Associação Livre

Filmes que tratam de deficiência

Por Aline Sieiro em 29/11/2010 23:59

Sugestões de filmes e documentários com temáticas da Educação Especial e da Inclusão.*

As atividades com filmes tem sido uma das estratégias utilizadas em cursos de formação profissional, assim como um meio de sensibilizar as pessoas quanto a questões voltadas para a deficiência e a inclusão. Neste sentido, estamos disponibilizando uma lista de filmes com uma pequena sinopse como sugestão. Não deixe de sugerir a amigos e profissionais da área, assim estaremos ajudando, de alguma forma, a sensibilizar as pessoas quanto a questões voltadas para temas ligados à diferença/diversidade humana.

Nos ajude a aumentar essa lista com novas sugestões.

1. Aforçadeumcampeão-umjovemdeumafamíliaproblemáticaqueencontroua força interior para se tornar um campeão.

2. A filha da luz – associação entre autismo de uma criança de seis anos com poderes extraordinários gera o seu envolvimento com uma seita religiosa.

3. A história de Carrie Buck – garota com deficiência mental fica grávida e é indicada pela instituição para ser esterilizada.

4. A história de Ryan White – adolescente, portador do vírus HIV, enfrenta dificuldades advindas da sua condição e das interações sociais.

5. Além dos meus olhos – aborda percepções e sentimentos de deficientes visuais. 6. Almas gêmeas – amizade entre duas garotas envolve a fusão e dificuldades de limites.

7. A música e o silêncio – uma jovem é a ponte de comunicação entre os pais surdos e o mundo exterior, em uma pequena cidade do Sul da Alemanha.

8. Ao mestre com carinho – alunos com problemas de aprendizagem se transformam a partir de uma abordagem pedagógica diferenciada.

9. À primeira vista – homem adulto cego recupera a visão após intervenção cirúrgica e precisa aprender a “ver” ou interpretar os estímulos que passa a perceber.

10.A prova – relata experiências e percepções de um homem adulto cego.

11.Asas da liberdade – interação entre adultos jovens com problemas de comportamento e seus familiares.

12.À sombra do piano – mostra a relação problemática de uma mãe, frustrada pela impossibilidade de seguir a carreira artística, com suas filhas, sendo uma delas autista; esboço da diferença entre um possível tratamento hospitalar e a relação familiar com a jovem autista.

13.Borboleta de Zargosk (Série “Os transformadores”) – documentário veiculado pela TV Cultura sobre a escola russa para crianças com deficiências múltiplas, fundamentada nos pressupostos da Psicologia de Vygotsky (produzido pela BBC, Londres, 1989).

14.Cegos, surdos e loucos – um homem surdo que é dono de uma banca de jornal e seu empregado, que é cego, se metem em apuros após uma tentativa de assassinato ocorrer perto do local em que trabalham.

15.Código para o inferno – um garoto autista de nove anos consegue decifrar códigos secretos de uma instituição de segurança que procura eliminá-lo.

16.Conrack – desafios e desempenho de um professor em uma comunidade distanciada da cultura urbana e letrada, com alunos considerados “problemas”.

17.Dominick e Eugene – trata do relacionamento entre dois irmãos e dos estereótipos sobre a deficiência mental.

18.Encontrando Forrester – relacionamento de um jovem com seu ídolo esportivo, que teve impacto marcante em sua história de vida (EUA, 2000).

19.Experimentando a vida – aos 28 anos Molly, que é autista, volta a viver com seu atarefado irmão, após deixar a instituição onde morava. A relação entre os dois é difícil, até que Molly aceita submeter-se a um tratamento revolucionário.

20.Feliz Ano Velho – caso de deficiência física adquirida em que são externadas as percepções mais subjetivas de seu portador. Enfoca a superação da negação e da depressão, causadas pela perda de mobilidade e da autonomia do paraplégico.

21.Filhos do Silencio – apresentação de comportamentos, interações e possibilidades de adultos com deficiência auditiva.

22.Forest Gump – homem relata sua história, levando-nos a questionar a deficiência mental.

23.Gênio indomável – rapaz com bom desempenho em matemática enfrenta adversidades e busca organizar sua vida.

24.Gilbert Grape – aprendiz de sonhador – rapaz cuida do irmão com deficiência mental. O filme mostra algumas dificuldades dos familiares e da pessoa com deficiência mental.

