Sybil conta a história de Shirley e suas 17 personalidades. O livro, de 1971, foi escrito por Flora Rheta Schreiber com ajuda da própria Shirley e sua psicanalista – Cornélia Wilbur. No livro, a autora consegue descrever e contar a história com riquezas de detalhes. Descobrimos um pouco de cada personalidade, suas curiosidades, a forma como as transições aconteciam e que tipo de tratamento ela desenvolveu durante anos.

O livro nos dá a oportunidade de conhecer um pouco sobre personalidades multiplas e ao mesmo tempo de discutir a questão diagnóstica, uma vez que ainda hoje se discute se o caso dela era realmente de multiplas personalidades, histeria ou mesmo pura sugestão.

No filme, Sally Field faz o papel de Sybil, e mesmo com grandes diferenças na história adaptada para o filme, vale a pena assistir pela brilhante atuação de Sally Field.

No mesmo tema, a série de TV United States os Tara nos apresenta Tara, uma dona de casa com diversas personalidades. Com momentos de humor e de drama, vamos descobrindo junto com a protagonista os detalhes de suas transições e suas possíveis causas. Atualmente a série terá uma terceira temporada.