Aline Accioly Sieiro - Psicanalista

Você sabe o que é baixa visão?

(Vídeo 01: O que é baixa visão)

Além de uma limitação perceptiva, os deficientes visuais são caracterizados por uma ausência de visão, total ou parcial, que influencia diretamente no modo como apreendem as informações do mundo externo.

Na medicina, um deficiente é caracterizado pelo que pode ou não ver e o quanto isto pode ser medido. Assim, para saber se uma pessoa á deficiente visual, sua capacidade visual é medida pela acuidade visual, ou seja, como o grau de aptidão do olho para discriminar os detalhes espaciais (Rocha e Ribeiro-Goncalves, 1987).

Entre um grupo de deficientes visuais, ainda ocorrem subdivisões de tipos de deficientes, de acordo com as limitações que apresentam, e também no quanto de acuidade visual possuem. Há os cegos (ausência total de visão) e aqueles com baixa visão, ou visão subnormal (ainda possuem algum tipo de visão residual).

Segundo Torres & Corn (1990) visão subnormal, ou baixa visão é uma perda severa de visão que não pode ser corrigida por tratamento clínico ou cirúrgico nem com óculos convencionais. Também pode ser descrita como qualquer grau de enfraquecimento visual que cause incapacidade funcional e diminua o desempenho visual. No entanto, a capacidade funcional não está relacionada apenas aos fatores visuais, mas também às reações da pessoa à perda visual e aos fatores ambientais que interferem no desempenho. Muitas funções visuais podem estar comprometidas no indivíduo com visão subnormal, como: acuidade visual, campo visual, adaptação à luz e ao escuro e percepção de cores, dependendo do tipo de patologia apresentada, isto é, do tipo de estrutura ocular que apresenta lesão. Essa condição, no entanto, não deveria ser confundida com cegueira. Pessoas com visão subnormal ainda têm visão útil a qual pode ser melhorada com recursos ópticos especiais. A deficiência visual pode ser menor ou maior dependendo da patologia ou lesão ocular de cada indivíduo.

Para determinar melhor essa divisão, existe uma classificação feita por médicos e oftalmologistas, segundo a qual cegos são aqueles que apresentam acuidade visual de 0 a 20/200 (enxergam a 20 pés de distancia aquilo que uma pessoa normal enxerga a 200 pés), no melhor olho após correção com ajuda de óculos, ou que tenham no máximo um ângulo visual de 20º de amplitude. São considerados indivíduos com visão subnormal aqueles que apresentem acuidade visual de 20/200 pés a 20/70 pés no melhor olho, após correção máxima. (Amiralian, 1997)

O grupo de cegos é formado por aqueles que apresentam desde a ausência total de visão, até a perda de percepção de luz. O grupo de baixa visão é formado por pessoas que teriam desde a condição de indicar a projeção de luz, até o grau em que a redução de visão chega a limitar seu desempenho. (Amarilian, 1986) Ainda segundo esta autora, uma classificação de acordo com a idade também é importante, pois o valor da interação visual nos primeiros anos de vida, não só para formação de conceitos, como de espaço, mas também o estabelecimento das relações afetivas.

As crianças que já nascem com baixa visão têm suas formas próprias de apreender a realidade a sua volta. A grande questão que se coloca para elas é como são vistas pelos outros ao seu redor. Ora são tratadas como cegas, ora são tratadas como se tivessem uma visão normal. (Amiralian, 2004). Muitos pais parecem só conseguir assimilar a realidade de quem enxerga ou de quem é cego, não entendendo que existe outra realidade entre elas. Assim, a atitude materna pode oscilar entre tratar o filho como cego e tratar o filho como uma pessoa que enxerga. Essa situação pode gerar dificuldades emocionais e angústia tanto para os pais quanto para a criança.

Segundo Amiralian (2004), essas dificuldades passadas pelo pelos pais em entender a realidade dos filhos podem levar ao conformismo, ao desinteresse, ao desânimo, ou a uma necessidade de luta pelo filho. Sabe-se o que é enxergar ou não enxergar, mas é muito difícil compreender limitações que variam não só em relação à acuidade visual, mas, também, em relação ao campo visual, à sensibilidade aos contrastes, à adaptação à luz e ao escuro, à percepção de cores e principalmente, à eficácia no uso da visão. A ausência de identificação das crianças que possuem baixa visão constitui-se como um problema nuclear, o que já foi demonstrado por diferentes pesquisas… (Amiralian, 2004)

Por isso, na fase inicial na vida da criança com baixa visão, é de extrema importância a forma como ela se relaciona e se constitui como sujeito. Segundo Amiralian (2004), no estágio inicial de desenvolvimento, a interação com a mãe é considerada primordial, sendo as qualidades dessa interação, e os cuidados fornecidos, elementos essenciais.

Que mãe é essa que consegue ou não sustentar essa posição para seu filho? Amiralian (1997, p.59) comenta que muitos estudos psicanalíticos sobre o desenvolvimento de um bebê deficiente visual mostram as dificuldades principalmente do contato mãe – bebê, no qual estas, ao invés do orgulho natural de conceber, sentem injustiça, orgulho ferido, culpa, depressão, entre outros. Tudo isso, muitas vezes de forma inconsciente, as afasta de seus filhos e, como resultado, o bebê reage a este afastamento com passividade. Segundo Hoffmann (2000), ocorre entre os pais uma espécie de anestesia da função que deveria exercer, e por isso elas acabam restritas somente aos cuidados fisiológicos (…), enceguecidos, os pais não conseguem ver para além dos olhos que não lhes respondem da forma que desejavam. (Hoffmann, 2000).

