheço associada ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Conselho Brasileiro de Psicanálise, é associada UNESCO, a associação é Membro das Nações Unidas, é associada a American University // Humanistic University of Americas // Eric Frohmm World University, seu diploma é válido no mundo todo, credenciada a ADMIR, FACEI, Escola Legal, dentre outros. A formação é dupla. Em três anos você estará formada e pós-graduada em Psicanálise (o diploma de pós-graduação é reconhecido e chancelado pelo MEC). A associação tem mestrado e doutorado internacional para você avançar ainda mais. Aproveite para participar do COMBRASP, Congresso Brasileiro de Psicanálise, Tema: A clínica psicanalítica e as estruturas clínicas na contemporaneidade, dias 26, 27 e 28 de Junho em Araruama teremos a participação de profissionais de várias cidades do Brasil e talvez de estrangeiros. Site http://www.miesperanza.org.br.
      Espero ter contribuído positivamente para sua decisão.
      Sucesso.

      • Olá Eduardo, boa tarde!.. Sua resposta ao colega veio de encontro as minhas dúvidas. Sou graduada em Antropologia e Sociologia. Sempre interessada no meu
        autoconhecimto ( faço psicoterapia há mais de 20 anos – gosto demais, pois estou sempre aprendendo coisas novas) e depois de aposentada fui correr atrás da minha paixão ” Terapias Holísticas”, ” Medicina Tradicional Chinesa”, “Florais de Bach,. Sinto muita vontade de agregar e se conhecimento à psicanalise ,porém não sei o que preciso fazer para ter um título ou com
        certificado que .me autorize ( legalmente) a atender em meu consultório como ” psíquica lista. .Moro próximo a S. Cruz e esse curso me interessa.

  73. GOSTARIA DE UMA INDICAÇÃO SOBRE CURSO DE PSICANALISE EM bRASILIA, JA TENHO FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA.
    OBRIGADA

  74. Olá Aline,
    Obrigado por manter esse blog, e especialmente por tão generosamente responder aos comentários neste post.
    Há algum tempo procuro pro informações sobre formação em psicanálise, agora lendo este post estou chegando à conclusão de que a formação nesta área é bastante vaga (como a própria psicanalise também é – para o bem). Se bem entendi, não preciso de um certificado para exercer a função, poderia simplesmente abrir um consultório e começar a clinicar (o que não é meu interesse).
    Então me veio uma dúvida. É possível que alguém por conta própria passe a estudar a teoria da psicanálise, esteja no papel de analisando por alguns anos, e assim esteja apto a clinicar (de início, logicamente, sob supervisão)? Sem haver um, digamos, mediador por trás do aprendizado? Sei que passamos por vários outros pontos, especialmente o desejo de analista, mas na sua opinião, este seria um caminho válido?
    Com isso chego a outras perguntas: O analista que vai analisar o analista em formação, deve ter uma especialização ou experiência? Quero dizer, deve ser um “analista didata”, como se vê escrito em alguns lugares, ou qualquer analista? No caso da formação, a nálise difere de alguma forma de uma análise comum?
    Mais uma vez obrigado pelas informações que você dispõe e mseu site.
    Abraços,
    Nery

    • Nery,

      O fundamental é a análise pessoal. Todo o resto, percurso teórico é particular e pode acontecer de diversas maneiras. Mas é fundamental não ser sempre solitário. A troca é importante e por isso Lacan dava tanta importância aos cartéis. Lacan também dava muito importância ao ato de se colocar à prova, ou seja, de estar sempre escrevendo ou contando casos e dando noticia de nossa técnica de trabalho através de Seminários Clínicos. Claro, é fundamental a experiência, com a análise pessoal e os atendimentos supervisionados, mas a teoria não deixa de ser importante.

      A diferença de nomenclatura entre analista ou analista didata conta sobre a formação desse profissional. Analista didata está ligado a psicanálise mais tradicional e a escola Inglesa. Mas a escola francesa, por exemplo, nomeia de outra forma. Por isso, na hora de escolher o analista, mais do que o nome, é importante saber da onde ele vem, a que escola ele é ligado e qual foi seu caminho teórico e de formação pessoal. Isso te indica se ele será um bom profissional para você.

      Indico a leitura do livro da Sonia Alberti sobre tudo isso. Ele é pequeno e pode te esclarecer bastante: http://www.casadopsicologo.com.br/oficiodopsicanalista.pdf

      Abs

  75. Já tenho duas formações, Teologia e Direito, quero fazer psicanálise em Brasilia, onde encontrar um curso legal de Psicanálise?

  76. Cara Aline,

    Antes de qqer coisa, parabenizo vc e a todos os que postaram suas mensagens pela rica oportunidade: sem vc e cada um dos blogueiros, reflexões e conhecimento não seriam aqui sucitados e construidos. Portanto, parabéns!!!

    Sou formada em linguística, tradução e direito e gostaria de iniciar uma formação em psicanálise. Digo formação considerando a possibilidade de atendimento clinico no futuro, ou seja, atingir um ponto x, que pode até ser inicial e exigir estudos continuos, mas que permitam o atendimento a “pacientes” depois deste ponto, geralmente atingido com a referida “formação”.

    Pesquisei e encontrei o curso da SPP – Sociedade Paulista de Psicanálise. Observei que vc mencionou muito brevee ambiguamente sobre ter feitos cursos “lá” em resposta a algum colega sobre duas instituições , uma delas a SPP, e, daí, a minha dúvida: vc recomendaria o curso de formação oferecido por ela? vc conhece profissionais que tenham se formado e lá e que efetivamente façam atendimentos?

    Outra coisa, ja estudei freud, lacan e jung pelas vias da Linguistica, mas gostaria de saber de vc, profissional da área: como vc vê a diferença de abordagem entre eles? isto porque percebi que algumas instituições propõem “formação” junguiana outras freudiana e lacaniana. Particularmente acho isso complicado para quem quer iniciar: de cara acabará por escolher, sem grande analise crítica, uma tendência. O que vc poderia dizer sobre esse aspecto e sobre a SPP em relação a isso?

    Um abraço e um excelente 2012!!!

    “Texto é tudo. E tudo é texto. A tessitura, portanto, é nossa!”

  77. Aline, sou graduada em Filosofia, Mestre em Educação e estudo muito. Quero me tornar psicanalista, mas atualmente resido em uma cidade pequena, o que torna inviável a frequencia. Vi o curso Formação em Psicanálise – oferecido a distancia pela Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise.
    Gostaria que vc me informasse se conhece essa associação, se cursando este poderei me tornar uma psicanalista, se poderei abrir consultório. Tenho sido procurada por muita gente, muita mesmo, pessoalmente e mesmo por telefone, para ajudá-las a resolver seus conflitos e procuro levá-las a se conhecerem melhor.

    Agradeço se puder me orientar!

    • Neuracy,

      Ofereço ajuda e sugestão para algumas pessoas que deixam comentários em meu blog que, aliás, é um trabalho voluntário e não remunerado. Infelizmente não possuo tanto tempo assim disponível para responder os mais de 100 comentários e emails que recebo toda semana, afinal, trabalho atendendo pacientes em meu consultório todos os dias. Se desejar marcar um horário para conversar sobre suas questões, os valores e as condições estão disponíveis no site. Infelizmente ainda não consigo responder todas as pessoas imediatamente depois que seus comentários são escritos, mas tem funcionando assim desde 2004, data do inicio deste blog, e parece que vem funcionando, uma vez que as pessoas cada vez mais deixam comentários. Desculpe não ter respondido seu comentário a tempo. Se ainda desejar, abaixo minhas considerações.

      A formação a distância ainda não foi validada por nenhuma escola de psicanálise. Assim, o que temos hoje são cursos não oficiais, que oferecem no máximo um aprofundamento teórico. Mais importante: para ser psicanalista, o fundamental não é apenas um curso. Um curso não faz de nenhum aluno psicanalista. O que faz um psicanalista é principalmente sua análise pessoal, feita com um psicanalista de escola. Assim, será preciso que você saia de sua cidade eventualmente para começar sua análise. Isso porque estamos nos referenciando a psicanálise. Me parece que seu desejo de ajudar as pessoas pode ser algo que você consiga por uma graduação em psicologia, em uma universidade próxima a você. Agora se o desejo for por uma psicanálise de fato, infelizmente é preciso fazer uma formação que leva anos, e também alguns anos de análise pessoal. Assim não confundimos o atendimento psicológico com uma análise ou com um aconselhamento. Infelizmente a agilidade e o desejo de terminar a formação rapidamente não é algo que caminha de acordo com a ética da psicanálise, uma vez que cada tempo de formação é pessoal, tanto quanto a análise de questões pessoais importantes de serem discutidas antes de nos oferecermos como ajuda e suporte para terceiros.

      Sugiro que você procure escolas em cidades próximas, ou ainda entre no site da ipla http://www.psicanaliselacaniana.com/cursos/ pois eles estão começando a liberar algumas aulas teóricas online, em testes. Quanto aos cursos e aulas teóricas você pode ir entrando em contato dessa maneira, mas quanto a sua análise pessoal, acredito que será um pouco difícil iniciar sem sair de sua cidade algumas horas por semana.

      Boa sorte na sua escolha.

  78. ola Aline estou começando a cursar pedagogia e gostaria de saber se tem como eu atuar no campo da psicanalise e o que devo fazer depois, que caminho seguir? fui informada que posso fazer um curso e junto com o diploma de pedagogia poder exercer minha profissao de psicanalista que é o que qero e em minha cidade nao tem posso fazer?

    • A psicanálise não é a mesma coisa que a psicologia. Não é por meio de um diploma ou curso teórico que você se torna psicanalista. É preciso estar graduada primeiro, para depois entrar em uma formação psicanalítica. O que você pode ir fazendo é sua análise pessoal, com um psicanalista ligado a uma escola de psicanálise. E a partir dai, de sua análise pessoal que você poderá de fato se tornar psicanalista e atender em consultório. Então aconselho que você comece a pesquisar psicanalistas próximos a você, em cidades vizinhas, porque infelizmente em relação a essa questão não há o que ser feito. Uma formação em psicanálise e o desejo de atender pessoas passa necessariamente, e primeiramente, por sua própria análise pessoa. E isso só mesmo indo em locais que oferecem esse serviço.

      Boa sorte.

  79. Vc demora muito para responder!

  80. Aline,estou pensando em fazer psicanálise mas gostaria de uma orientação , aqui na minha cidade (Campinas)tem um curso que se chama WCCA E quem da aula é um professor formado na IMPAR(Instituto Superior de Psicánalise de Brasilia)Será que é bom pois a mensalidade é alta.Gosto muito de ler suas respostas, são esclarecedoras.

    • Vera,

      Em Campinas você tem a opção de estudar na escola de Psicanálise de Campinas, que é referência em todo Brasil, com membros importantíssimos que são reconhecidos pelas suas contribuições em Psicanálise. http://www.escolapsicanalisecampinas.com.br/ Alguns são também professores na UNICAMP. Não tem erro. Eu não trocaria tal referência por uma escola que não conhecemos muito dentro do meio psicanalítico e com professores/membros das quais também conseguimos poucas e confusas informações. MAs se você prosseguir com sua escolha, peço a gentileza de retornar para nos contar como foi. Boa sorte!

  81. Oi Aline, primeiramente, parabéns pelo seu site. É muito esclarecedor e me ajudou bastante.
    Eu gostaria da sua opinião a respeito de algumas instituições de ensino daqui de Brasilia.
    Aí vão elas:
    Sociedade de Psicanálise de Brasília – SPB (http://www.spbsb.org.br/)
    Colégio Freudiano de Psicanálise em Brasília (http://www.sigfreudcolegiobrasilia.org.br/)
    Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa – (http://www.ijep.com.br/)

    Sou formado em computação e me apaixonei pela psicologia. Pretendo mudar minha carreira profissional, mas não sei por onde começar. Um curso de graduação? Uma pós-graduação? Assim como a Renata questionou a alguns posts acima, já estudei um pouco de Freud, Lacan, Jung…mas fico ainda com receio de começar um curso sem saber qual abordagem seguir, visto que as instituições propõem a formação especifica voltada para alguma dessas abordagens. Por isso, as vezes acho que seria mais válido eu fazer um curso de graduação em psicologia para ter um bom embasamento e poder escolher qual abordagem utilizar. Entretanto, vejo tanta gente falar que o curso de graduação não faz tanta diferença, que fico com receio em ter a mesma conclusão após 5 anos de curso. O que você acha? É válida uma graduação no meu caso?

    Obrigado! =]

    Luis.

    • Boa Tarde Luis,

      A Sociedade de Psicanálise de Brasilia é uma escola ligada a Febrapsi e a IPA, então pode ir ser medo. Lá eles devem fazer a formação com estudos pelos autores fundamentais, principalmente Freud. Uma boa chance de você conhecer autores e suas abordagens. Para quem ainda está começando, não recomendo mesmo a escolha já por um autor, então eu aconselho deixar os estudos junguianos ou outros para um momento mais avançado. Comece por Freud mesmo, e a partir dos estudos e leituras você vai fazendo sua escolha de abordagem.

      Fazer graduação em psicologia significa um contato quase nulo com psicanálise, dependendo do local onde você for estudar. A escola de psicologia é enorme, e apenas uma parte dela inclui um estudo básico sobre psicanálise. Se você já tem esse interesse específico, talvez fosse melhor mesmo iniciar alguns mini-cursos ou cursos breves sobre psicanálise, nessas escolas, e posteriormente prosseguir pela formação.

      De qualquer maneira, inicie o contato principalmente por sua análise pessoal. Inclusive questões como essas podem ser discutidas com seu analista, que poderá te ajudar mais especificamente.

      Espero ter ajudado.
      Boa Sorte.