25.Janelas da Alma – documentário brasileiro com depoimentos de portadores de deficiências visuais.26.Johnny vai à guerra – sensações e pensamentos de um jovem mutilado pela guerra, que se encontra hospitalizado, sem ver, ouvir, falar u se mover.

27.Lágrimas do silêncio – relata um caso de deficiência auditiva adquirida em uma jovem atriz de teatro.

28.Loucos de amor – um jovem com uma espécie de autismo se apaixona por uma mulher que tem o mesmo problema e que freqüenta seu grupo de ajuda. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de forma normal. Entretanto ao conhecer Isabelle em seu grupo de ajuda tudo muda em sua vida, por estar apaixonado por ela.

29.Mentes perigosas – alunos de gueto americano, estigmatizados pelo racismo e com condutas hostis e agressivas, encontram formas diferenciadas de interação com uma professora de literatura.

30.Mentes que brilham – garoto com talentos especiais e excelente desempenho escolar vai para a universidade e convive com adultos, vivenciando conflitos.

31.Meu filho meu mundo – comovente e delicada história de um casal que luta para tratar de seu filho autista, apesar dos diagnósticos médicos desfavoráveis.

32.Meu mestre, minha vida – escola envolvida com violência, tráfico de drogas e racismo passa a ser o desafio de um novo diretor.

33.Meu nome é rádio – história verídica de um jovem americano com deficiência mental que se tornou famoso no mundo dos esportes; ênfase nos relacionamentos interpessoais e nas mediações de seus instrutores.

34.Meu pé esquerdo – caso de paralisia cerebral em que o portador de necessidades especiais se torna uma figura central na estrutura familiar. Enfoca interações familiares e sociais, além de atendimentos especializados pelos quais passa o sujeito.

35.Mr. Holland, adorável professor – músico torna-se professor e, posteriormente, pai de um garoto surdo. Mostra as dificuldades de comunicação entre um pai ouvinte e um filho surdo.

36.Nascido em 4 de julho – soldado retorna paralítico da Guerra do Vietnã. Questionamento da guerra.

37.NELL – isolamento social: jovem, encontrada vivendo afastada da cidade, tem comportamentos inesperados após interações sociais.

38.O amor é cego – visão cômica sobre os valores sociais e as dificuldades com as diferenças.

39.O encantador de cavalos – adolescente sofre uma amputação após acidente e procura retornar as atividades por meio da equitação.

40.O enigma de Kaspar Hause – trata do isolamento social e da falta de construção de funções básicas do sujeito, com ênfase nas relações entre linguagem e pensamento. Baseado em relato histórico do preceptor de Kaspar Hause, de 1832, na Alemanha.

41.O filho da noiva – relações familiares em torno de uma mulher com problemas de memória.

42.O milagre de Anne Sullivan – história de Helen Keller, caso real de jovem com deficiências múltiplas, e sua interação com a educadora Anne Sullivan.

43.O oitavo dia – mostra a sensibilidade e a afetividade de um jovem com síndrome de Down e as alterações que as suas capacidades provocam nos outros.

44.O óleo de Lorenzo – pais procuram descobrir acura para seu filho, portador de uma doença rara: a adrenoleucodistrofia (ADN).

45.Os segredos de Adam – garoto autista apresenta comportamentos intrigantes.

46.Os melhores dias de nossas vidas – Rory é um jovem rebelde, bem humorado, que fala o que pensa, não liga para as convenções sociais, nem para nada, nem para ninguém. Seu oposto é Michael, que sempre levou uma vida completamente sem graça e enfadonha. Estas duas pessoas tão diferentes têm em comum a deficiência. Rory é tetraplégico e Michael tem paralisia cerebral. Descontentes com as “regras da vida”, estes dois amigos inusitados planejam deixar a instituição onde estão internados com a ajuda de Siobhan para que eles finalmente atinjam seus objetivos: viver a vida em toda a sua intensidade.

47.Os pais dos surdos – a que se assemelha o mundo para milhões de pessoas que, desde seu nascimento, vivem no silêncio? O filme nos faz penetrar e descobrir esse país longínquo, reinado pelos sistemas de comunicação específicos, onde tudo passa pelo olhar e pelo toque.

48.Perfume de mulher – apresentação de comportamentos e possibilidades de adulto com deficiência visual.

49.Ray Man – exposição dos comportamentos e possibilidades de um adulto com a síndrome do autismo.

50.Meu filho, meu mundo – intervenções intuitivas de uma mãe, a partir de seu relacionamento com o filho autista.