(Vídeo 2: Como você pode adaptar a escola; como uma pessoa com baixa visão vê)

(Vídeo 3: Adaptações e Recursos)

Saiba mais:

Laramara

Fundação Dorina Nowill

CNIC Canadá

Loja CNIB

136 Comments

  1. mara

    eu quero saber se uma pessoa com 3 graus pode ser considerada com baixa visao

    • edinilson moreira

      Olá tudo bem, tenho um tio que perdeu a visão não sei como foi, falando como minha mãe ela disse que ele estava trabalhando numa obra.
      Quando ele caiu de um Andam-me bateu a cabeça, ele fico algumas horas desacordado quando acordo não estava vendo.
      Desculpa esqueci de falar que faz tempo que aconteceu isso com ele.
      Gostaria muito de saber como posso ajuda o meu tio, ele é uma ótima pessoa apesar de não ver ele faz tudo na sua casa.
      Pois minha mãe fica muito triste quando vai lar com ele.
      Quando ele fica em sua casa fazendo as coisas ele bater muito a suas pernas.
      Eu penso de Coração pra mim ajudar com meu tio Por favor.

      • marcelo

        tenho 15 grau de miopia num olho e 26 no outro sou considerado deficiente

        • Diana

          Oi meu nome e diana tenho ambliopia anisometropica tenho 20/20 de um olho e 20/50 no outro esferico – 4,50 cilíndrico – 2,00 lentes de alto indice observação mediar DNP

        • Diana

          Oi meu nome e diana tenho ambliopia anisometropica tenho 20/20 de um olho e 20/50 no outro esferico – 4,50 cilíndrico – 2,00 lentes de alto indice observação mediar DNP. Eu tenho baixa visão

  2. Aline Sieiro

    Mara,

    A pessoa tem 3 graus de que?

    Se for de algum erro de refração (miopia, hipermetropia, presbiopia ou astigmatismo), não. Os erros de refração não são considerados Deficiência Visual pois são corrigíveis com óculos, lente ou cirurgia.

  3. selma regina dos santos

    ola meu nome é selma sou portadora de baixa visão a 9 meses comprei uma lupa eletronica ,por sinal muito boa,produzida pela USP ,mas estou precisando de dinheiro e vcou ter que vende-la estou procurando sites liggados a deficiencia visal porque achop mais facil encontrar quem queira comprar ,eu paguei por ela 1.700,00 mas vendo por R# 1.200,00,estou mesmo precisando de dinheiro.agradelço o espaço .e espero que possam me ajudar.

  4. Gabriela Nery

    Ola, Meu nome é Gabriela, meu filho tem 7 anos, levei-o ao oftalmologista a 4 meses atras, e foi detectado ambliopia no olho direto. Andei pesquisando a respeito se ambliopia é considerada baixa visão, e obtive respostas positivas quanto a isto, porém a escola diz que ele não tem problema de baixa visão, e sem contar que o outro olho que é melhor tem grau forte de+6,50.
    A pergunta é. Ambliopia é baixa visão, ou não?
    Apesar de o Especialista(oftalmologista) ter emitido um laudo no qual diz que ele tem ambliopia. A pedagoga leiga no assunto, diz que o laudo tem que vir escrito baixa visão.

    • Aline Sieiro

      Para ser considerado deficiente visual, ele precisa ter a condição de acuidade visual ruim nos dois olhos. Ou seja, se ele tem problema em um olho, mas o outro só tem problemas de refração (miopia, etc), então não é considerado deficiente visual. O que caracteriza a baixa visão e cegueira não é propriamente a doença, mas o quanto de acuidade visual ele tem (por condição ou não da doença). Se ele tem a acuidade visual considerada normal, não importa muito as doenças que ele tem. ENtão o laudo deve dizer apenas da condição da acuidade visual, conforme tabela abaixo, para caracterizar deficiência visual.

      http://www.deficienteonline.com.br/deficiencia-visual-classificacao-e-definicao___14.html

  5. kelly

    Olá, tenho 33 anos, sou portadora do ceratocone em ambos os olhos há 14 anos, no olho esquerdo tenho 13 graus de miopia e direito 10 graus, uso lentes de contato rigida e oculos com lentes especiais “tipo fundo de garrafa”, so que as minhas foram adaptadas para ficarem mais fina.
    No entanto preciso saber com este grau e a ceratocone sou considerada deficiente?

  6. sil

    ola tenho ambliopia,estrabismo e presbiopia no olho direito minha acuidade visual e 20/200 no olho direito e 20/30 no olho esquerdo fui classificada em uma seleção simplificada, fui para pericia medica o medico disse que eu ñ era deficiente visual, perde a vaga gostaria de saber se tenho direito ou não. aguardo resposta obrigada

    • Aline Sieiro

      Sil, para ser considerada deficiente visual, é preciso ter a acuidade visual baixa no melhor olho. Ou seja, se você tem um olho “bom”, você não é mesmo considerada deficiente. Pelo que eu entendi, você tem esses problemas apenas em um olho, é isso mesmo?

      • Monalisa

        Olá tenho ambliopia astigmatismo e hipermetropia,
        Minha acuidade visual e
        Sem correção
        OD 20/200
        OE 20/200
        Com correção
        OD 20/30
        OE 20/60.
        Tenho condições de passar com esse grau no exame de visão do psicotécnico?

      • antonieta

        nivevel da deficiência costatada cuidade visual=olho direito20/50olho esquerdo movimento de mãos espécie de deficiência monocular descrição da deficiência cegueira em um olh retinopatia da prematuridade cid 10 da deficiência costatada h544 h351eu queria saber se e baixa visão o direit eu não ejo quase nada n direito vejo pouco e eu tenho direito a seposertar espero resposta boa noite e já se operei do olho esquerdo mais não vejo mais nada

  7. michelly

    ola aline sou podtadora de baixa visao cid h54,2 devido a degeneraçao macular precoce pois tenho isso desde os 16 anos hoje tenho 29 tenho dificuldade para arrumar emprego pois nao tenho experiencia pode me dar dicas

    • Aline Sieiro

      Michelly,

      Existem instituições pelo Brasil que oferecem habilitação profissional para pessoas com deficiência visual. Em SP, por exemplo, a Lara Mara desenvolve esse trabalho de treinamento e colocação profissional. Procure por instituições e serviços assim em sua cidade.