    • ola Jair: Sei que fazer outra graduação pode ser muito trabalhoso. Mas creio ser inevitável. Sou Medica, Psiquiatra. Formada há 33 anos. Psiquiatra há 30 anos. Em seguida me encaminhei para os cursos de Psicoterapia de basa psicanalitica. E levo ENORME VANTAGEM, sobre a imensa maioria. Os não formados em coisa nenhuma ou que tem alguma formação universitária outra, tipo filosofia, historia, pedagogia, biologia, ou … Que me desculpem, mas não se prepararam para questões primordiais de PSICOPATOLOGIA. E que não se trata só de PSICOPATOLOGIA Psicanalitica.
      Você deveria cursar Psicologia e depois a Especialização em Psicanalise numa Sociedade filiada a IPA. Consulte o Site da FEBRAPSI. . Lá existem todas as filiadas Sociedades de Psicanalise do Brasil, ligadas a IPA e que dão Formação de excelência com o rigor merecido.
      Iniciei minha formação em 1991 e terminei em 2004. Sou MEMBRO ASSOCIADO da Soc. Brás. De Psicanalise de S. Paulo posso te dar esse depoimento.
      Aqui na cidade de Sorocaba as sociedades de vulgarização da Psicanalise tem nos prestado um desserviço. Não se misture a isso.
      As pessoas querem ser atendidas e salvas nos seus sofrimentos e precisamos estar preparados para isso. E palavras ditas sem o devido preparo PODEM SIM , FAZER MUITO MAL. E um profissional que entenda melhor de PSICOPATOLOGIA fará o devido encaminhamento para as diferentes necessidades do paciente.
      Espero que tenha ajudado vc. Escreva para meu e-mail, caso queira. Abs. M. Cecília Massari

  82. Nossa, Luis, acho o campo de computação fascinante. Além do mais tem milhões de coisas que vc pode fazer com um curso destes.
    Abraços!

  83. Olá, concordo com você quando se preocupa com o trato que se da a psicanalise, assim como me preocupo com o que alguns religiosos tratam a teologia, ou alguns que nem teologos são usam o titulo de Pastor, fazendo cursinhos…

    Bem, sou Bacharelado em Teologia (FTSA) e pós graduado em gestão estrategicas empresariais (FURB). Sou gestor industrial por profissão e Teologo e por opção, ou seja voluntáriado..

    Bem tenho enteresse em me aprofundar na psicanalise e clinicar, mais gostaria de fazer Mestrado, só que em alguns site vi que Mestrado é para atuação em pesquisa academica e que para clinicar seria necessário a graduação de 03 anos, ou um curso basico.
    Qual a sua sujestão? – Se for gradução em algum aproveitamento da grade curriculuar, se Mestrado é posivel clinicar? Como você tem conhecimento nesta area qual a melhor forma de me tornar um psicanalista de forma a realmente ser util as pessoas.

    Att.

    Emerson

    • Emerson,

      Para seguir pelo caminho acadêmico, você encontrará mesmo muitas resistências para entrar em um mestrado em psicologia sem ter a graduação na área (que é de cinco anos, e não de três). Além disso, o mestrado é voltado para pessoas que querem dar aula na área, e não especificamente para a atuação clínica. O treinamento e formação da clínica não acontecem nem na graduação e nem na pós: nesses locais você tem mais é a teoria e um leve contato com a clínica. A formação acontece nas diversas instituições-escola em diferentes abordagens teóricas. São formações diversas, que giram em torna de 5 anos, mas é um número incerto porque não conta apenas o estudo teórico, e sim o desenvolvimento de sua análise pessoas, com um psicanalista, e também dos atendimentos supervisionados.

      Me parece que sua vontade é mesmo clínica, pelo que entendi do que você escreveu. Portanto sugiro que você comece a estudar a parte teórica em alguma escola de formação em psicanálise, e junto com isso você pode também iniciar sua análise pessoal. É a partir dela que você poderá ter mais noção de como esse processo será para você, inclusive para fazer essas escolhas profissionais. Escolha uma boa escola e um bom analistas, com referências dentro do meio, e a partir dai pode ficar seguro para desenvolver até mesmo essa ideia e vontade que você tem em relação a psicanálise.

      Espero ter ajudado, boa sorte!

  84. Olá, Existe algum curso para formação de Psicanalista em Maringá-PR? ou algum á distancia, confiável?

    Obrigado.

  85. Oi Aline,

    Parabéns pelo site, como já disseram, é muito esclarecedor.
    Eu formo este ano em Psicologia. No período, em que iniciou a disciplina eu estava de licença. Com isso, fiquei bastante prejudicada e, não entendo quase nada de Psicanálise. Embora não seja esta corrente que desejo trabalhar, acho fundamental sabê-la. Dessa forma, gostaria de fazer um curso, mas que fosse daqueles para iniciantes, quase leigos no assunto. Você sabe de algum curso desses em Belo Horizonte? Desde já agradeço.

  86. Oi, Aline.
    Sou formada em Pedagogia e estou interessadíssima em Cursar Psicanálise.
    Tem uma Sociedade de Psicanálise oferecendo este Curso aqui em Mossoró-RN(início previsto para Março/12), no caso a SCOPSI(tem credibilidade?).
    Fineza informar com à máxima urgência, se posso confiar e fazer esse investimento.
    Um beijão,
    Angela

    • Angela,

      Como eu já havia respondido ao Agnaldo nesse mesmo texto, sobre a instituição em questão:

      “A princípio, o corpo docente desta instituição que você me passou é formada basicamente por Pedagogos e “Psicanalistas” formados pela SPOB. Aqui mesmo no meu blog já falei sobre a SPOB, sobre sua formação de cunho religioso e todos os problemas que acompanham essa proposta. Leia mais sobre a SPOB aqui mesmo ou em outros sites, e a partir dai tome sua decisão. Digo isso porque acho que essa decisão é pessoal. Mas eu não recomendaria essa instituição para algum amigo meu (e essa é minha opinião pessoal).

      Boa Sorte em sua escolha.

  87. Olá Aline
    Pesquisando algumas informações sobre psicanálise acabei encontrado seu site e vi que você dá um atenção muito especial para quem lhe escreve pedindo orientações e por isso tomei a liberdade de lhe escrever.
    Fiz o Curso da SPOB a alguns anos e desde então tenho pesquisado e lido muito para poder aperfeiçoar o meu conhecimento em psicanálise… e ainda falta tanto para aprender…
    Vi que você faz vários comentários com relação ao curso oferecido pela SPOB e entendo sua preocupação com a qualidade e resultado do mesmo. Particularmente eu gostei muito do curso e creio que isto ocorreu porque provavelmente tive alguns excelentes professores, embora reconheça que nem todos. Foi uma base muito grande para eu poder entender um pouco mais o papel do psicanalista e da psicanálise na tentativa de auxiliar para que as pessoas possam ter um melhora em sua saúde emocional.
    Sou também pedagogo e pós graduado em metodologia em Ensino Superior e a junção dos conhecimentos destes cursos, o curso de Psicanálise, experiência de vida e a terapia me ajudaram a aprender muito.
    Agora vai a minha pergunta… como posso, baseado no histórico que te passei, melhorar o meu curriculum (se assim posso chamar) como psicanalista ? Não quero fazer um curso de psicanálise de novo pois creio que muitas informações serão repetitivas. Qual caminho devo seguir para que, meu nome enquanto psicanalista, não receba uma desaprovação simplesmente por ter feito curso na SPOB ?
    Desde já agradeço por sua atenção

    • Marcos,

      A formação do psicanalista é contínua, não tem fim. A forma como isso acontece é tão particular e singular quanto pode ser. Assim, me parece interessante procurar uma boa escola de psicanálise, vinculada aos grandes institutos já respeitados, e permanecer com um vínculo no estudo teórico contínuo. Mas para cuidar da parte prática, essa que é tão importante, seria interessante procurar uma bom psicanalista, nessas mesmas escolas, e prosseguir com sua análise, bem como um bom supervisor igualmente membro de escola para te ajudar a articular teoria e prática clínica. Não tem muito outro jeito de se fazer um bom percurso psicanalítico. Me parece que os detalhes, como a escola que você vai escolher, ou o analista, essas sim são escolhas bem particulares. Comece se informando sobre as escolas que existem no local onde você mora, para buscar conhecer seus membros, suas propostas de formação e cursos disponíveis.

      Boa sorte!

      • Oi Aline

        Primeiramente obrigado pela rápida resposta !!!
        Posso abusar ??? Na cidade de Santo Andre (SP) temos uma faculdade de Medicina (inclusive muito respeitada) que atraves do CENACES oferece um curso relacionado com Psicanálise. Segue endereço do site com maiores informações : universodosaber.com.br/cursos1.asp?id=4. Gostaria, se possível de sua opinião.

        abraços e novamente obrigado pela atenção

  88. Olá!! Gostaria de saber se você conhece alguma instituição em João Pessoa, se não, conhece alguma à distancia? Obrigada!

  89. Prezada Aline,

    Gostei muito da natureza deste post pois estou buscando uma completa mudança de ares. Sou bacharel em direito, mas busco formação em psicanálise clínica. Há um tempo tenho estudado as propostas dos poucos cursos de formação disponíveis na minha cidade, Fortaleza-CE. Dentre os quais, um é o SCOPSI (já comentado em um dos posts). Agora sobre os outros dois que encontrei, não foram mencionados anteriormente (ou pelo menos não consegui identificar), são eles:

    http://www.gepfor.org.br/

    e

    http://www.corpofreudiano.com.br/

    Gostaria muito, se for possível, que repassasse a sua visão de profissional da área sobre estes dois cursos para que eu pudesse ponderar melhor a respeito. Caso conheça alguém daqui com quem eu possa conversar pessoalmente a respeito, apreciaria muito a indicação.

    Desde já agradeço a atenção e parabenizo pelo empenho em esclarecer e tornar possível a discussão sobre o tema (reconheço que há dias a questão sobre a formação tem me consumido e tenho buscado algum norte e, pela primeira vez, encontrei algo mais fundamentado e explicado aqui na internet).

    • Antonio Bezerra,

      Peço desculpas pela demora na resposta. Se minha resposta ainda for de alguma ajuda, olhei os links que você me enviou. A Escola do Corpo Freudiano é excelente, pode ir sem medo. A Gepfor também me parece interessante, apesar de estar mais ligada a IPA, o que significa uma formação bem tradicional e pragmática. Mas nos dois locais acredito que você encontrará bons contatos.

      Se você escolher por um dos locais apontados, depois volte aqui nos comentários e nos conte um pouco da sua experiência por lá!

      Obrigada pelo comentário.

  90. oi aline. sou pedagoga com formação em psicopedagogia e gostaria muito q vc me auxilia-se , se possível.
    tenho muito interesse em cursar uma pos em psicanalise clinica, mas quero algo sério e comprometido, vi em um de seus emails respondidos que vc coloca que a USP E a PUC, tambem oferecem pos de psicanalise, como faço p entrar em contato com eles. pois entro no site e não consigo mtas informaçoes tdo muito vago. e qto a SBPI, o q vc sabe sobre…
    obrigafda pela atençao…

    • Patricia,

      Seria necessário uma visita a USP/PUC para conhecer melhor as oportunidades e ofertas de cursos, grupos de estudo e afins. Em geral essa informação não é tão divulgada na internet. Qto a SBPI já comentei bastante dela em alguns comentários anteriores, dê uma olhada…

      Boa Sorte!

  91. Ola!
    Eu gostaria de saber se ha algum curso de formaçao em psicanalise em Sao Carlos…
    Obrigada!

  92. Olá Aline Sieiro .
    Gostaria de saber se você conhece a Escola de Psicanálise Paulista (EPP) , é uma escola séria , conceituada ?
    Estou interessado em ingressar num curso de Psicanálise EAD e queria sua opinião .
    Obrigado
    Marco Aurélio Demartini

    • Marco Aurelio Demartini,

      Ainda não existem cursos EAD conceituados quando se trata de psicanálise. Dei uma olhada no site e acredito que seria mais interessante procurar uma formação que possa te dar uma base teórica confiável, e isso só tem acontecido (ainda) de forma presencial. Mas a escolha é sua, e se por acaso desejar ingressar em tal escola, nos conte depois como foi a experiência. Mas a minha opinião pessoal, com as informações do site, é que se trata de um passo arriscado, uma vez que não conhecemos muito bem a escola e sua proposta por vezes soa um tanto esquisita.

      Jorge Forbes pela primeira vez está “testando” o modo EAD de ensino teórico. É algo confiável e inovador que está em estudo. Entre no site dele e se informe.

      Boa Sorte.

  93. Oi Aline, tudo bem?

    Gostaria de saber se só com ensino médio completo posso fazer o curso de formação em Psicanálise? Na verdade meu sonho é fazer este curso mas, tenho o curso de Psicologia incompleto, pois precisei trancá-lo no 3º ano!

    Existe algum curso de Psicanálise que não tenha como pré-requisito uma graduação completa?

    Desde já agradeço a atenção!

    Grato,

    Marcio Riccomi.

    • Marcio Nunes,

      Em geral é preciso ter ensino superior completo, ou estar cursando Psicologia ou algum curso na área da saúde. Mas como cada escola tem seu processo de entrevista particular, procure a escola que você está interessado e se informe lá.

      Boa Sorte!

  94. Oi gostaria de fazer o curso de Psicanálise, porém não existe na minha cidade Foz do Iguaçu/PR.
    Existe algum curso ead qualificado?

    • Fabiana,

      Que eu saiba, o único que está engajado nessa questão (de saber se é possível o estudo em psicanálise EAD) é o atual curso do Jorge Forbes. Entre nos site dele e busque informações!

      Boa sorte.

  95. Aline, gostaria de saber se o curso de Formação em Psicanálise da Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise é bem conceituado. Você tem alguma informação a respeito?
    Desde já agradeço a atenção.