51.Sempre amigos – pessoas muito diferentes que descobrem possibilidades de boa interação.

52.Shine – brilhante – um jovem talentoso na música precisa enfrentar o pai dominador e seus próprios problemas psicológicos em busca da perfeição.

53.Simples como amar – uma garota com problemas mentais arranja um namorado. O relacionamento é desaprovado por sua mãe protetora, o que faz com que a garota queira cada vez mais liberdade em sua vida.54.Stanley e Ìris – homem adulto enfrenta dificuldades por ser analfabeto.

55.Tempo de despertar – médico se envolve se envolve na investigação de uma doença (encefalite), que altera o comportamento dos sujeitos, e se dedica ao acompanhamento experimental de intervenções terapêuticas. Baseado na obra do neurologista Oliver Sacks.

56.Tortura silenciosa – uma professora de educação física surda não percebe quando um de seus alunos esconde uma moeda, rara e roubada, em sua bolsa. Logo depois, o rapaz morre na explosão de seu carro e um policial corrupto (Sheen), que sabia do roubo, começa a persegui-la, tentando reaver a moeda. Desesperada, a professora pede a ajuda a um amigo do aluno morto, que passa a protegê-la e decide denunciar o caso ao F.B.I.

57.Uma janela para o céu I e II – baseado na história real de Jill Kinmont, trata-se de história passada em 1955, quando a jovem Jill, então com 18 anos de idade, revela-se um enorme talento para o esqui e aposta certa para vencer os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956. Mas acontece uma fatalidade: Jill por pouco não perde a vida após uma queda brutal na neve, mas fica paralisada do pescoço para baixo. Ainda que esteja impedida de praticar esportes para sempre, Jill agora tem uma outra batalha: viver e conviver com sua deficiência. Para isso ela vai contar com a ajuda de amigos, dos pais e parentes.

58.Uma lição de amor – homem com deficiência mental luta na justiça pela guarda da filha.

59.Uma mente brilhante – homem com excelente desempenho em matemática apresenta problemas mentais.

60.Mar adentro – Ramón era um mecânico de barcos que aos 20 anos já dava a volta ao mundo e aos 26, num mergulho em águas rasas, tornou-se tetraplégico e instalou-se para sempre numa cama, entre as quatro paredes torturantes de seu quarto. Luta na justiça para legalizar a eutanásia e finalmente poder “morrer com dignidade”.

* Material elaborado por Sônia Bertoni em dezembro de 2009.

Comentários

  1. Oi amiga!! Quanto tempo… Saudades!

    Assisti recentemente Como estrelas na Terra, é sobre a insensibidade dos adultos frente às necessidades da criança disléxica. O filme é lindo…

    Faltou também Escritores da liberdade. Fala sobre o poder transformador da educação!!

    Estes não podem ficar de fora!!

    Bjim

    Sabrina (Psico – hehehe)

  2. Aline, boa tarde, vi a relaçãod e filmes expostos por você e fiquei interessada em comprá-los, onde encontrar, moro em Maceió e por aqui temos pouquissimos material a respeito, fico grata caso me retorne através de meu email. Dê-me dicas e locais onde encontrá-los. Obrigada. Jedalva.

  3. Se possível disponibilizar link para baixar os filmes, não estou conseguindo com facilidade, tenho um trabalho para fazer de inclusão.

    Agradecida

  4. Eu tenho uma sugestão de um filme excelente: O Lado Bom da Vida.
    Eu assisti e adorei, o filme conta a história de um homem que sofre de bipolaridade (e alguns outros problemas) que diante de um acontecimento ele acaba perdendo a cabeça, e indo parar num sanatório. Por causa desse incidente ele perde quase tudo na vida: casa, emprego, casamento. Depois de um tempo no sanatório, ele volta a morar com os pais e acredita que conseguirá reconstruir sua vida e, principalmente, retomar seu casamento. Mas uma mulher igualmente problemática surge na vida dele e acaba mudando seus planos.
    O filme é recente e não fala sobre uma deficiência específica, mas fala de doenças problemáticas então achei que seria legal sugerir.

  5. Decisões Extremas também é um ótimo filme, fala sobre pais que formar uma empresa de biotecnologia para desenvolver um medicamento para salvar a vida de seus filhos, que têm uma doença de Pompe, uma fatal.

  6. Assistir o filme liçao de amor e mim deu vontade de chorar é emocionante,pois aborda o tema deficiencia mental e o amor vence todos os obstaculos possives de compreender.

Enviar um Comentário