      Boa Sorte.

  8. Luciane

    16º no melhor olho é considerado baixa visão ou deficiencia?

    • kredit hartz iv

      situazione aggiornata come prima piu o meno, siamo qualche tick sopra sempre in long, con segnali sh poi negati 2381 altro segnale , da confermare.sistema metastock con ts in intraday…

    • Thank You Doc,I have taken your advice and bought a bunch of fruit the other day to replace my chocolate fix. I hope I can go 2 weeks. I really need to cut the bad stuff from my diet. I will report back on my progress.Thanks againBen

    • http://www./

      That’s really shrewd! Good to see the logic set out so well.

  9. bianca

    Ola tive coroidite pntacat interna no olho direito o que acarretou numa perda do campo visual detalhe que ja possuia um grau alto de miopia de -9,5 neste olho e astigmatismo e possuo um grau de 10,5 de miopia no olho esquerdo e astigmatismo de 1,5 sou considerada deficiente visual??

  10. milena

    Olá! tenho duvida quanto ao que posso me considerar. tenho extrabismo no olho direito, glaucoma, astigmatismo e foi considerado baixa visao. vou prestar concurso e gostaria de saber se posso me inscrever como portador de necessidade, pergunto isso porque estava fazendo curso de comissaria de voo e fui reprovada no exame de vista, a medica disse que eu nao prestava para a funçao. o extrabismo é corrigido com cirurgia, mas os demais nao. entao nao sei definir onde me enquadro. se na area militar nao sou apta, como posso ser considerada totalmente normal. ninguem tem uma deficiencia pq quer ou gosta, mas se tenho o direito de usar a meu favor pq nao? desde ja, obrigada.

  11. Deise

    Olá gostaria de saber qual a definiçao para o meu CID corretamente. Faço uso de protese ocular no olho esquerdo e uso de lentes no olho direito 2,5 para longe, gostaria de saber se isto é visão monocular e se me encaixo a lei de cotas será que pode me ajudar? obrigada.

  12. Alice

    Oi! Gostaria de saber se 8 graus de miopia é considerado deficiência e se com esse nível de miopia uma pessoa pode ter prioridades em algum processo seletivo? Antecipadamente, muito obrigada!

    • Lolita Oliveira Ruta

      guardo resposta obrigada

  13. edilza

    ola eu tenho uma filha com baixa visao,gostaria de saber aonde eu encontro materias escolar para ela pois moro em cuiaba e aqui nao tem,necessito de lupa e outros materiais que ajundem ela na escola pois ela esta em fase de alfabetizacao e isso e muito importante

  14. Oneide Viana Almeida

    Gostaria de saber degeneracao macular é a mesma coisa q stargart, pois alguns exames mostram q tenho erespostasse problema minha acuidade visual 20/200. aguardo

  15. Daniele

    Olá, gostaria de saber se uma pessoa com acuidade visaul 20/400 em ambos os olhos com a mélhor correção óptica é considerado baixa visão?

  16. rosemaria

    tenho miopia e astigmatismo sendo nos dois olhos uso oculos mas se ficar sem não vejo absolutamente nada posso me inscrever para concurso como deficiente virtual pois tenho mas de 12 graus em cada olho

  17. rosemaria

    deculpe deficiente virtual

  18. rosemaria

    deficiente visual

  19. Fábio

    Boa tarde!
    Gostaria em esclarecer uma duvida exergo no olho direito CD 30 cm e no olho esquerdo 20/20 isso poder ser considerada visão monocular para concurso público desde ja agradeço pela atenção

  20. Fernando Azevedo dos santos

    oi td bem, eu tenho 23 anos, desde que nasci tenho problema de visao, nao consegui passar no teste de visao do detran, sem o uso de oculos mal enchergo, uso 12 graus em ambos os olhos, nao tem como aumentar o meu grau, porq meu olho nao aceita, fica tudo embaçado, tenho hipermetropia e ceratucona no olho. gostaria de saber se sou considerado deficiente visual. obrigado

  21. joão batista ribeiro

    TENHO ACUIDADE VISUAL NO OLHO DIREITO DE 20/200 E NO OLHO ESQUERDO TENHO 20/100 , DIANTE DISSO POSSO SER CONSIDERADO DEFICIENTE VISUAL?

  22. marcela dos santos sousa

    minha irma Marian usa óculos desde os 8 anos, e recentemente levei-a para uma consulta, a médica me informou que ela esta com baixa visão (olho esquerdo -5, olho direito -5,25), fiquei preocupada, pois não sei se ela um dia pode ficar sem enxergar, por favor me ajude, me esclareça, pois a médica nada me disse. Ela tem uma dificuldade enorme de aprendizado, gostaria de saber se isso influencia.

  23. marcelo souza

    Ola tenho glaucoma com cegueira legal e visão tubular bilateral menor que 10 graus é considerado deficiente visual ?

  24. Evelyn

    Eu tenho miopia hereditária. Eu uso óculos 5°C no olho direito para longe e 5,5°C no olho esquerdo. Este grau fazem 10 anos que uso . Mas meu primeiro óculos eu ganhei com 11 meses de vida. Eu sou considerada deficiente visual.

  25. Evelyn

    Eu tenho miopia hereditária. Eu uso óculos 5°C no olho direito para longe e 5,5°C no olho esquerdo para longe. Este grau fazem 10 anos que uso . Mas meu primeiro óculos eu ganhei com 11 meses de vida. Eu sou considerada deficiente visual.

  26. Nice

    Olá, olhei a tabela indicada pelo site, mas não entendi a referencia quanto aos graus, meu filho tem em um olho 12 e no outro 14, ele usa óculos desde seus 4 anos, mesmo com óculos ele não vê detalhes, isso é considerado baixa visão?

  27. kely cristina

    Ola querida ,meu filho tem 7 anos e tem visão zero no olho esquerdo e 20/30 no olho direito e considerado deficiente visual?