    • Flávia, não temos muitas informações sobre o curso (ainda), mas ele parece ter uma proposta bem interessante, de acordo com o que podemos perceber pelo site. Caso decida estudar lá, volte depois aqui nos comentários para nos contar de sua experiência por lá.

      Boa Sorte.

  96. Boa Noite Aline, existe algum curso de ensino à distância sério de Psicanálise?

    • Antonio Pedro Caetano Neto,

      Por enquanto o curso que é recente e está engajado nessa questão é o desenvolvido pelo psicanalista Jorge Forbes. Entre nos site dele e se informe.

      Boa Sorte.

  97. Olá Aline !
    Estou interessado em estudar Psicanálise, vc já ouviu falar dessa Escola que oferece curso a distancia ?
    http://www.apsicanalise.com/escolapaulistadepsicanalise.html

    Muito obrigado !!

    Marco Aurelio Demartini

  98. Bom dia Dra° Aline:

    Estou de volta ao Brasil e fico chocado ainda com as discussões que meus colegas de profissão tem levantado, muitas delas acaloradas. Estou trabalahando em uma universidade como professor e percebo o descontentamento de muitos nos cursos de pós-graduação sobre tais assuntos por ti levantados.

    Acho a discussão relevante, porém, não existe discussão quando não ouvirmos o outro lado, isso não seria nada democrático, não é verdade? Apesar de não estar envolvido nessa pauta gostaria de mais uma vez tecer meus comentários.

    Mais uma pergunto: As escolas “reconhecidas” (se é que podemos usar esse termo) em suas discussões a portas fechadas, inclui os interesses de psicanálistas formados por outras escolas e sociedades não-tradicionais? Como está sendo avaliado a questão desses profisionais?

    Bem, recentemente, em um curso de Pós-graduação em Psicologia no qual pude acompanhar uma dissertação de mestrado em Teória Psicanalítica, acompanhei o trabalho de um acadêmico muito dedicado que havia formado-se em psicanálise em um curso a distância, pelo que constatei ele havia seguido exatamente a tríade psicanalítica e tornado-se um excelente analista.

    Acredito que os brasileiros ainda estão um pouco por assim dizer “receosos” quanto a educação a distância. Penso que muitos dos que entre nós que nos formamos em cursos presenciais, possuimos um orgulho comedito e estereótipado, temendo sermos talvez “substituídos” (com a permissão da ironia) por esses competentes profissionais.

    Interessante que ainda advogamos uma “elite” em todos os campos, e na área de analise não se faz diferente. Por anos, alguns pretenciosos tentam formar, construir e arquitetar uma “elite psicanalítica”, advogando seus “direitos” (outra vez ironizando) como psicanalistas formados por uma longa duração, curso presencial, escola reconhecida, surpevisão clínica, etc…

    Além do mais, a regulamentação da Psicanálise, que é um tema que ainda se debate (até no plenário?) é inconstitucional, pois o Art. 5º da Constituição Brasileira prevê o “livre exercício profissional”, sendo entendido que é desnecessário e oneroso para o Estado a regulamentação de profissões, exceto quando há risco eminente para a sociedade. Bem sabes que NO MUNDO TODO o exercício da psicanálise e LIVRE. É interessante como nós, brasileiros nos preocupamos em levar ao parlamento questões tão claras! Acredito que são os critérios ÉTICOS que devem ser debatidos com TODOS os psicanalístas e TODAS as escolas de formação. Um exemplo são os terapeutas holísticos que formam um movimento únido no Brasil e que buscam em conjunto construir um Código de Ética justo e igual para todos.

    Se a discussão continuar a girar em torno de se essa ou aquela formação é apropriada não chegaremos a lugar algum, o que precisa ser debatido é: a construção de uma formação realmente eficaz, indônea, rica e sempre LIVRE, respeitando os desejos dos pioneiros da psicanálise.

    Sou contra todos os dois lados extremistas, que não buscam um ponto em comum por onde se iniciar uma discussão e que pretendem a todo custo, mas é claro estendendo a bandeira do suposto “profissionalismo ético” manter ou ganhar o monopólio nessa questão. Como disse não existe discussão sem lados divergentes, eleição sem dois lados é plebicito e discussão sem lados convergentes que defendam seus interesses não é democrática e fere, desrespeita e mácula sim, o Código de Ética da Profissão. Chamem os outros psicanalístas pra mesa e debatam juntos, essa discussão unilateral é egoísta e hipócrita.

    Atenciosamente,

    Prof. Dr° Felipe Santos

  99. Aline quro fazer o curso de psicanálise na instituição SEPHIA – Sociedade de Estudos Psicanalíticos e Hipnose Aplicada em feira de santana bahia, o que você acha? e quanto ao mercado de trabalho? adoro o seu blog!
    Aguardo Retorno, Dannuta Cristina

  100. Aline, parabéns pelo blog e pela forma como você coloca as informações aqui de forma clara, séria e coerente. Estou fazendo minha formação em Psicanálise através da instituição ABMPDF – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática do Distrito Federal, o site é http://www.abmpdf.com.br, e gostaria de receber sua avaliação sobre a associação e o curso em si. Embora me pareça estar dento dos preceitos citados nos diversos posts acima, ainda assim, me sinto insegura sobre a validade do curso para iniciar um atendimento clínico, considerando que minha formação acadêmica é Administração.
    Obrigada por dispensar seu tempo com esses valiosos esclarecimentos.
    Rosana Farias
    Brasília – DF

  101. boa tarde
    Aline sieiro
    quero muito sua ajuda
    eu iniciei o curso de psicanalise na sociedade brasileira de filosofia e psicanalise ABRAFP http://www.abrafp.org/cursoforpsicanalise.html
    voce conhece esta instituiçao?
    por favor aguardo seu contato!

  102. vi o seu comentario com a Flavia…
    eu fiz a matricula nesta instituiçao se vc quiser ver alguma coisa a respeito deles nos ajude a avaliar instituiçao…

  103. Bom dia Draª Aline

    Sou de Imperatriz-Ma e gostaria de saber se um psicanalista pode clinicar e como se dá esse processo. Qual é a área de mercado de trabalho(hospital, clinica particular, escolas)? Tô muito interessada em fazer o curso, mas gostaria de entender melhor como posso trabalhar nessa área.

    Aguardo sua resposta e desde já muitissimo obrigada…

  104. Oi, gostaria de acrescentar algumas coisas que não vi aqui no site. Eu sou psicólogo e fiz pós graduação em abordagem lacaniana em São Paulo. Aprendi muita coisa com os lacanianos, sem dúvida eles, de um modo geral, apresentam uma teoria sólida. No entanto, percebi uma deficiência enorme na análise pessoal doa lacanianos, foi quando resolvi entrar para a Sociedade Brasileira de Psicanálise filiada ao IPA (Associação Psicanalítica Internacional). A formação dessa instituição é absurdamente sólida. Não dura menos que sete anos e nós temos de fazer, no mínimo, 4 sessões de análise com um analista didata bem como 4 anos de seminários teórico-clínico e três supervisões com pacientes em 4 sessões de análise por semana. É uma formação árdua e cara. Na década de 50, como foi dito pela autora do site, Lacan rompeu com o IPA e criou sua formação. Mas eu digo por experiência própria, quem quiser aprender a fazer psicanálise com profundidade deveria conhecer melhor as sociedades do IPA. Se submeter a fazer as 4 sessões em análise com um analista formador, ou seja, didata, e passar pelo critério que o Freud acreditou que era imprescindível para a formação é, sem sombra de dúvida, fundamental. Aos interessados em saber melhor sobre a formação do IPa entre no site: http://www.sbpsp.org.br (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo- filiada ao IPA) Existem várias sociedades filiadas ao IPA no Brasil. Ou entre no site do IPA e conheça-o: (www.ipa.org.uk). Vi a pergunta de um rapaz sobre uma formação em psicanálise em Porto Alegre e a resposta que lhe foi dada era que não havia uma formação lá. Mas não é verdade. Existe a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre que é muito séria e filiada ao IPA. O problema é que tem muita gente que quer aprender psicanálise, mas não quer se submeter à formação criada por Freud e acho que ninguém melhor que o próprio criador da psicanálise para estabelecer o método para sua formação. Todos os grandes autores e importantes nomes da psicanálise se formaram pelo IPA: Ernest Jones, Sandor Ferenzi, Meltzer, Melanie Klein, Wilfred Bion, Donald Winnicott, Lacan e dezenas de outros que não citei. Essas “sociedades” ditas formadoras de psicanálise que a autora do site citou, concordo com ela, não são sérias, muitas são picaretagem. As faculdades oferecem pós gradução em psicanálise, mas não são formadoras de psicanalistas. Elas dão uma base boa, razoável sobre a teoria psicanalitica. Mas não são formadoras de psicanalistas.

  105. Olá, gostaria de saber se o curso de Formação em Psicanálise da Psiconous segue o site: http://www.psiconous.com.br/contato.html é bom?
    sou formada em letras e gostaria muito de iniciar o curso de formação em psicanálise no semestre que vem, mas tenho muitas duvidas sobre as instituições respeitáveis.

  106. Definitivamente, qual a melhor instituição para cursar Psicanalise em Sao Paulo. Concordo que tenha de ser presencial, com formação solida. Desde ja obrigadissimo.

  107. Olá Aline !
    Estou interessado em estudar Psicanálise, vc já ouviu falar dessa Escola que oferece curso a distancia ?
    http://www.faculdadefaes.com.br
    Aguardo sua resposta e desde já muitissimo obrigado…

  108. Olá Aline , parabéns pelo blog !
    Estou interessado em estudar Psicanálise, vc já ouviu falar Sociedade Paulista de Psicanálise e da Dra Jonia Ranali ?
    Aguardo sua resposta e desde já muitissimo obrigado…

  109. Aline, estou novamente aqui para lhe parabenizar pelas informações e paciencia em responder a todos…

    Pesquisei um curso de formação que me interessou. É o da escola paulista de psicanalise, vc o conhece? tem referencias do mesmo? segue o link abaixo. mais uma vez obrigadissimo!!! fico no aguardo antes de proceder a qualquer matricula.

    http://www.sppsic.org.br/curso-de-formacao/4/curso-livre-de-formacao-em-psicanalise

  110. Olá, Aline.
    Estive pesquisando cursos em psicanálise e cheguei a este site:
    http://www.espacocaminhodomeio.com.br/cursos.html
    Como moro na cidade de Santo André, me interessei.
    É confiável?

  111. Oi, Aline!
    Continue com esse trabalho de esclarecimento. Está fazendo muito bem às pessoas. Aos que concordam com a sua fala, agradecem. Àqueles que não concordam, acabam saindo da sua zona de conforto, obrigados a repensarem.
    Parabéns!

    Sidney Eleutério

  112. ola, boa noite. Tenho uma duvida e gostaria de saber se vc pode me ajudar. Qual a diferença entre psicanalise clinica e psicanalise integrativa? Por acaso vc conhece esta instituição:http://www.sbpi.org.br/cursos/prod421.asp?gclid=CICFlYuxnbACFSkRNAodl3n4CQ
    Saberia me informar se é confiável? Obrigada!

  113. AQUI NO MS VOCÊ RECOMENDARIA QUE INSTITUIÇÃO?
    OBRIGADO.

  114. Aline:

    Vc disse “Agora para estudar psicanalise um pouco mais avançada, da linha lacaniana”, o que isto quer dizer? A psicanálise de linha lacaniana é mais avançada que a psicanálise da linha de Winnicott e outros autores? Para estudar Lacan deve-se saber muito além da psicanálise que é orientada por estes autores?

  115. Oi Aline. Queria dizer que gostei muito do artigo. Foi o que achei de mais concreto na internet até hoje. Gostaria que você desse uma olhada nesses institutos pra mim:
    IBRAPCHS e SOPPERJ, SBPI.
    E por favor me indique um curso de psicanálise válido que seja em S. João de Meriti – RJ ou próx. ao municipio.
    Gostaria de saber também se há alguma forma de impedir uma pessoa que fez curso de formação em uma sociedade que não seja de confiança.

  116. Tenho 50 anos, sou massoterapeuta, atendo pessoas em casa e também atendo pessoas em dois centros espíritas em trabalhos espirituais . Tenho muita facilidade em descobrir aonde iniciou o mal: dois exemplos. uma mulher de 48 anos, tres filhas fez uma cirugia ( retirou o útero).Voltou para o médico reclamando de diversas dores, teve que fazer nova cirurgia(limpeza).Após reclamava que dois pontos não fechara. Percebi, que ela estava não aceitava a cirurgia que se sentia as ultima das mulheres.Ela não aceitou a cirurgia logo o corpo também não.Após dois diálogos ela ficou bem, e os pontos fecharão.Outro atedimento, uma mãe 33 anos , reclamava da filha de treze anos que dava muito trabalho , que fazia o que ela queria mas não sabia mais o que fazer.conversei com a filha não vi nada de anormal, voltei a falar com a mãe, e disse que ela abraçava o filho de 8 anos com muito amor, mas a filha não e que ela percebia e o que fazia para filha era uma justificativa para as duas. Ela concordou comigo chorou bastante. não pude falar sobre cosias , que o espiritismo supostamente explica, por ser católica então pedi para fazer a oração do perdão Poderia ajudá-la muito mais.Por isso, e por amar atender as pessoas(que é assim que me ajudo)Quero fazer um curso de pscanálice, para ajudar nos atendimentos diversos estou prestes a fazre o curso na SBPI sociedade brasileira de pscanálice integratativa, . gostaria de sua opinião, abraços fraterno Carlos

  117. Boa noite Aline, Excelente sua matéria. E que bom coraçao voce tem por ter tanta paciencia conosco e responder nossas duvidas.
    Moro em Vitoria-ES , gostaria que voce pudesse me indicar algum centro de formaçao aqui em meu estado .
    Obrigada

  118. Cara Aline:

    Estava na net tentando achar algo sobre a formação de um psicanalista. Estou querendo estudar com mais profundidade o tema.

    Aqui em Recife, encontrei a ABEPE (www.abepepsi.com.br).

    Você já conhece esta sociedade? Seria ela uma boa escolha?

    Grato pela ajuda.

  119. gostaria de saber se o curso de psicanálise deste site acima é reconhecido pelo mec e se tem validade como curso de formação de psicanalistas clinicos.

  120. Olá Aline, gostaria de saber se você conhece e recomenda o curso da sociedade internacional de psicanalise de são paulo http://sociedadedepsicanalise.vcx.com.br . O curso e o investimento parecem ser bem atrativos. Eles oferecem também mestrado e doutorado com valores bem emconta.
    Aguardo contato

  121. Olá Aline, a minha dúvida é a mesma do Alex, referente a Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo. Gostaria muito de fazer o curso para abrir minha clínica. Mas para isso preciso de um curso sério que me dê condições para ser uma psicanalista.

    Aguardo suas informações.

    Obrigada,
    Salete

  122. boa noite Aline, estou num momento de reflexão. sou graduada em Serviço
    Social, e Adm. de Recursos Humanos, possuo vários cursos na area das artes do fogo, pintura eoutros. atualmente estou aposentada e querendo me ocupar com cursos da area de psicanálise, nos meus 64 anos de idade tenho pelo menos 20 anos de terapias, como paciente, froidiana, regresão, jungiana, gestaute laqueana enfim sou apaixonada por terapia,desta forma queria
    saber se com a formaçao universitária que possuo posso cursar psicanálise, se poço atender.
    quero orientação sua de um curso sério em Campinas
    desde já agradeço sua orientação e parabens pelos seus artigos e orienações.

    maria merces

  123. Eu quero ser psicanalista…mais
    pra isso eu tenho que fazer psicologia
    so que eu nao encontrei aqui em
    boa vista/rr uma faculade que tenha especializacao de psicanalise…tem como
    vc me ajudar?
    caso n…me indique uma ai em
    sao paulo……

  124. Antes de mais nada, acho importante resaltar que uma Graduação em Psicologia é OBRIGATÓRIA, pois tendo dominio apenas por uma abordagem irá tornalo um profissional limitado e sem muitas alternativas.
    Fora que os conceitos e as teorias que serão passadas e estudadas serão de grande valia para sua atuação no mercado, tendo em vista as opções e campos mais amplos.
    Logo, vejo as escolas e centros como oportunidade de aprimoramento e especialização na aréa, mas nunca como ponto de partida, em uma universidade que acho correto iniciar qualquer estudo e ciência.

  125. Boa tarde! Li sua matéria e gostaria de perguntar se voce sabe aqui em Brasília de um curso de psicanalise que tenha credibilidade. Obrigada.

  126. Parabéns pela clareza.
    Há algum curso de formação clínica em psicanálise em Minas Gerais?
    E por favor qual a diferença da formação clínica da teórica?
    Grata

  127. Olá, boa tarde

    Estou quase “fechando” o curso de psicanálise no CEP em SP, pelos comentários trata-se de um ensino sério certo? Tenho essa preocupação, já que pretendo atender.

    Grata

  128. Olá, Aline!
    Você tem informação sobre o mercado de trabalho para psicanalistas em Pernambuco e no Nordeste de um modo geral?
    Obrigado.

  129. “Círculo Brasileiro de Psicanálise se configura como uma Federação de Sociedades Psicanalíticas, formado por sete instituições: Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul, Círculo Psicanalítico de Minas Gerais, Círculo Brasileiro de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro, Círculo Psicanalítico da Bahia, Círculo Psicanalítico de Pernambuco, Círculo Psicanalítico de Sergipe, Sociedade Psicanalítica da Paraíba. Publica uma revista anual intitulada Estudos de Psicanálise desde 1968.”

    Olá Aline… Li e fiquei surpresa, assustada com a informação fiel que seu texto nos coloca sobre a formação em psicanalise. Estou investigando uma formação aqui no Rio Grande do Sul. Esse texto acima encontrei em um dos sites de pesquisa. Você pode me ajudar a pensar na qualidade e por que não ,veracidade deste Círculo?
    Obrigada

  130. aline

    gostaria q vc me indicasse um instituicao conceituada de psicanalise clinica em goiania, obrigado pela atencao.

  131. Boa Dia.
    Aline gostaria que vc me informasse o que é preciso para se formar em psicanálise e se não for incômodo um curso que tenha credibilidade em BH-MG.

    Parabéns pelo blog.

    Grato pela atenção.

  132. Olá Aline!

    Também estou procurando uma escola confiável para uma especialização em psicanálise . Gostaria de saber sua opinião sobre a escola paulista de psicanálise (sppic).

    Obrigada!

  133. Olá Aline!
    Desculpe escrevi errado o nome é sociedade paulista de psicanálise ( sppsic).

    Obrigada!

  134. Aline,
    Moro em Campinas sou formada em Psicologia e gostaria de fazer um curso de formação em psicanalise, o problema é que não encontro nenhum curso aqui em Campinas, trabalho durante a semana e o melhor seia que o curso fosse nos finais de semana, ai podeia tambem sem em São Paulo.
    Consegue me indicar algum?
    Encontrei esse do NPP, mas já li que vc não recomenda..
    Obrigada

    • Olá Gabriela, quais informações voce me passaria a respeito da formação em psicanalise ai em Campinas a escola é Escola Paulista de Psicanálise, não tenho referência.Obrigado

  135. Oi, Aline!

    Adorei seu “post”, parabéns.
    Por gentileza, você saberia me informar sobre a existência de uma boa instituição em Minas Gerais, Vale do Paraíba (São Paulo) ou no interior do Rio de Janeiro, na parte que compreende Resende, Barra Mansa ou Volta Redonda. Como resido em Caxambu, sul de Minas, qualquer um dos lugares citados seria interessante devido à localização.
    Desde já, MUITO OBRIGADA! 🙂
    Abs,
    Roberta Nogueira

  136. Olá Aline,
    Você diz em seu perfil que tem formação Clínica em Psicanálise (Freud-Lacan). Qual é o nome da instituição e cidade que você fez essa formação?
    Quais são os critérios que você usou para avaliar e concluir que as instituições que você indica são seria?
    Quais são os critérios que você usou para avaliar e concluir que as demais instituições citada por você são “charlatães”?
    Observei que depois do último comentário do Felipe Santos você não respondeu mais a nenhuma pergunta e comentários, porque o silencio?
    No aguardo,
    Atenciosamente.

  137. Ola Aline, tudo bem?

    cai em seu blog pesquisando pelo google, li alguns artigos seus e respostas as perguntas, pelo que entendi, não existe um tempo médio para a formação de um psicanalista clinico, eh muito relativo de pessoa para pessoa, porem, ao meu ver, talvez seja necessário uma noção de tempo, para a gente poder se programar.
    Sendo assim, gostaria de saber de ti, o que você acha sobre essa pós da PUC-PR?

    http://www.pucpr.br/especializacao/cursos.php5?curso=3924&processoSeletivo=299

    Algum curso que vc recomenda na cidade de Curitiba, tenho interesse em clinicar, acredito ter vocação para isso, mas quero ter uma boa formação, justamente para poder ser um bom profissional (sei que não eh somente a formação que faz um bom profissional, mas uma boa base ajuda), eu ja entrei com contato com a http://www.apccuritiba.com.br e a http://www.npc.org.br, alem destes dois sera que teria mais alguma instituição seria?

    também pensei em talvez fazer um ead, para começar e ir me aperfeiçoando, o que você acha da ideia?

    desde já agradeço

    Att Marcelo sandri marques

    ps. pretendo acompanhar o seu blog, mas se voce puder me encaminhar a sua resposta para este email tambem mcbmocambo@gmail.com, ficaria muito grato

  138. Boa noite Aline,
    sou formada em psicologia e gostaria de saber se você conhece a Escola de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro . Soube que eles possuem curso a distância.

    Já agradencendo

  139. Boa noite Aline,

    Primeiro quero te parabenizar por seu conhecimento e disposição em informaras questões colocadas em sua página.
    Particularmente um comentário seu me intrigou, pois, se pastores conseguiram o reconhecimento de um órgão onde eles podem ministrar este curso aos interessados, qual a razão de você chamar de charlatanismo?
    Quero explicar a razão de minha pergunta : Sou mãe de um bebe de 1 ano e 4 meses e ajudo ativamente em uma igreja em São Paulo, sendo assim, este curso seria uma ferramenta preciosa, pois trabalhamos com vidas e 90% delas precisam de pessoas sérias aconselhando e ajudando.
    Não posso fazer faculdade no momento, mas também não gostaria de ser classificada como charlatã só porque não fiz uma faculdade, sendo assim, qual curso á distância me indicaria?

    Obrigada,

  140. Estou vendo a academia Brasileira de psicanálise contemporânea você conhece?

  141. Querida Aline,

    ótima matéria! Bem esclarecedora! Em Pernambuco-Recife, qual instituição é confiável.

    Pretendo após terminar minha graduação e psicologia(estou no 3 período), ingressar na psicanálise. Fico no aguardo de informações.

    Paulo Martins

  142. Olá…achei muito interessante seu blog.
    Sou formada em pedagogia e terei a oportunidade em fazer o curso de psicanálise em minha cidade pela ANEP vinculada com a Faculdade de Vinhedo -SP é um curso em nível de Pós graduação LATO SENSU em Psicanálise. Vc conhece? Outra dúvida que tenho é respeito do público … é bastante procurando as consultas com Psicanalistas? há procura?

  143. Aline Boa Noite! agradeço pelas dicas, ajudaram muito na minha decisão,ser uma psicanalista é um desejo antigo. Até junho me formo em pedagogia ,e ja atuo na área. Só tenho uma dúvida, começo o curso ou faço análise pessoal. Conhece alguma escola em Guarulhos, beijos..

  144. oi aline, gostei muito de suas postagens, realmente são bem pertinentes todos estes temas, mas eu gostaria que vc por favor esclarece que criterios poderiamos observar para escolhermos uma boa instituição, pois sabemos da seriedade das instituiçoes ligadas a IPA, ainda que bem burocratizadas e com certas restrições a recepção de não psicólogos ou médicos, mas há tambem muitas instituições não ligadas a IPA e tão serias quanto, então como saber?? falou-se muito da SPOB, mas se vc olhar pelo menos na site deles eles parecem trabalhar com o mesmo tripé clássico da formação ou seja:
    1 – análise,
    2 – teoria e
    3 -supervisão,

    então qual é o real problema???
    aqui em Pernambuco nós temos algumas instituições, como a SPR ligada a IPA, a Scopsi e ABEPE, gostaria e sua opinião sobre as mesmas, pois desejo me aprofundar na psicanalise, mais não vejo muito diferença nos processos destas tres e mesmo nos seus conteúdos, o que parece é que há uma elitização de alguns grupos, o que dificulta o acesso e facilita instituições as vezes menos serias, todavia mais acessivies, entendo ainda que mesmo em uma instituição não tão renconhecida, o analista em formação pode correr atrás de sua autoformação, mas o que fazer então??? aproveitando ainda gostaria de saber sua opiniao sobre se compensa fazer um curso de psicologia ou apenas a psicanalise basta para quem quer ser psicanalista.?

  145. o que vc tem a me dizer sobre a sociedade internacional de psicanalise de são paulo?

  146. Saudações !!

    Aline, tenho 59 anos ,2o grau completo, minhas profissões foram ligadas ao público e tb formação de profissionais e palestras,seminários,etc. Sempre quis me formar em psicologia , mas com o tempo fui me atraindo para a psicanálise. Bom, tempo é uma questão importante para mim agora.Moro em Araruama-RJ (região dos lagos -rj) e me indicaram formação em psicanálise à disância. Bom dentre os q estava analisando, deparei com teu site e comentários e fiquei mais preocupada em perceber qual é sério e reconhecido para q eu possa desempenhar como psicanalista . Já q ñ disponho como assistir aulas diariamente.optei pelo “à distância” e estava pesquisando os seguintes curos: SOCIEDADE INTERNACIONAL DE PSICANÁLISE DE SP; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILOSOFIA E PSICANALISE: SBPI – SOCIEDADE DE PSICANÁLISE INTERATIVA; ESCOLA PAULISTA DE PSICANÁLISE; JONIA RANALI; IUNES – ISNTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR; SOCIEDADE FLUMINENSE DE PSICANÁLISE; Enfim, Aline será q terei q deixar pra outra existência a realização desta formação a qual sonhei enquanto esperava me aposentar. Me auxilia , afinal tb me “formar” por enganação ñ será nada justo para com quem acreditar em mim. Abraços e desde já agradeço a atenção e resposta

    SARA

  147. Gostaria de saber se em Belém posso encontrar um bom curso de psicsnalise ou um bom psicanalista para para começar análise. Agradeco.

  148. Gostaria de saber se em Belém do Pará existe curso de psicanalise ou psicanalistas de confianca para iniciar análise .

  149. Cara senhora:

    A senhora recomendaria algum curso de psicanálise a distância?

    Atenciosamente.

  150. Olá!

    sou pedagoga, doutora em educação e gostaria de me dedicar à psicanálise. A princípio é pessoal mas também penso em atuar no atendimento.
    Sabes de algum lugar para esta formação em Goiás ou em Uberlândia-MG?
    Obrigada.

  151. Olá,

    Encontrei o seu artigo na Internet, achei pertinente a o seu posicionamento quanto aos cursos de psicanálise que são oferecidos por ai. Sou psicanalista clínica e didata desde 2009, atuo na clínica. Aqui na minha cidade já me deparei com situações absurdas e intervir, pois precisamos mesmo entrar em defesa da área para não cair no descaso. Apesar de não ter formação em psicologia e nem na área médica, sendo a minha formação em pedagogia com especialização em psicopedagógico clínica e neuropedagogia estou em constante processo de formação e interação com as áreas de psiquiatria e neurologia.