  28. CARMEN LUCIA FERREIRA

    TENHO 10graus de miopia olho direito 8.0 grasu miopia olho esquerdo gostaria de saber se tenho direito a entrr em empresas com lei de cotas..

  29. Greyce

    Olá gostaria de saber se tenho o direito de entrar no sistema de cotas possuo miopia degenerativa e acuidade visual de 20/40 no olho direito e de 20/125 no olho esquerdo.Obrigado e aguardo resposta.

  30. Johnf125

    I don’t usually comment but I gotta admit thanks for the post on this great one dccfekdfkgef

  31. Aline

    Entendo quando dizem que míope não é deficiente porque, com o uso de lentes corretivas, elimina-se o problema. Mas, e os deficientes auditivos que usam aparelhos? Também não corrigem o problema?!em muitos casos sim! Eu tenho miopia desde os 3 anos de idade. Hoje, com 27 anos, tenho 13 graus. Não posso fazer cirurgia, pois minha retina é comprometida pelo alto grau. Quando estou com lentes de contato, consigo viver normalmente, mas quando estou com os óculos, já fica um pouco mais complicado para realizar certas atividades. Acho uma injustiça isso! Se os deficientes auditivos tem este direito, porque eu não tenho? O direito é para todos!

  32. Osny Edson Pereira

    Também acho uma injustiça , tinha 7,5 graus de miopia e astigmatismo , fui proibido de fazer concurso em varias esferas federais nos anos 70 e 80 , não pude trocar minha CNH , para trabalhar no transporte de carga , fui excluído do curso de desenho técnico porque não enxergava direito , e vem alguém dizer para mim , não você não era deficiente .
    Mas surdo usando aparelho é deficiente , problema na perna e braço mas com bengala e outros anteparos também se enquadra . estamos no Brasil e aqui funciona assim , vai trabalhar que tens que pagar imposto . Perito do INSS ahahahahahahahahahahahahahah

    • Jorge

      Infelizmente não é só no Brasil. Tenho estrabismo paralítico (com paralisia do músculo) – CID H49 e foi uma luta para me enquadrarem no quadro de deficiência mas não consegui. O meu problema é de nascença e acarreta muitos problemas para mim no desempenho das tarefas pois minha cabeça tem desvio para a direita devido a essa deficiência. Infelizmente são poucos os casos de problemas visuais que estão contemplados na lei de cotas. Basta dar uma olhada neste link:
      http://blog.isocial.com.br/quais-deficiencias-se-enquadram-na-lei-de-cotas/
      Dê uma olhada na deficiência intelectual e constate a verdadeira anedota que é o critério destes pseudo entendidos.
      Infelizmente há pessoas que nasceram no limbo da deficiência (nem é carne nem peixe)!!!

  33. GENILTON DE ALMEIDA RIOS

    TENHO DEGENERAÇÃO MACULAR (SINDROME DE STARGARDT), MINHA AV É DE 20/400, TENHO ACROMATOPSIA (NÃO ENXERGO NENHUMA COR) E ALTISSIMA SENSIBILIDADE A LUZ (FOTOFOBIA) PRINCIPALMENTE A SOLAR (NÃO CONSIGO ENXERGAR NADA QUANDO SAIO NO SOL), MINHA PERGUNTA É “COMO ME ENQUADRO PARA EFEITOS DE BENEFICIOS JUNTO AO INSS? TENHO DIREITO A TER ALGUM BENEFICIO?

  34. Maribel Aparecida Tavares Lima

    Ola , meu nome é Maribel e tenho Miopia, astigmatismo e estrabismo, uso óculos desde os cinco anos, meu óculos é de Grau 12 no direito e 13 graus no esquerdo. Gostaria de saber se posso ser considerada deficiente visual e prestar concurso público como tal? Obrigada.

  35. Maria Lucimar

    o meu filho tem 28 anos e tem estrabismo usou tampão deste os 2 anos. ele enxerga normal em um olho no outro a visão é 30 a 40% ele queria trocar a habilitação A/B pela D , mais o medico considerou que a visão dele é monocular isso é correto?

  36. mário de melo

    Bom dia!
    Estou a usar óculos baratos 3 graus aos 49 anos em poucos anos passei a ver mal. qual a explicaçao. Obrigado
    obs romanos 10:9

  37. laice

    oi boa noite,tenho ceratocone me ambos os olhos,um fiz cirurgia o outro nao,é considerado deficiencia visual.

  38. Elisa

    Olá tenho uma filha de 6 anos que foi diagnosticada com coloboma de cristalino e ela atualmente está usando 14 graus no olho esquerdo e 4.75 no direito gostaria de saber se ela se encaixa dentro da baixa visão.

  39. Isaac

    Tenho ceratocone, posso me considerado como deficiente físico ou Visão monocular classificado no CID H18.6?

    OD
    ** index – 30%
    PC Acuity – 20/80

    OS
    ** index – 20%
    PC Acuity – 20/100

  40. gian

    Tenho perda total em um olho.por causa de toxoplasmose,uveite,descolamento total de retinae catarata total.no olho direito tenho alto grau de deficiência,uso lente de 9 grauois tenho miopia,tenho cicatrizes devido a tratamentos de uveite.e fiz leizet por duas vezes para evitar possível descolamento de retina.minha visão foi dada como 20/200 .gostaria de saber a qual grupo visual pertenço e se tenho algum direito. Se tenho algum direito,quem pode me informar sobre?obrigado pela oportunidade.

  41. aderlan matos

    Minha filha tem três anos e descobri com o exame que ela tem 10 graus em um olho e 12 graus em outro,estou desesperado.isso já é considerado deficiência visual?

  42. Cleonice Rodrigues

    Bom dia.
    Preciso de uma informação:
    Tenho 52 nos e perdi a visão do lado Direto por acidente caseiro, hoje tenho baixa visão 20\20 apresento edema corneano com opacidade corneana e afacia, eu ainda trabalho e dirijo, mas, cada dia fico mais insegura em dirigir, pois tenho dificuldade no momento de passar as marchas, gostaria de comprar um carro simples mas automático e gostaria de saber se tenho direitos na isenção do IPI n compra do carro, CID 10-H54.4
    Grata
    Cleonice

  43. Bruno Costa da Silva

    Eu sempre tive visão boa, e fui no oftalmologista diversas vezes. Nunca foi detectado nada, porém agora foi descoberto que minha sobrinha tem chance de ter um caso de ambliopia, e parei pra pensar que não gosto de enxergar com o olho esqyerdo. Eu enxergo normalmente, porém depois de alguns segundos enxergando apenas com o olho esquerdo eu sinto um pequeno incomodo, e se comparado com o direito, há coisas que não consigo ver, coisa pequenas eu digo. Nas vezes que vou ao oftalmo só não consigo enxergar coisas pequeníssimas mesmo com o olho esquerdo. Tenho medo de ter ambliopia e perder a visão com um dos olhos e isto esta me dando muito medo, minha mãe diz que isso é normal e todos tem. Isso nunca me atrapalhou, só parei pra pensar nisso no momento. Gostaria muito de saber se isso é normal mesmo, pois estou muito aflito. Tenho 15 anos.

  44. solange da silva paula

    Boa tarde
    Fiz uma bateria de exames e fui diagnosticada com os cid: H-16, H52 e H25.
    A microscopia de em od 923 cels/mm²
    oe 1184 cels/mm²
    Conclusão da mircroscopia: Ao polimegatismo e pleomorfismo moderados, cm presença de excrescias na membrana de descemet em ao (estágio sevro) cm contagem de células endoteliais abaixo da medida para a faixa etária em ao.
    O brilho macular deu diminuído
    Acuidade macular od conta dedos e oe 20/30 c/t
    Toppografia tanto em od e oe tem como resultado astigmatismo regular primário apresentando ceratometria central.

    Acuidade Visual
    Sem correção OD = conta dedos
    OE = 20/200
    Com correção OD = conta dedos
    OE = 20/25+
    Com este resultado é considerado baixa visão?
    Gostaria de saber se os CIDS informados estão de acordo com os resultados apresentados.

    Se possível envie a resposta para o meu e-mail solpaulario@yahoo.com.br

    Muito obrigada.

  45. Rosivana

    dou portadora de baixa visão, mas ainda sim leciono a alunos do ensino fundamenta.
    Tenho sentido ao longo dos anos uma maior dificuldade em exercer minha função, é como se estivesse ocorrendo progressão no meu quadro.
    Preciso saber se tenho direito a aposentadoria por invalidez caso consigas comprovar essa progressão.
    Grata pela atenção.

  46. kathia regina

    meu olho esquerdo é perfeito (apresenta um grau de miopia, mas nao me atrapalha em nada) e meu olho direito nao enxergo quase nada. fiz uma cirurgia onde foi implantada lente para correção da miopia(mais de 22 graus), porem nao consigo ler com esse olho..apenas fiquei com ele no lugar (pq ele ficava “sambando” pois procurava visualizar). hj vejo as pessoas com seus contornos, mas ainda nao consigo ver a face.. bem como houve um descolamento de alguma coisa dentro dele pois enxergo uma “gelatina” que se move quando eu movo o olho, assim como diversas pintinhas pretas. nesse caso posso considerar que tenho algum tipo de deficiencia visual? para fins de concurso?

  47. LEILA REIS

    OLÁ!!! GOSTARIA DE SABER SE A ESOTROPIA ACOMODATIVA E ALTA AMETROPIA JÁ CARACTERIZA A BAIXA VISÃO E SE PODE LEVAR À CEGUEIRA.
    OBRIGADA!!

  48. LEILA REIS

    ESQUECI DA RELATAR QUE TRATA-SE DE UM GAROTO DE 6 ANOS QUE USA ÓCULO DE 10 GRAUS.

  49. carla negrao

    Tenho pressão alta e ao engravidar tive retinopatia hipertensiva, e já perdi mas de 50% da visão de ambos os lados já passei por cinco oftalmo e três retinologos e eles afirmaram q vou perder tudo antes dos 50anos isso pode me considerar uma pne p concursos

  50. mauro

    ola minha esposa tem um pequeno estrabismo no olho esquerdo
    ela nunca usou óculos de grau
    a medica receitou pra ela 4,0 graus no olho esquerdo e 3,25 no direito
    gostaria de saber se e normal o grau alto para o estrabismo.

  51. Gustavo Garcia

    Bom dia. Sou portador de miopia e astigmatismo em ambos os olhos. Uso lentes corretivas de 3,5º (olho direito) e 3,8º (olho esquerdo). Gostaria de saber o código CID para essa deficiencia. Agradeço desde já atenção.

  52. Ana paula boeno

    Meu filho tem doença de stargart ambos os olhos .gostaria de saber se tem direito a algum beneficio,ele tem dezoito anos.

  53. luiz nicoletti

    Olá , tudo bem / tenho visão muito baixa .: não consigo ler placas , onibus, enfim… faço tratamento na unicamp campinas desde 2008 e comecei com acuidade visual 8 em ambos os olhos.
    após este tempo de tratamento o perito do inss pediu um laudo e o resultado foi o seguinte : ave 2014 alta miopia , glaucoma e descolamento de retina. Acuidade : OE 0,5 e OD 3 ( sendo que comecei com 8 )
    Mas o danado do médico colocou que o problema é reversível . Nunca fizeram NADA nem deram tratamento algum pra que eu fizesse . Ano passado me indicaram um colírio p/ glaucoma travaprosta
    Devo ter esperanças ?

  54. weder martins

    Olá, boa noite…
    Falando sobre as faixas 20/200 e 20/100. No trabalho fui diagnosticado como quem tem visão 20/100. Por conta disso fui vetado de realizar várias atividades, e isso inclui não trabalhar em altura. Existe alguma ligação nisso e alguma forma de reverter essa decisão?