    Abraços

  152. Ola!
    Achei muito interessante seu site, esclarecedor. Eu tenho formação em Terapia para dependentes químicos e Dirigente de Comunidade Terapêutica. Já tive um centro de tratamento e internação para Dep Químicos e tbm como Voluntária na Vara da Infância com atendimento a menores infratores e dependentes de drogas por 7 anos, Palestras de Prevenção nas Escolas para Professores, pais e alunos e tbm atendimento a vítimas de violência e desaparecidos e a familiares de vítimas e pesquisa sobre o comportamento do Serial Killer (fiz ate mesmo o Curso de Detetive Civil e Criminal) me dedicando a tais pesquisas há 13 anos.
    Me interesso em fazer um Curso de Psicanálise, mas a cidade onde moro não possui nenhum e não posso sair da cidade para Cursar. Acha que fazendo um curso â distância, como já tenho um bom conhecimento comportamental, seria de todo ruim? Conheceria algum Curso bom em Nova Friburgo ou Petrópolis?
    Apoio tudo o que vc diz, em relação aos Cursos rápidos, mas quando

  153. Ola!
    Achei muito interessante seu site, esclarecedor. Eu tenho formação em Terapia para dependentes químicos e Dirigente de Comunidade Terapêutica. Já tive um centro de tratamento e internação para Dep Químicos e tbm como Voluntária na Vara da Infância com atendimento a menores infratores e dependentes de drogas por 7 anos, Palestras de Prevenção nas Escolas para Professores, pais e alunos e tbm atendimento a vítimas de violência e desaparecidos e a familiares de vítimas e pesquisa sobre o comportamento do Serial Killer (fiz ate mesmo o Curso de Detetive Civil e Criminal) me dedicando a tais pesquisas há 13 anos.
    Me interesso em fazer um Curso de Psicanálise, mas a cidade onde moro não possui nenhum e não posso sair da cidade para Cursar. Acha que fazendo um curso â distância, como já tenho um bom conhecimento comportamental, seria de todo ruim? Conheceria algum Curso bom em Nova Friburgo ou Petrópolis?

  154. Olá Aline,

    estive lendo o texto e muitos comentários dessa página, parece-me que você falou que a modalidade EaD está sendo testada por Jorge Forbes.

    Fale mais sobre essa experiência, se logrou exito…

    Caso sim, favor informar o nome do site EaD de Jorge Forbes ou o nome de algum curso Ead reconhecido pela psicanalise que se presa em terras brasileiras.

    Obrigada.

  155. Olá Aline,
    Me interesso muito pela área psicanalítica, porém comecei o Ensino Superior, no curso de Geografia na UFPB e tranquei antes do fim do 2º período, pois a mesma entrou em greve. Tranquei por tenho outros projetos, entre eles fazer o curso de Direito pela mesma instituição.
    Sendo assim, não posso fazer o curso de especialização em Psicanálise em uma dessas instituições mais coerentes. Porém, não queria esperar 5 anos para começar a ter noções em Psicanálise, pois de fato sou muito interessada na área.
    Andei pesquisando algumas instituições e achei as seguintes:

  156. Andei pesquisando algumas instituições e achei as seguintes:

    http://sociedadedepsicanalise.com.br/formacao/psicanalise/

    http://www.faculdadefaes.com.br/ba_07.htm

    http://www.abrafp.org/cursoforpsicanalise.html (Essa acho que não me aceita, porque exige n mínimo 2ª período de Ensino Superior)

    Por favor me dê sua opinião!
    Grata desde já,
    Att.

  157. Bom Dia!

    Existe alguma escola que ofereça o curso de psicanalise no abc?

    Obrigado!

  158. Ola Aline, sou formada em administração porém definitivamente não gostei da área sempre tive muito interesse em psicologia e psicanalise e estou pensando em fazer um curso porem moro no vale do paraíba em jacareí/SP e a unica escola que eu conheço na região é esta http://www.uniderc.com.br/ porem agora lendo o seu artigo fiquei com medo de não ser uma instituição de confiança, conhece alguma que eu possa procurar no vale do paraíba? Aguardo seu retorno, Obrigada.

  159. Boa tarde, realmente tem muitos cursos de psicanálise e sempre fica a dúvida de quais são sérios, peguei algumas indicações suas acima, vou ligar e me informar, você já ouviu falar da Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa, fica na Vila Mariana, teria alguma informação sobre essa instituição??? e bem perto de minha casa.

    Agradeço desde já o retorno

    • Olá Katia!
      Estou procurando informações sobre a sociedade brasileira de psicanalise integrativa, pois também estou interessada em fazer o curso de psicanálise. Você recomenda este lugar? Indica algum outro nessa região?

      Obrigada!

      • Eu e uma amiga tivemos problema com a Sociedade Brasileira de Psicanalise Integrativa. Veja no reclame aqui. Não faça!

        Abraços.

  160. Olá Aline,

    estou interessada em fazer o curso de psicanálise e gostaria de saber se você conhece alguma escola em Brasília que ofereça o curso com confiança e qualidade. Outra coisa, ainda estou endo sobre a psicanálise e gostaria de saber se você poderia me recomendar algum livo ou artigo para ler.

    Obrigada

  161. Olá Aline! Em primeiro lugar queria parabeniza-la pela iniciativa em nós ajudar com nossas dúvidas no campo da psicanálise. Pois bem! Minha pergunta é, sou formado em filosofia e gostaria de fazer um curso de psicanálise, encotrei uma pós em psicanalise da Uniara, que é uma universidade de Araraquara SP pelo sistema ead. O curso é licenciado pelo Mec. Segundo me informaram não poderei clinicar pois este fica restrito apenas a psicólogos, mas este é meu desejo. Pois bem! Sendo a psicalalise livre e vendo que a internet está recheada de malandros,gostaria de saber qual o melhor caminho para uma futura formação em psicanálise? Estou pensando em fazer esta pós que é segura e posteriormente ir me especializando, fazendo analise e outros cursos etc…O que você acha? Sou do Sul de Minas, você sabe de algum curso sério por aqui? Gostaria que me respondesse por E-mail, desde já obrigado Sergio…

  162. Boa Noite! Aline gostaria de saber se tem um curso com qualidade em psicanálise ead, pois estou em Palmas Tocantins.
    Obrigado aguardo resposta.

  163. Muito bom o post Aline, cheguei aqui por meio de uma busca que estava fazendo para esclarecer melhor sobre a questão da SOPB. Na realidade vi por meio do twitter que haviam algumas limitações quanto a prática da psicanálise e mais a fundo descobri que se tratava de uma proteção para a profissão. Estou iniciando meus estudos na área mas sou pós graduando em Psicologia da Comunicação e do Marketing e bacharel em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda. Estou cada vez mais imerso no universo Freudiano e admiro pensadores como você. Capazes de mostrar sua opinião de uma forma totalmente coerente. Gostaria de receber feeds com atualizações do seu blog. Ficaria grato se pudesse me responder por e-mail.

    Obrigado desde já.
    Rafael Regis

  164. TRANSCREVI AQUI ALGUNS TRECHOS INTERESSANTES DO INDEPENDENTE ARTIGO PUBLICADO EM http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-50/anais-da-religiosidade/a-cura-pela-palavra.

    FUI ALUNO DA SPOB E RECONHECI DE PRONTO A PRESENÇA DE PESSOAS INTERESSADAS EM SER PSICANALISTAS E OUTRAS QUE ESTAVAM ALI POR PURO DILETANTISMO. ALGUNS RELIGIOSOS E OUTROS AGNÓSTICOS, COMO EU. TEM DE TUDO. A LEI GARANTE. CONTUDO, APESAR DE CARREGAR DOIS ANOS DE ANÁLISE NA BAGAGEM COM UM LACANIANO, INICIEI A ANÁLISE COM UM FREUDIANO E PASTOR POR MAIS DOIS ANOS E QUE, DURANTE ESTE TEMPO, FEZ UM EXCELENTE TRABALHO, SEGUINDO A RISCA A METODOLOGIA PROPOSTA POR FREUD E NUNCA CONFUNDINDO AS BOLAS. HOJE JÁ ESTOU HÁ QUASE DOIS ANOS COM OUTRO FREUDIANDO AGNÓSTICO.
    CONCLUI A FORMAÇÃO TEÓRICA INSTITUCIONAL MAS A CONSIDEREI AQUÉM DAS NECESSIDADES E EXIGÊNCIAS DE UM PACIENTE EM RELAÇÃO A SEU ANALISTA; DAÍ TER COLOCADO PARA MIM MESMO A EXIGÊNCIA DE LER AS OBRAS COMPLETAS DE SIGMUNDO FREUD. O QUE ESTÁ EM CURSO. (SERÁ QUE TODO ANALISTA DE AFAMADA SOCIEDADE PSICANÁLITICA ASSIM O FEZ? QUEM FISCALIZA?): ALÉM DE CONTINUAR COM AS SESSÕES DE ANÁLISES.
    NÃO CREIO QUE A SPOB SEJA IMPUTÁVEL DE TODAS AS ACUSAÇÕES QUE LHE FIZERAM. NOS ÚLTIMOS ANOS AS EXIGÊNCIAS DE ANÁLISE PESSOAL SE AMPLIARAM. QUALQUER PSICANALISTA DE QUALQUER SOCIEDADE PODE SE CREDENCIAR PARA ANALISAR SEUS ALUNOS, DESDE QUE NÃO COBREM VALORES ESCORCHANTES DE SEUS PACIENTES, O QUE TEM FEITO DA PSICANÁLISE ACESSIVEL SOMENTE PARA OS BEM NASCIDOS. A SPOB ESTIPULA NO MÍNIMO 10% DO SALÁRIO MÍNIMO, SENDO QUE O MÁXIMO FICA PARA SER ACERTADO ENTRE O ANALISTA E O ANALISANDO CASO A CASO. AS TAIS APOSTILAS DEVERIAM SER SUBSTITUÍDAS PELA LEITURA COMPLETA DAS OBRAS DE FREUD, NO MÍNIMO. ENTRE OUTRAS. A SPOB FEZ UM ESFORÇO ENORME DE TRAZER GRANDES NOMES PARA SEUS APOIADORES, O CONGRESSO PSICANALÍTICO OCORRIDO EM ITAPERUNA EM NOVEMBRO DE 2008, COM A PRESENÇA DE AFAMADOS PSICANALISTAS ARGENTINOS, CHILENOS E DO BRASILEIRO DAVID E. ZIMERMAN. SEMINÁRIOS INTERNOS E REUNIÕES DE ESTUDOS SÃO REALIZADAS.
    MUITOS ERROS FORAM COMETIDOS, OUTROS CONSERTADOS, OUTROS MAIS SERÃO COMETIDOS. MAS NÃO HÁ MÁ-FÉ. A SPOB TEM SIDO ALVO DE ATAQUES, ALGUNS COM BASE E OUTROS POR IGNORÂNCIA. MAS SE ISTO OCORREU É PORQUE ELA É TRANSPARENTE. MOSTRA A CARA. PUBLICIZA SEUS ATOS, ENQUANTO OUTRAS TANTAS AINDA FUNCIONAM DE MANEIRA HERMÉTICA E EXCLUDENTES, INCLUSIVE COM A EXIGÊNCIA DE SER FORMADO EM PSICOLOGIA E MEDICINA, O QUE VAI CONTRA OS PRÓPRIOS POSTULADO DO PAI DA PSICANÁLISE.

    Em O Futuro de uma Ilusão, publicado em 1927, Freud escreveu sobre religião, detendo-se sobre o cristianismo. Frente ao desamparo, as pessoas imaginariam um pai poderoso que, com perfeição invejável, dá sentido aos enigmas da vida e às crueldades do destino, defendendo-as da força esmagadora da natureza. Como o pai biológico, o deus do cristianismo seria fonte de medo e inveja, com a diferença de que compensaria os sofrimentos concretos do presente com vida eterna e feliz após a morte. Concluiu, na fórmula famosa, que “a religião é a neurose obsessiva universal da humanidade”.

    Dois anos depois, em O Mal-Estar na Civilização, Freud classificou a religião de “delírio de massa”. Ela seria uma fase infantil da humanidade, a ser superada com o triunfo da ciência e da razão sobre as superstições e misticismos. “O afastamento da religião está fadado a ocorrer com a fatal inevitabilidade de um processo de crescimento”, escreveu.

    Numa carta a um discípulo, o pastor suíço Oskar Pfister, porém, Freud manifestou tolerância com a dupla condição do colega: “Que o senhor possa ser um analista tão convicto e, ao mesmo tempo, um homem espiritual, pertence às contradições que tornam a vida interessante.” Freud se dizia um “herege incurável” e defendia que a visão de mundo científica é incompatível com a religiosa.

    Outro amigo de Freud, Theodor Reik, foi acusado de charlatanismo por exercer a psicanálise sem ter diploma de medicina. Freud publicou então A Questão da Análise Leiga, no qual defende que qualquer pessoa que tenha feito uma formação psicanalítica, e tenha sido submetida a uma análise própria, poderia exercê-la, no quadro de uma sociedade de profissionais da área. Ele temia que a psicanálise fosse “medicalizada”, ou seja, se tornasse uma mera subdivisão da psiquiatria nas faculdades de medicina. Segundo ele, a teoria do inconsciente deveria ser estudada por aqueles que se interessam pela evolução da civilização humana e suas principais instituições como a arte, a religião e a ordem social.

    Na carta a Pfister, Freud acrescentou: “Não sei se o senhor adivinhou a ligação secreta entre A Questão da Análise Leiga e O Futuro de uma Ilusão. Na primeira, quero proteger a psicanálise dos médicos; na segunda, dos sacerdotes. Quero entregá-la a uma categoria de curas de alma seculares, que não necessitam ser médicos e não podem ser sacerdotes.”