  55. Claudia Viana

    Drª, por favor , me ajude! Tenho visão normal no olho direito (acuidade s/c e c/c de 20/20) e no meu olho esquerdo (s/s 20/100 e c/c 20/60). Estou prestes a entregar meus exames médicos à uma Junta Médica, pois passei em um concurso público aqui do meu Estado. O problema que estou passando, é que existe uma POrtaria (a qual eu não tinha conhecimento) que fala que nao poderá ser admitida pessoa com visão monocular e visão subnormal. POr favor, me esclareça esse detalhe, estou muito aflita.

  56. suely mendés

    oi sou suely,tenho um filho que completou 16 anos em agosto mas desde o ano passado foi díagnosticado com uma toxissoplasmose que atingiu 90%dó olho esquerdo , gostaria de saber se ele tem direito de receber o loas sendo eu solteira e atualmente sem emprego fixo, e tambem hipertensa .agradéço se me respondér

  57. Hercilio Neto - Maceió/AL

    Olá, tenho acuidade 20/20 O/D e 20/200 O/E, estou estudando para polícia federal. Não tenho interesse de concorrer a vagas de deficiente, posso concorrer as vagas normais sem problema?

  58. Dayane

    Oi minha filha tem 6 anos e foi diagnosticada c visão subnormal e logo disseram q era baixa visão mas o outro olho ela enxerga bem c esse problema consigo um beneficio p ela? No inss

    • Aline Sieiro

      Dayane, procure um oftalmologista que possa tirar suas dúvidas e te ajudar com um laudo, caso se encaixe nos requisitos para o benefício. Abs.

      • kevin christian da silva

        ola aline tenho cerca de dez por cento de visao no olho esquerdo devido uma cicatriz que me impede de ter foco na visão ,gostaria de saber se me encaixo como deficiente visual monoocular

  59. mara jardiele

    Oi tenho um filho de 4 anos que tem baixa visão e alem disso ele tem dificuldade a falar mas ele ficar na creche co. Professoras de educação especial….. mas ensino ele. Ate uma vida normal….

  60. Alessandra Lopes

    Tenho ceratocone nas duas vistas 7oE/ 8oD já é considerado baixa visão? Tenho gratuidade em transporte público?
    Obrigada.

    • Aline Sieiro

      Alessandra, uma visita ao oftalmologista pode te ajudar a conseguir um laudo específico caso você se encaixe nesse perfil! Abs.

  61. marta de jesus

    meu filho tem dezesseis anos desde os seis usa oculos com grau alto no olho direito doze e meio no esquerdo dez esse grau é considerado deficiencia visual gostaria de saber

    • Aline Sieiro

      Pode ser que seja, mas seria importante buscar ajuda de um oftalmologista para confirmar!

  62. Andrea Costa Alves

    tenho estrabismo e astigmatismo, já fiz cirurgia corretiva na infância , mas não consigo enxergar sem o uso de óculos, caracteriza-se baixa visão?

  63. samela

    Olá tenho um problema de visaonmuito forte minha última consulta com o oftalmologista o meu grau aumentou tenho 20graus no olho direito com 0,75 de estiquimatismo e 22graus no ollho esquerdo com 0,75de estiquimatismo.A minha pergunta é :sou considerada deficiente visual pós a medica me disse a so consigo enxergar 50% com óculos .
    me ajude pfv a esclarecer e se eu for considerada deficiente como consigo um laudo para arrumar um emprego?

  64. Claudia de Oliveira

    Olá , me esclarece uma dúvida por favor: tenho miopia altíssima nos dois olhos, sendo que em um, só tenho 20 de visão segundo minha oftalmologista! Não tem como operar e corrigir devido formação da minha córnea! Isso pode ser considerado como deficiência visual para solicitação de desconto de IPVA?

  65. Thayna Campanha

    Boa tarde, tenho miopia tenho 6,50 no olho esquerdo e 6 no direito, sou deficiente visual?

  66. Marta Rodrigues dos santos

    Minha filha tem 15 anos ela é considerada alto míope tem 20.200 de perda de visão gostaria de saber se ela tem direito ao louas e qual é o Cid correto nesse caso eu agradeço muito a orientação obrigado

  67. Alecxeyevina

    Olá.. eu tenho deficiencia de 9 graus no olho direito para longe e 4 no esquerdo.. Me disseram que é astigmatismo e miopia
    Porém fui em oftalmologiata que me disse que meu olho direito não tem melhora pq era pra mim ter usado tapao no olho esquerdo para desenvolver o direito.. E eu uso óculos mas com ou sem óculos não faz diferença pra meu olho direto isso é baixa visão?

  68. Marcelo

    Tenho visão 20/20 Direito e 20/100 esquerdo. Posso concorrer a vaga de deficiente visual para concurso?

  69. Elisabgela

    Olá bom dia gostaria de saber se meu neto tem direito a algum tipo de benefício ele tem 5 anos e já nasceu com três deficiênciasemanas nos dois olhos nasceu com má formação pupila de latada e catarata mas o olho com carata ele perdeu e usa óculos mas encherga a metade do que deveria .

  70. Maria Gabriela

    Boa tarde. Possuo apenas 15% de visão do olho esquerdo. O direito é perfeito. Posso ser considerada uma PNE?

  71. Marcus

    Tenho 21 graus de miopia pode ser considerada deficiência visual?