    Em sua avaliação, a psicanálise deveria deixar de ser privilégio dos ricos para ser uma ferramenta de apoio no equilíbrio emocional de massas e mais massas. “Nos últimos quarenta anos, a população brasileira dobrou e o número de psicanalistas não acompanhou a estatística”, disse.

    A população não só dobrou como se urbanizou de maneira acelerada. Milhões de brasileiros que moravam em núcleos isolados no campo, onde eram submetidos ao poder dos senhores da terra e da Igreja Católica, num espaço de poucos anos foram atirados em periferias de cidades desorganizadas. Nelas, a força da desagregação dos valores tradicionais é enorme. Pobreza, desemprego, baixa escolaridade, tentações do sexo, do álcool e da propaganda, incerteza, ausência de laços sociais – foi nessa paisagem que as igrejas evangélicas vicejaram. E é nela que aumentaram as taxas de sofrimento psíquico e, consequentemente, a demanda por tratamento.

    A China passou por processo semelhante, e ainda mais brutal. Avalia-se que hoje entre 200 mil e 300 mil chineses se suicidem anualmente. Com isso, a psicanálise, longamente proibida, começou a se espalhar. Sociedades freudianas de Paris e Berlim partiram em busca desse novo mercado de sofredores psíquicos e se estabeleceram em Xangai e Pequim. Obras de Freud e Lacan estão sendo publicadas em chinês. (Do ponto de vista marxista, é uma ironia da história: a psicanálise, ideologia burguesa, reaparece num país à medida que o capitalismo é restaurado.)

    Jacques Lacan fez outra previsão. Numa célebre entrevista em Roma, em 1974, declarou: “A religião triunfará. A psicanálise sobreviverá, ou não.” Para Lacan, nada mais natural que o fracasso da psicanálise. “Afinal, aquilo ao qual ela se consagra é muito, muito mais difícil.” E resumiu sua tese: “Se a religião triunfar é sinal de que a psicanálise fracassou. Em suma, é uma ou outra.”

    Wagner Chagas de Menezes é mestre em História pela UFF. Prof. de História. Fez a parte instrutiva na SPOB. Não possui certificado e está em análise há aproximadamente 6 anos. Possui vários artigos publicados na área de História.

  165. É um equívoco, de fato, falar-se em “Curso”. Não deveria, a rigor, existir cursos de Psicanálise: a expedição de um papel, dê-se o nome que quiser, é tão simbólico quanto enfiar a mão dentro de um tubo de palha cheio de formigas, como fazem algumas tribos na Amazônia. É apenas um rito de passagem. Mas formação em psicanálise, deve preceituar a leitura das obras completas de Freud, a análise pessoal e permanente do analista em vista o fenômeno da contratransferência (a estipulação de um quantitativo de horas para a formação é questionável e arbitrário) e a supervisão constante de um analista didata. Tudo o mais é como se disse:…o mais…

  166. Concordo contigo Santos! vejamos bem: a profissão mencionada e discutida aqui, não é reconhecida ainda por lei; logo certas associações que se dizem estarem em defesa do Analisado, da profissão e ou defendendo ou preocupadas com a qualidade do profissional,etc, é meio suspeito para mim. Pois muitas delas tem tentado proibir esses cursos EAD de psicanálise entrando com ações no congresso Nacional, para tentar coibir esses cursos, mas o congresso não atende a essas solicitações, por entenderem os parlamentares, que não devem atender a tais absurdos, por se tratar de cursos livres que está dentro da CBO. O próprio Freud deixa bem claro o interesse dele em que outras pessoas (que ele chama de leigo), que não sejam apenas médicos e psicólogos possam vir a ser um profissional da psicanálise. Vejo que a única preocupação dessas associações é apenas com o interesse de só médicos e psicólogos poderem fazer tais cursos e a psicanálise ser manipulada por essas duas classes de profissionais que merecem o nosso respeito, mas não o de decidirem quem pode ou não exercer a profissão (que na atualidade, qualquer pessoa com nivel superior, pode fazer o curso de psicanálise e ser um profissional competente, bastando fazer um curso sério e competente). Iniciarei minha pós em NeuroPsicopedagogia Clínica agora nesse primeiro semestre de 2014 ( conclui minha graduação em Pedagogia no final do ano passado 2013), vou iniciar meu curso de Psicanálise Clínica e assim que concluí-lo, vou me associar a uma associação que não seja uma dessas de Elite caríssima, mas uma que tenha um profissional do direito para defender os interesses dos seus associados e eles que briguem entre si, pois agindo assim, não estarei nem burlando a lei, nem ferindo os princípios da nossa constituição. Mas de acordo com o CBO, estarei amparado ao me registrar como profissional Liberal. Basta lembrar que a psicologia também passou por toda essa polêmica, até ser reconhecida. Quando a psicanálise for reconhecida e amparada por lei (acho que vai demorar mais ou menos um século para que isso aconteça, pois no mundo inteiro a psicanálise é exercida por profissionais capacitados que são graduados em algum curso nivel superior e fazem um curso de psicanálise). Porém, todos aqueles que ja estejam trabalhando na área e que tenham feito um curso de psicanálise (que são esses os requisitos exigidos para que seja um profissional da área), terão direito a regularizarem-se e estarão serão também ;reconhecidos legalmente. Lembrando: é fazer fazer um curso que numa instituição que exija:
    1ª Parte – Parte Teórica
    2ª Parte – Análise Didática – Análise Pessoal.
    3ª Parte – Parte Prática – Estágio Supervisionado com Pacientes/piloto, com o propósito de capacitar o Psicanalista para o exercício consciente da Profissão e propiciar a auto-análise .
    Lembrete: A psicologia no passado, foi uma profissão só de elite e para a elite, até ser regulamentada… e hoje até os postos de saúde, tem esse profissional para atender a classe pobre pelo sus. Não é bacana isso?

  167. Bom dia Aline,
    Desde já agradeço por sua generosidade. Eu desejo fazer uma especialização em psicologia clinica.
    Aqui em Vitória-ES teria alguma de seu conhecimento para me indicar? Sou psicologa e há tempos não atua nessa área.
    att
    Lidia Coutinho

  168. Aline, Boa Noite!

    Embora tenha sido esclarecedor seu texto sobre a formação do psicanalista, e de grande ajuda para quem deseja adentrar para área, por outro lado fiquei bastante preocupado em encontrar uma boa escola e uma formação de qualidade.
    Tenho grande interesse na área e gostaria de fazer o curso, porém como você já mencionou no texto, existe muito charlatanismo nesse meio, e isso levanta uma grande dúvida quanto a qualidade e credibilidade na formação.
    Será que você pode me indicar uma boa escola em Belo Horizonte? Você sabe se existe algum curso semipresencial que tenha qualidade e credibilidade na formação?
    E só abusando um pouquinho da sua boa vontade, que orientação e conselhos você poderia dar para um iniciante?

    Agradeço seus conselhos e apoio.

    Abs,

    Rony Santiago
    Belo Horizonte-MG.

  169. Olá Aline !

    Nossa você não sabe como me ajudou! Estava perdido… mas olha fiz minha matrícula na Escola de Psicanálise de São Paulo (http://www.escoladepsicanalise.com.br/curriculum_vitae.htm#!profissionais/c1zun) Gostaria de saber mais sobre essa escola como procedo?

    Uma dúvida! A análise eles são obrigados a oferecer incluso dentro do curso? Pois quando fui fazer a entrevista me disseram que era aparte e pago

    Por enquanto muito obrigado pela oportunidade ok

    Fábio

  170. vou fazer pós graduação em psicanalise, depois posso fazer mestrado em psicologia?

  171. Gostaria de saber a respeito de cursos de formação em psicanalise aqui no Estado da Paraíba.
    Att.

  172. Aline,

    Busco formação em Psicanálise e gostaria de saber se conhece alguma instituição em Maceió-AL, ou se recomenda algum curso à distância, posto que, atualmente, não posso me deslocar para outros Estados. Caso eu opte pela formação à distância, esclarecendo que já sou formada em Direito, quais os prejuízos em relação a uma formação presencial e como poderia estar compensando?
    Obrigada.

  173. aline,
    gostei muito dos seus comentários e, se for possível, poderia me indicar um curso de psicanalise aqui em fortaleza. só achei o grupo de estudos psicanalíticos mas para entrar tem que ter formação em medicina ou psicologia e eu sou formada em pedagogia.
    desde já agradeço.

  174. Boa noite!
    Sou graduada em Letras/ Pós em docência do Ensino Superior/ Pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
    Fiz Psicanálise, mas não filiei em uma associação, ou sindicato.
    Poderia me indicar alguns, para que eu possa me associar?
    Moro no Rio de Janeiro, posso me filiar a uma associação de outro estado?
    Seria melhor associação, ou sindicato?
    É necessário me filiar a uma associação para clinicar?
    Se eu não me filiar, como mandarei confeccionar meu carimbo?
    Sei que são muitas perguntas e peço desculpas e agradeço por qualquer ajuda!

  175. Bom dia! Quero fazer uma pós-graduação em psicanálise clinica, moro na Bahia e encontrei essa opção: http://ceapp.net/. será que é confiável? Posso fazer sem medo?

    Grata!

  176. Olá, boa tarde Aline.
    Para fazer um curso de psicanalise, tenho que ter graduação?
    Um curso com duração de 30 meses com análise didática me habilita a clinicar?
    O tempo pra mim já passou bastante e já tentei fazer 3 faculdades, não conseguir por conta do meu trabalho, agora que mudei de ramo tenho mais tempo e fiquei apaixonada pela psicanalise quando tive contato com Freud no seminário de teologia na igreja. Mas por ser um curso de três anos porém livre, não é reconhecido pelo MEC. Posso fazer um curso de psicanalise e clinicar mesmo só com o nível médio?
    Você conhece o ibrapchs aqui do Rio de Janeiro? É confiável?
    Obrigada.

  177. ola estou a fazer licenciatura em Gestao de recursos humanos. posso depois fazer mestrado em psicoanalise?

  178. Tendo em vista seu conhecimento gostaria d auxilio para encontrar uma instituição seria em fortaleza. Cheguei a fazer 2 aulas na Scopsi, mas achei algo estranho la, mesmo perguntando sobre a ligação com instituições religiosas eles sempre me afirmaram q era apenas coincidência, mas vendo todos palestrantes ou professores todos q vi eram teólogos, e eles meio q dão um credenciamento o q achei estranho, te passo aqui o link do site deles para ver o q vc acha.
    http://www.scopsi.org/
    http://www.scopsi.org/#!credenciamento/c1s6u
    http://www.scopsi.org/#!codigo-de-etica/c251p

  179. Estou terminando o curso de formação em Psicanálise, pela FAES, agora INEB, de São Paulo,gostaria de saber se o Curso é recomendado, O Curso pode chegar a 2 anos de duração ,apesar do conteúdo programático ser bem extenso e as apostilas muito bem preparadas pelo corpo de professores, o pensamento teórico é bem Freudiano, sem deixar de apresentar o pensamento de outros teóricos da psicanálise, e haver ampla avaliação em testes para o aluno, havendo a exigência de análises didáticas e análises individuais com os alunos, lrvo meus estudos muito a sério e tenho adquirido literaturas sobre oos teóricps da Psicanálise. Resido em Volta Redonda -RJ, sou graduado em Biologia , tendo Pós Graduçao nessa área, como também em Parapsicologia do Sistema Grisa, gostaria de sua opinião sobre o Curso fr São Paulo, O Diretor do Curso Prof. Valdivino é psicanalista e é formado em vária faculdades. Obrigado Aline Sieiro

    • BOA NOITE ALINE SIEIRO , TENHO JÁ REGISTRADO EM SUA COLUNA LOGO ACIMA, UMA CONSULTA SOBRE A VALIDADE DE MEU CERTIFICADO EM PSICANÁLISE CLINICA CONCLUIDO NA FAES E DEPOIS IMUDADO PARA A ENTIDADE INEB,COM O PROF,VALDIVINO, FIZ TODOS OS TESTES COM BASE NO ENSINO A DISTANCIA E APOSTILAS MUITO BEM ELABORADAS,LEVO OS MEUS CURSOS MUITO A SÉRIO, SOU FORMADO EM BIOLOGIA COM PÓS GRADUÇÃO, FAÇO PARTE DA SOCIEDADE BRASDILEIRA DE MEDICINA PSICOSOMÁTICA,POSSUO DIPLOMA DE CONCLUSÃO DE 3 ANOS PARASPSICÓLOGIA CIENTÍFICA , CLINICA E CURSOS DE FÍSICA QUANTICA,GOSTARIA QUE VC PUDESSE AVALIAR A CERTIFICAÇÃO ,ANTECIPADAMENTE GRATO E PARABÉM PELA COMPETENCIA E O EXCELENTE TRABALHO DE INFORMAÇÃO AOS SEUS INTERNAUTAS,UMA BOA NOITE1

  180. Aline, boa tarde!

    Parabéns pelos seus comentários, são muito esclarecedores. Gostaria de sua ajuda. Sou reflexoterapeuta e gostaria de cursar Psicanálise em Sorocaba/SP, onde moro atualmente. Aqui em Sorocaba tem a Casa da Psicanálise. Voce poderia me informar por e-mail se é essa é uma escola séria?
    Abraço,

    Josi Komatsu

  181. Boa noite Aline.

    Sou formada em Biologia, mas não atuo na área. Sempre tive interesse na psicanálise, mas no momento não disponho de tempo para estudar presencialmente, pois resido em Ferraz de Vasconcelos – SP e trabalho em Suzano – trabalho. Os cursos oferecidos em São Paulo são na grande maioria no centro de São Paulo. Por isso, estou quase optando por um curso on-line. Achei alguns, um até que oferece pós graduação (mestrado ou doutorado) para qualquer área de formação. Já entedi a sua opnião sobre os cursos on-line, ou seja, você não recomendaria nenhum, por isso se eu resolver encarar, tenho conciência de que é por minha conta e risco…kkkk. Você saberia me dizer se tem alguma escola de formação em psicanálise em Mogi da Cruzes, Suzano, em fim, no Alto Tietê? Aguardo seu retorno e desde já agradeço. Kelly

  182. Cara Aline,

    Estou pesquisando cursos de Psicanalise, gostaria da sua opnião sobre a Escola de Psicanalise de São Paulo ( Fica na Vila Mariana ) http://www.escoladepsicanalise.com.br/.
    Outra opção seria a WCCA centro de estudos de psicanalise http://www.wccapsicanalise.com.br/site/.
    Serei muito grata com a sua resposta.
    Obrigada desde já.
    Bianca

  183. Olá Aline,
    Tudo bem?

    Gostaria de saber se com uma graduação em marketing e formação em Psicanálise pelo CEP é possível ser reconhecida pelas instituições mais formais (clínicas, hospitais…) como psicanalista.

    Isso porque me falaram que só serei reconhecida como psicanalista “de verdade” pelo Sedes ou pela Sociedade… isso faz sentido?

    Obrigada desde já pela atenção.

  184. Gostaria de saber se o curso de Psicanálise Infantil oferecido pelo PRAXIS no RJ é confiável.

  185. Olá, Bom dia

    Recebi uma indicação de curso de Formação em Psicanálise no IBCP em São Paulo. Você conhece? tem alguma referência?

    Muito Obrigada

  186. Sou dentista, trabalho com odontogeriatria, pacien tes terminais, oncologicos.
    Faco analise ha anos e me interesso muito pela area.
    Eu poderia com a mimha graduacao, fazer curso de formacao em psicanalise e atuar na area? Os convenios aceitam soh graduados em psicologia ? ou poderia tbm me credenciar ?
    Vc indica um curso no rj? obrigada

  187. Aline,
    importantíssima a sua escrita como importante alerta ao que vem se divulgando por aí como formação Psicanalítica. Se você me permitir gostaria de por no Site da ARTJ e na pagina da ATRJ no face uma cópia dessa sua escrição.

    Quanto a pergunta da Cristina que é Dentista e já faz análise, que há Na Escola Letra Freudiana a possibilidade da Formação Psicanalítica em sendo dentista ejá tendo iniciado o seu tratamento Psicanalítico. A Escola Letra Freudiana é uma Instituição seríssima e fica na Barão de Jaguaribe, 231 em Ipanema., esquina com a Garcia D´ÁvilaO telefone da secretaria para marcar intrevista é: 2522-3877

  188. Vi acima vários pedidos de orientação de cursos sérios de Formação e desejo dizer a Talita, quando na dúvida busque, poe exemplo, em São Paulo a SBPSP que é filiada a IPA – International Psychoanalytical Association, fundada por Freud e que tem filiadas em todo o Brasil. Tenho o catálogo deles exatamente para indicação para não haver errosna busca por Instituições realmente sérias. Assim Talita, em São Paulo é a SBPSP 11 2125-3777 11 2125-3711 http://www.sbpsp.org.br ou pode procurar diretamente o Psicanalista Plinio Montagna e marcar uma entrevista com ele para maiores esclarecimentos, podendo dizer que foi indicação da Psicanalista Sonia Mattoso Monteiro da SPRJ do Rio de Janeiro. Telefone do Plinio Montagna é 11 3368-3364. Qualquer duvida pode falar comigo pelo soniamattoso@globo.com.

  189. Boa tarde! Me mudei para Rio das Ostras recentemente e gostaria de saber se tem informações de instituições confiáveis por aqui. Descobri uma que se chama Miesperanza, vc conhece? O que sabe sobre ela? Preciso voltar a estudar, participar de cursos, grupos de estudo por aqui até para poder fazer parte do grupo de psicanálise da cidade e voltar a trabalhar.
    Tomara que possa me ajudar.
    Abraço,
    Daniele

    • Boa noite Daniele.
      Sou aluno MIESPERANZA do Pólo Santa Cruz, RJ, supervisionado pela Dra. Márcia Teixeira. Me interessei pelo artigo da Aline e vi sua pergunta aqui sobre a idoneidade do MIESPERANZA. Posso lhe dar algumas informações. Primeiro, para ingressar na formação no MIESPERANZA é necessário possuir diploma de curso superior MEC em algum segmento do conhecimento humano. São três anos de formação teórica (36 encontros mensais e monografia) . É necessário também 50 análises didáticas e avaliação em estágio supervisionado por uma analista didata credenciada. O MIESPERANZA é uma instituição seríssima. O Dr. Zilmar, presidente da Associação, é enfático em manter os critérios da formação nivelados por cima. O MIESPERANZA é a única escola de psicanálise que eu conheço associada ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Conselho Brasileiro de Psicanálise, é associada UNESCO, a associação é Membro das Nações Unidas, é associada a American University // Humanistic University of Americas // Eric Frohmm World University, seu diploma é válido no mundo todo, credenciada a ADMIR, FACEI, Escola Legal, dentre outros. A formação é dupla. Em três anos você estará formada e pós-graduada em Psicanálise (o diploma de pós-graduação é reconhecido e chancelado pelo MEC). A associação tem mestrado e doutorado internacional para você avançar ainda mais. Aproveite para participar do COMBRASP, Congresso Brasileiro de Psicanálise, Tema: A clínica psicanalítica e as estruturas clínicas na contemporaneidade, dias 26, 27 e 28 de Junho em Araruama teremos a participação de profissionais de várias cidades do Brasil e talvez de estrangeiros. Site http://www.miesperanza.org.br.
      Espero ter contribuído positivamente para sua decisão.
      Sucesso.

  190. Trabalho como terapeuta holística e tenho muita vontade em fazer um curso de psicanalise. Recentemente recebi um convite de uma amiga que está fazendo o curso em Volta Redonda-RJ, porém não conheço a Instituição chamada IBRAPCHS (Instituição Brasileira de Psicanálise Clínica, Ciências Humanas e Sociais). Você pode me ajudar? Grata,

  191. Olá Aline, bom dia! Conheci seu blog hoje e achei super interessante, sou graduada em Psicologia e desde que entrei na faculdade tinha uma relação muito satisfatória com a psicanálise, atualmente estou atendendo na clínica e vou começar uma pós em psicanálise na Escola Brasileira de Psicanálise, em Salvador.
    Gostaria de sugestões sobre livros tanto na área clinica, quanto em psicanálise. E se puder, peço que dê uma olhada na minha página, onde trago assuntos referentes a psicologia e de teor psicanalítico, Obrigada!

  192. Bom dia,

    Sou graduada em Letras e tenho mestrado em Psicologia. Moro em Campo Grande/MS. vcs saberiam me informar se existe algum curso que forme psicanalistas aqui? É bem complicado achar essas informações, até mesmo com pessoas que trabalham na área aqui.

  193. Moro em Americana, você me indica algum curso ou pós em psicanálise em Campinas?

  194. Ola
    Achei bem interessante este blog e assunto muito me interessa psicanalise clinica, gostaria de obter informações sobre esta instituiçao Fatebra.. E confiavel?
    http://fatebra.com.br/psicanalise/
    Obrigada
    Aguardo resposta

  195. To procurando curso bom de psicanálise e me indicaram o spbi de são paulo inclusivel faz a distância , você conhece e sabe me dizer se e bom?

  196. Oi Aline,
    Li um post seu de 2010 onde uma pessoa perguntava sobre a NPP, na época vc informou que ela era nova por isso não tinha muita informação.
    Pretendo fazer o curso de Psicanálise e procurando escolas encontrei esta em Sao José do Rio Preto. Hoje vc teria mais informações sobre esta escola?
    Teria outra escola em Rio Preto que indicaria.

    Grata
    Natali

  197. Olá Dr(a), saudações! Tive o prazer e o privilégio de encontrar o seu site, e quero elogioa-lo(la) pelo ótimo design.

    Aproveitando a oportunidade permita-me apresentar-lhe um Curso na área da Previdência:REVI – Programa de Implantação da Àrea Previdenciária, e que se for do Vosso interesse deixo-lhe abaixo o link para que V.Sa. o visite:

    http://hotmart.net.br/show.html?a=G3535247Q

    Agradeço-lhe antecipadamente a oportunidade que V. Sa. me deu de compartilhar desta excelente capacitação profissional que lhe trará muitos benefícios.

    Um grande abraço.

    paulgalenweb

  198. Olá Aline!
    Parabéns pelo Blog e por fomentar as discussões em torno do tema. Trata-se de grande contribuição á todos os que desejam saber mais sobre a Psicanálise. Gostaria de saber se você conhece a ABMP, instituição com sede em Brasília. Também aproveito para saber qual a fundamentação da exigência , por parte das instituições, de que aqueles que desejam se tornar analistas, além do tripé Análise pessoal-Teoria-Supervisão, tenham formação acadêmica em qualquer área.Como bem citou em uma de suas postagens, seria muito útil que a formação fosse da área da saúde, uma vez que o “candidato” já teria um bom conhecimento baseado nas emoções humanas(ou algo do tipo.)..Entendo que alguém com formação em Matemática, por exemplo, como é o caso de alguns leitores que já postaram em seu Blog, tenha tanto ou menos capacidade intelectual quanto um jovem que tenha apenas concluído o ensino médio ou que ainda não tenha concluído o ensino superior, mas que, por outro lado, já consiga fazer uma leitura de mundo mais madura do que o dito graduado. Pois bem, como sou leigo, gostaria de saber de alguém como você, que já tem uma longa caminhada na Psicanálise, sobre qual a explicação para tal exigência(a da graduação)?..Muito obrigado e espero obter resposta, já que percebi que a algum tempo você não responde aos posts..rsrs

  199. ola queria saber se posso me especializar em psicanalise quando me formar em bacharelado em filosofia????me explique sou nova na faculdade e não bem o que fazer me ajude.

  200. Não há nenhuma evidência científica que confirme a eficácia terapêutica da psicanálise. Eu particularmente não acredito nisso e lamento que a maioria dos psicólogos formados no brasil sigam esta corrente.

    Psicoterapia com eficácia comprovada é a cognitivo-comportamental. Até o presente momento, só essa.

    • Certamente quem procura um psicanalista não está em busca da eficácia que você parece descrever em sua fala. Quem bom que existe todo tipo de demanda para todos os profissionais da saúde! Abs.

  201. Olá Aline. Não posso te dar “parabéns” pelo post pois não me sinto qualificado para tal, mas posso te dizer que concordo plenamente com sua matéria, argumentos e postura quanto aos tópicos “Formação de Psicanalista”, “Cursos de Psicanálise”, “Legislação a respeito” etc.
    Já fiz terapia por um longo tempo e gostaria de poder continuar fazendo pelo exercício de maturidade que todo o tratamento representou para mim. Sequer sei dizer se “preciso” ou não de terapia hoje em dia mas posso dizer que é sempre bom ter uma mente lúcida, antenada e “completamente isenta” a perscrutar meu Logus de Ser, daí a responsabilidade que atribuo ao terapeuta frente aos seus clientes.
    Sempre quis atuar nessa área pela vontade de aprender com a diversidade da mente humana e também com os movimentos mentais de busca da razão de irmãos de batalha.
    Sinto que eu seria mais permeável à linha de Carl Jung. Você me indicaria, ao menos para pesquisa, como chegar a cursos nessa linha?
    Peço-te, se você me permite, que não pare com essa luta, pois se a onda religiosa tomar conta disso não será possível medir a extensão dos estragos!
    Agradeço de antemão e, como o Valter (posts acima) espero obter resposta, já que percebi que a algum tempo você não responde aos posts..rsrs

    • Oi Gleiner. Infelizmente não tenho muito conhecimento sobre a psicologia de Jung para conseguir fazer uma recomendação. O que em geral eu conheço e recomendo é mais centrado na psicanálise francesa. Você já tentou fazer uma pesquisa nos sites das grandes escolas de psicanálise no Brasil, para verificar se existe algo oficial na sua região? Abs.

  202. Oi Aline,
    Enviei meu currículo para começar um Curso de Formação Psicanalítica a distância ofertado pela Universidade Livre Despertalista, Pesquisei o currículo Lattes do reitor e achei excelente. será que posso confiar nessa formação por ser a distância?

  203. Bom dia, Aline!

    Por gentileza poderia me indicar um curso de psicanalise em Sorocaba SP, estou em duvida neste http://psicanaliseanep.com.br/index.html poderia me ajudar?

  204. Olá vi seu comentário so não entendi, oque tem aver a religião de quem ,está dando o curso ,não importa se a católica ,protestante,pastor,padre, axo q a questão tem q ser A estrutura ,capacidade ,preparo, axo q tem muito preconceito .

  205. Existe uma lei que faça exigência que o psicanalista seja graduado? Se tem qual é?

  206. Aline,

    Gostaria de saber o que tens a dizer sobre o Corpo Freudiano e sobre a Associação Brasileira de afilosofia e Psicanalise (Ead)? Conhece alguma? Elas tem credibilidade na sua opinião?

  207. Olá Aline. Essa publicação deu muita repercução! Entendo que as pessoas, assim como eu, ficam perdidas para escolher uma boa formação, em todas as áreas, na psicanalise não seria diferente. Encontrei seu texto fazendo uma busca quase utópica, “diferença entre fórum do campo lacaniano e escola brasileira de psicanalise”.
    O que vc diria sobre isso? Li que vc recomendava ambas (EBP via Clin-a), mas gostaria de uma opinião atualizada! Se preferir me mande e-mail. Obrigada!