  72. WELLINGTON PEREIRA LIMA

    OLA BOA TARDE, PERDI MINHA VISÃO DO (OD) PELO DIAGNÓSTICO GLAUCOMA AGUDA, COM PERCEPÇÃO LUMINOSA CID. 10 H54-1 E NA VISÃO DO (OE) APRESENTA ALTERAÇÃO EM CAMPO VISUAL E MELHOR ACUIDADE VISUAL CORRIGIDA PELA TABELA SNELLEN DE 20/400 CID. 10 H40. SOU APOSENTADO POR INVALIDEZ DESDE JUNHO DE 2005. TENHO UM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO DE LONGO PRAZO JUNTO A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. GOSTARIA DE SABER SE DEVIDO A MINHA PATOLOGIA CEGUEIRA LEGAL PODERIA PEDIR A QUITAÇÃO JUNTO AO ÓRGÃO. ATENCIOSAMENTE,

  73. Welington Pereira Pinto

    Bom dia tenho toxoplasmose e mesma já atingiu meu olho esquerdo três vezes, e na terceira vez tive uma sequela, não consigo enxerga com uma parte do olho esquerdo que ficou com uma mancha na frente no caso aonde ficou a cicatriz, e isso não tem correção e nem cura, me enquadro em algum grau de deficiência para concorrer vagar de emprego de empresas que são obrigadas a contratar pessoas com algum tipo de deficiência?

    • fifa world hack coins generator

      EL curso que oferta Bibliocad es muy excelente, yo lo inicie hace una semana, su metodologia es muy fácil de entender, los ejercicios son los que necesitamos saber los delineantes

  74. Sandra

    Olá, minha dúvida é o seguinte, aos 6 anos fiz uma cirurgia e catarata para a colocacao de uma lente, não pude usar por motivos que não lembro. Passando o tempo os vultos que enchergava não mas via e pasaei a mão e chegar mais do olho esquerdo. Na adolescência descobri que tinha miopia e astigmatismo. Uso óculos desde então. Quero saber se posso concorrer a uma vaga como deficiente visual para concorrer a uma vaga em concurso público ?

  75. GILNEI LUIS PUTON

    sofri um AVC isquêmico e fiz um tratamento longo e os médicos neurologistas dizem que não tem mais reversão pois atingiu a parte do cérebro da visão e fiquei com menos de 30% de campo visual comprovado por campimetria visual, enxergo como estivesse vendo por dentro de dois tubos de canetas. Tenho direito a me aposentar pelo problema? sou professor estadual de RS. pode me responder neste email: gputon@gmail.com urgente.

  76. Geovana Telito

    Olá. Minha filha tem 17 anos e nasceu sem a visão do olho direito. Ela possui algum benefício do governo? Obrigado

  77. Mariluce Selle Linn

    oi, sou mãe de uma menina hoje com 5 anos, que teve toxoplasmose congenita por esse motivo hoje tem visão subnormal pois sua acuidade visual 20/400 em ambos os olhos considerado baixa visão. Gostaria de saber se existe alguma lei q o ampara ter um professor auxiliar para realização das atividades escolares? Pois encontro dificuldade nisso pois tendo uma lei q ampara nessa questão. Ficarei feliz se for atendida

  78. Lena Marcione

    Olá boa tarde,tenho dois filhos,sendo que meu filho tem extraviado, e minha filha tem a baixa visão, miopia,astiguimatismo e o extraviado. ..gostaria de saber se isso é considerado uma deficiência

  79. Lena Marcione

    Olá boa tarde,tenho dois filhos,sendo que meu filho tem extravismo e minha filha tem a baixa visão, miopia,astiguimatismo e o extravismo . ..gostaria de saber se isso é considerado uma deficiência

  80. Fernanda Alves de Jesus

    Oi boa noite!
    Tenho ceratocone há 4 anos e minha acuidade visual e
    20/80 OD
    20/100 OE
    Essa é minha visão com óculos!
    Por isso queria saber se a minha visão está considerada de baixa visão.

  81. kaeny

    tenho mipia e to no comeco d glaucoma meu cid e de 444 tenho carterinha de passe so considerada deficiente ou nao

  82. kaeny

    tenho miopia e to no comeco d glaucoma meu cid e de 444 tenho carterinha de passe so considerada deficiente o nao

  83. Simoni

    Olá !
    Minha filha teve toxoplasmose congênita ela encherga do olho esquerdo, mas o esquerdo tem 20/400 ela é considerado deficiência visual?

  84. Simoni

    Toxoplasmose congênita olho direito 20/400 e o olho esquerdo 20/20 pode ser considerada como deficiente visual?

  85. Maria S.P

    Minha acuidade visual
    20/70-OD
    20/160-OE
    TENHO MIOPIA ,ASTIGMATISMO E ESTRABISMO SOU CONSIDERADA BAIXA VISÃO?
    GOSTARIA DE SABER O CID
    AGUARDO RESPOSTA

  86. Maria S.P

    ESTE SITE É DE SUMA IMPORTÂNCIA PORQUE CONSEGUIMOS SANAR NOSSAS DUVIDAS

  87. Jose

    Tenho 27 anos tenho catarata congênita 20/20 no olho esquerdo e 20/80 no olho direito só suficiente?

  88. Priscila

    Olá gostaria de saber se quem tem ceratocone se encaixa em portador de deficiência visual

  89. Roseli

    Oi gostaria de saber se uma criança de 4anos que tem a cicatriz da tocoplasmose no olho esquerdo que encherga só 2por cento e no olho direito tem miopia e estamaginastimo e considerada como ? Bauxa visão ou o que. ?

  90. Roseli

    Oi gostaria de saber se uma criança de 4anos que tem a cicatriz da tocoplasmose no olho esquerdo que encherga só 2por cento e no olho direito tem miopia e estamaginastimo e considerada como ? Baixa visão ou o que. ?

  91. JOSE RIVANILDO

    Tenho 20/20 no esquerdo e 20/80 no direito tenho catarata cogenita sol dificiente

  92. etielly

    Olá , tenho -3,50 OE e no OD -12,00 (e ainda não consigo enxergar nem a letra grande da tabela de acuidade) se encaixaria em visão monocular? prestei concurso e não enxergo o minímo ,estou com receio de ser eliminada. Por mais que faça tudo normalmente, inclusive dirigir.