  208. Bom Dia Aline,
    Seu texto é imensamente esclarecedor.
    Gostaria de sua ajuda para me indicar um local para formação em psicanálise no Rio de Janeiro.
    Sou formada em História e gostaria muito de realizar um curso de psicanálise que seja sério.
    Muito Obrigada

  209. Onde posso estudar em Brasília psicanálise. Quero ter segurança e credibilidade nos estudos que me passarem. Já sou graduada. Li as posta genes e senti muita responsabilidade nas informações. Grata

  210. Boa noite Aline !!!
    Gostaria de saber sua opinião sobre a Sociedade Brasileira de Psicanalise Integrativa a fundadora e a psicanalista Fátima Mora … E gostaria de uma dica referente a área criminal, preciso ter uma graduação em Psicologia e tendo uma graduação em serviço social poderei com pós-graduação em psicologia criminal ou forense; seguir uma carreira na área criminal, gostaria muito de um direcionamento obrigada…

  211. Boa noite
    Pessoal eu gosto muito de psicanálise sempre estudei sempre leio algumas coisas relacionado a psicanálise e as técnica psicanalíticas, agora quero me aprofundar um pouco mais na área já tenho curso superior em compuatacao, mas minha paixão eh psicanálise estou buscando fazer o que seu gosto então quero entender mais sobre os princípios da psicanálise e ter uma formação e ter a capacidade de atender clinicamente atualmente eu já faço análise com uma psicanalista aqui no Mato Grosso porém essa área apresenta uma baixa quantidade de Bons profissionais como já disse moro no mAto grosso olhei uns curso Estou a caminho! Mais não sei se são de confiança para uma formação de respeito. O que vc a indicariam para o meu caso apaixonado em psicanálise e que busco uma formação para clinicar existe alguma boa EAD o que vcs indicariam no meu caso pra fazer. Moro na capital Cuiabá. Preciso de orientacao

    • João Daniel, em Cuiabá tem o Laço Analítico Escola de Psicanálise, inclusive com Jornada próxima. Pesquisa pelo nome e encontrará referencias.

  212. Aline, seus textos são muito bons e trazem muitos esclarecimentos, principalmente a leigos como eu.
    Gostaria de te pedir uma ajuda. Estou com muita dificuldade em escolher entre o Sedes e o CEP. Pode me sugerir quais critérios usar para definir minha escolha?
    Muito obrigada! Abraços.

  213. Olá! Gostaria muito de fazer uma especialização em psicanálise que fosse realmente séria!
    Sou de Goiânia, gostaria de saber qual instituição de ensino vc me indicaria aqui!
    Obrigada!

  214. Obrigado por toda sua ajuda.
    Gostaria muito de fazer um curso a distância de psicanalise. ( onde moro já busquei). Seria apenas para auxilio de pessoas carentes. Vi um curso da Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa (SBPI) , você poderia comentar sobre?
    Muito obrigado.
    Eric

    • Tbm gostaria de me tornar psicanalista apenas para trabalho voluntário. Estou na busca de um curso de EAD, o senhor já fez o curso na SBPI?

  215. Ne formei na anpc. Nao foi a distância mas ekes estao divulgando um curso seme presencial. Carga horária 1480horas. O que vcs acham.

  216. Olá… Participe do almoço em prol da construção da Igreja Nossa Senhora da Piedade. Dia 07/05
    BENDITA JEIJOADA COMPLETA
    Show com Marília Mello
    Atração: Orquestra Arpejo Eventos
    Local: Clube de Campo – Duarte de Freitas, 133 – Centro Mogi das Cruzes – SP
    Venda de convítes: 964883200

  217. Floriculturas em Alto Pereira, Itabira, MG Mercados, Restaurantes em Alto Pereira MG O Melhor do Bairro
    cabine de foto para evento
    , aluguel e venda de cabine
    , temos preços promocionais para seu evento.
    pacotes completo de 4 e 3 horas, temos tbm robo de led podendo fechar pacotes com a cabine

    21 99575-4185
    http://www.cabinefotomania.com

  218. Prezado(a) Untitled Document

    Veja isto, BITCOLESIUM – Ganhe 1 Bitcoin ao se cadastrar na hora!!!
    1 Bitcoin = R$7.870,00 reais hoje

    https://bitcolesium.com/?ref=loys

    Simples, Fácil e Rápido

  219. Retifica de Turbina e Oficina Diesel e Especializada em Caminhões Caminhonetes e Veículos Pesados.
    Despachamos para todo o Brasil
    Retifica de Turbina
    Retifica de Bico Injetor
    Retifica de Bomba Injetora
    Nossa oficina é estruturada para fornecer os melhores serviços de recondicionamento do país.
    Investimentos constantes em máquinas de alta tecnologia e capacitação técnica de pessoas são prioridades na política de qualidade da empresa.
    O atendimento é personalizadoe ágil. Normas técnicas de segurança diferenciam nossos serviços.

    http://vipdiesel.com.br/
    Telefone: (11) 2304-0534 | (11) 7868-5356 wats app Oficina Diesel

  220. Prezado(a) Empreendedor J Travel +55 11 28939552

    Venho lhe convidar a conhecer e investir em Bitcoin
    Obtenha rendimentos mensal de 30% sobre seus valores em Bitcoin
    Conheça e participe da maior comunidade de ajuda mutua do mundo
    Comunidade com mais de 230.000.000 milhões de membros no mundo
    Em Bitcoim seus lucros são garantidos

    Cadatre-se como meu indicado em
    https://l.brazil-mmm.net/?i=loys
    Acesse o site e cadastre-se

    Após seu cadastro lhe adiciono no whatsapp
    E esclareço todas as suas dúvidas

    Obrigado e tenha um ótimo dia!

  221. Prezado(a) Empreendedor Untitled Document

    Venho lhe convidar a conhecer e investir em Bitcoin
    Obtenha rendimentos mensal de 30% a 50% sobre seus valores em Bitcoin
    Conheça e participe da maior comunidade de ajuda mutua do mundo
    Comunidade com mais de 235.000.000 milhões de membros no mundo
    Em Bitcoim seus lucros são garantidos

    Cadatre-se como meu indicado em
    https://l.brazil-mmm.net/?i=loys
    Acesse o site e cadastre-se

    Assista no youtube uma apresentaçâo completa
    https://www.youtube.com/watch?v=XlYCd5OraAo

    Segue nosso grupo de apoio no whataspp
    Onde poderemos lhe esclarecer todas as dúvidas
    https://chat.whatsapp.com/EW5MOYWOJGEGVgx14UC7nS

    Obrigado e tenha um ótimo dia!

  222. Olá.
    Quero te convidar para minha palestra sobre Ondas Cerebrais que será aqui em Campinas dia 14 de Setembro, inscreva-se neste site:

    https://www.dillaram.com.br/eventos/ondas-cerebrais-como-nosso-cerebro-funciona/

    Esta terapia esta revolucionando os tratamentos, veja o que podemos fazer:
    Tratamentos feitos com Sucesso:
    Déficit de atenção em crianças e adultos
    Vícios como o Álcool e o Cigarro
    Pressão alta
    Estresse e Ansiedade
    Tristeza Crônica
    Mal Humor
    Insônia
    Alergias
    Doenças respiratória
    Dores Crônicas, Cefaléias e musculares
    Obesidade
    Falta de apetite, anorexias e bulimias
    Falta de Foco e Motivação
    Síndrome do Pânico, traumas e medos
    Aumento da Criatividade e Inteligência
    Perda da Memória atual ou passada
    TPM
    Rejuvenescimento
    Alzheimer
    Sequelas do AVC

  223. Ola, voce poderia me dar sua opiniao sobre o Instituto Bittencourt de pscicanalise em Belo Horizonte / MG? Voce poderia me indicar algum em Belo Horizonte /MG? Grata pela sua atencao , Sandra

  224. Olá.
    Quero te convidar a conhecer a Terapia com Música Binaurais – Reprogramando suas Ondas Cerebrais que venho aplicando e estudando a mais de 10 anos.
    Conheça melhor o meu trabalho no site:
    http://www.cerebralmusic.com.br

    Esta terapia esta revolucionando os tratamentos, veja o que podemos fazer:
    Tratamentos feitos com Sucesso:
    Déficit de atenção em crianças e adultos
    Vícios como o Álcool e o Cigarro
    Pressão alta
    Estresse e Ansiedade
    Tristeza Crônica
    Mal Humor
    Insônia
    Alergias
    Doenças respiratória
    Dores Crônicas, Cefaléias e musculares
    Obesidade
    Falta de apetite, anorexias e bulimias
    Falta de Foco e Motivação
    Síndrome do Pânico, traumas e medos
    Aumento da Criatividade e Inteligência
    Perda da Memória atual ou passada
    TPM
    Rejuvenescimento
    Alzheimer
    Sequelas do AVC

  225. Aline, boa noite,
    Obrigado pelas informações.
    Duas perguntas, por favor: 1 – que cursos de psicanálise vc indica em Belo Horizonte? 2- conhece a Sociedade Brasileira de Psicanálise winnicottiana, que agora é Instituto Brasileiro de Psicanálise winnicottiana IBPW. Pode me dar alguma informação, por favor?

  226. Aline, bom dia!
    Gostaria de saber sua opiniao sobre a IBPC. Tenho interesse em fazer o curso de formação em psicanálise mas estou receosa quanto a credibilidade.

    Desde ja, agradeço!

    • Oi Mariangela, tudo nem com você?
      Gostaria de saber se vc fez/iniciou o cirso de psicanalise no IBCP e o q vc achou? Caso vc esteja cursando em outro lugar, vc poderia me falar o q têm achado?
      Obrigada

  227. Olá Aline,
    Sou grata por sua publicação, onde encontrei muitas elucidações sobre minhas questões de ultimamente. Estou voltando para o mercado de trabalho, e estou maluquinha tentando planejar um roteiro para chegar onde pretendo, onde o foco é ajudar outras pessoas a se reprogramar , se entender e consequentemente se curar de suas afliçoes. Não conclui minha graduaçao, mas ja tenho como plano um curso de Practitioner em PNL pelo Instituto Ideah- Queria saber de você, o que acha do curso de Psicanalise do SBPI- Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa. Agradeço desde já!
    Abraço

  228. Revisao Diesel Multimarcas, a partir de 399,00
    Retifica de Turbina a partir de 499,00
    Retifica de Bomba Injetora apartir de 699,00
    Retifica de bico injetor a partir de 399,00
    Retifica de Turbina e Oficina Diesel e Especializada em Caminhões Caminhonetes e Veículos Pesados.
    Despachamos para todo o Brasil
    Retifica de Turbina
    guincho leva e traz gratis São Paulo e Região
    http://vipdiesel.com.br/
    Telefone: (11) 2304-0534 | (11) 7868-5356 wats app Oficina Diesel.
    O atendimento é personalizadoe ágil. Normas técnicas de segurança diferenciam nossos serviços.
    Revisão Diesel todas as marcas
    guincho leva e traz gratis São Paulo e Região
    Retifica de Turbina e Oficina Diesel e Especializada em Caminhões Caminhonetes e Veículos Pesados.
    Despachamos para todo o Brasil
    Retifica de Turbina
    O atendimento é personalizadoe ágil. Normas técnicas de segurança diferenciam nossos serviços.

  229. Retifica de Turbina e Oficina Diesel e Especializada em Caminhões Caminhonetes e Veículos Pesados.
    Despachamos para todo o Brasil
    Retifica de Turbina
    Retifica de Bico Injetor
    Retifica de Bomba Injetora
    Nossa oficina é estruturada para fornecer os melhores serviços de recondicionamento do país.
    Investimentos constantes em máquinas de alta tecnologia e capacitação técnica de pessoas são prioridades na política de qualidade da empresa.
    O atendimento é personalizadoe ágil. Normas técnicas de segurança diferenciam nossos serviços.

    http://vipdiesel.com.br/
    Telefone: (11) 2304-0534 | (11) 7868-5356 wats app Oficina Diesel

  230. Aline primeiramente muito obrigado pelas informações e dicas valiosíssimas, obrigado de coração. Gostaria de saber se você pode indicar alguma escola de psicanálise na região de Londrina. Desde há agradeço

  231. Olá. Sou teólogo e pretendo fazer uma boa Formação em Psicanálise. Moro no interior de Minas Gerais e por perto não tem a formação.

    Estive pensando em fazer por EAD. Mas tenho receio de não ter uma boa formação para atuar com qualidade no mercado.

    Se puder me ajudar neste sentido, agradeço.
    Marcio de Azevedo
    32) 984829872

  232. Olá. Gostaria de saber se há algum curso de formação em psicanálise no interior de MG ou em Capinas, que possa ser indicado. Em Belo Horizonte, quais cursos são confiáveis?
    Obrigado.

  233. Gostaria de informação sobre cursos de psicanálise de referência no Rio de Janeiro.

    Att
    Thais

  234. Olá, Aline,
    Sou professora, pedagoga e no momento estou cursando pós em psicomotricidade.
    Tenho interesse pela psicanálise.
    Qual curso de formação você recomendaria no Rio de Janeiro?
    A SOBRAPSICO é boa? Tem outra indicação?

  235. Boa noite!
    Sua preocupação quanto a possíveis charlatanismo é louvável, porém lembro que a formação psicanalítica não é reconhecida pelo Mec. E nem se pretende ela apenas uma ocupação no reconhecida Ministério do Trabalho. Nada mais que isso. Onde está escrito na legislação brasileira que tais Instituições Psicanalítica tem algum amparo constitucional. sou licenciado em matemática, pós graduado, e possuo doutorado livre em teologia, possuo também um curso de psicanalise, que falta ser concluído pelo triple que é a analise e estágio. Agora o mais absurdo é que já estão as Sociedades ditas Psicanalíticas oferecendo mestrado em psicanalise, o que você acha disso? Quem faz o curso sr bom não é a instituição e sim o próprio aluno.

Enviar um Comentário