  93. Everton

    As pessoas com visão subnormal que atendem os requisitos do programa BIOPTICS (Motorista biótico) deveriam ter o direito de dirigir aqui no Brasil assegurado pelo CONTRAN e grupos da sociedade médica. Nos ajude! Dirigir é algo essencial para qualquer ser humano! Programa Bioptics está vigente em mais de 40 estados dos EUA, Canada e Holanda https://www.facebook.com/groups/192448

  94. Erika

    Oi tenho miopia pra longe 7 e pouco em cada olho sou considerada deficiente ou tenho direitos em alguns benéficos ja que nao consigo fazer algumas atividades ou posso ser enquadrada em e trabalhar em empresa para deficientes obrigada

  95. Geisa

    Olá! Tenho 17° de miopia no olho direito e 15° no esquerdo
    Eu tenho baixa visão ou sou deficiente visual?

  96. Atina

    é possível uma pessoa com 4,50 de miopia num olho e 3,75 de miopia e astigmatismo no outro ter visão 20/100?

  97. Marcelo Vieira

    Olá tenho Cid H 54.4 no olho esquerdo e H53.0 no direito com 14 graus no direito de miupe e 2,50 de estigmatismo sou considerando deficiente visual?

  98. Fabio

    Boa Noite gostaria de saber se é considerado baixa visao no olho (D)acuidade visual irreversível sendo que tenho miopia no dois olhos.

  99. Aline

    Olá, tenho nistagmo congenito, hoje tenho 32 anos, e noto uma piora significativa. Passei por um oftalmo e disse que so tenho 1/4 de visao. Isso significa que tenho que entrar com pedido de deficiencia visul? Pode levar a perda total com o tempo? incluindo astigmatismo e hipermetropia obrigada

  100. Jackeline souza

    Boa noite!minha filha usa óculos desde 4 anos e usa em um olho 4 graus e meio,no outro 6.ela sem óculos tem apenas 15 por cento no olho esquerdo e 80 por cento no direito.especialisraas disseram que o olho dela esquerdo com cirurgia a visao não volta mais;é um olho preguiçoso é de nascença.ela pode ser considerada deficiente visual?

  101. creuza

    Tenho miopia 8,75 nos dois olhos e ainda tenho astigmatismo sou considerada com bixa visão;

  102. Isaías

    Oi tenho Ambliopia no olho E (20/400) com lente corretiva vai pra (20/70)mas no olho D (20/20) . Eu posso trabalhar em alturas? Obs:levo uma vida normal,pratico esportes,e tudo mais pra mim não tenho defeitos

  103. Amarildo

    Tenho acuidade visual dois olhos20/200 não tiro carteira mais sou considerado deficiente visual posso ter benefício inss??

  104. Daila

    Olá ! Me chamo Daila, meu caso é que eu sempre usava óculos na infancia, porém por volta de 8 ou 9 anos meu pai perdeu meu óculos e nunca mais usei. Com o passar dos anos o olho esquerdo começou a me encomodar. Mais como não tinha condições na época não procurei o Oftalmologista, no caso meus pais né !

    No início do ano passado resolvi passar com o oftalmo, fiz uma etapa de exames porque minha visão esquerda é totalmente embaçada. Certo, após os exames descobri perda de 60% da visão, tenho uma atrofia dentro do olho que me empede de enxergar. Ou seja, sou praticamente cega desse olho. E não tem mais reversão. O olho direito como disse o oftalmo é normal. Mas mesmo assim pediu pra que eu cuide dele pra não perder a visão como o do outro.

    Essa perca é considerado deficiência ?

  105. Adilson Brito

    Bom dia!
    Minha esposa foi diagnosticada com “baixa visão por nistagmo congênito.”
    Acuidade visual com correção OD: 20/50
    OE: 20/100, mas ela não consegue enxergar bem com essas lentes, foi tentar um benefício de gratuidade e foi negado. Como posso proceder pra ter os direitos dela assegurados?

  106. Luciana

    Ola meu nome é luciana,tenho segueira de um olho e visão subnormal do outro,oi seja não enchergo quase nada,tenho 41anos sera sera que consigo o auxilio doença?

  107. Ismael

    Tenho 26 graus de miupia no olho direito e 27 no olho esquerdo sendo q no olho eswuerdo aparece moscas enormes q me impefe de enxergar sera w eu fondigo me spozentar

  108. Heloísa Braga

    Tenho deficiência visual catarata congênita,no olho esquerdo devido minha mãe ter tido rubéola congênita
    Será que a possibilidade de receber auxiliar por ter deficiência visual em Ubatuba. Olho e outro está com perca de visão

  109. Olá tenho visão de vulto OE e 20/100 OD, transplante de córnea OE e cirurgia de catarata,OD cirurgia de catarata,Dra sou considerado um mononcolar?

  110. Mendonça

    Olá, tenho miopia. São -6.00 de Esférico, -0.75 Cilíndrico e 70° de Eixo no olho direito, -6.50 de Esférico, -1.00 de Cilíndrico e 105° de Eixo no olho esquerdo. Dá pra ter uma nas se minha acuidade visual sem correção está muito acima dos 20/200?

  111. Mendonça

    Dá pra ter uma base******

  112. Aline Rocha

    Boa noite,me chamo Aline,tenho uma filha de 6 anos que está com acuividade visual,sequelas de uma sepse secundária de uma pneumonia, será que poderia me explicar melhor sobre o laudo do oftalmologista onde fala que ela tem acuividade visual corrigida em olho direito de PL e no olho esquerdo de cd 0,50 cm,com Cid de h54.0,gostaria de saber se ela é considerada deficiênte visual e se tem direito a algum benefício… Grata!

  113. Aline Oliveira

    Olá meu nome é Aline tenho 26 anos .
    Gostaria de uma informação , eu tenho miopia nos dois olhos meu penúltimo exame deu 21 grau em cada olho .
    No meio desse ano eu tive uma úlcera nos olhos e por 3 semanas fiz o tratamento certinho .
    Porém após o tratamento fizemos o exame para ver o grau correto porém o oftalmo não conseguiu chegar a nenhum grau pois eu não enchergava com nenhum , isso é considerado baixa visão ?

  114. Patricia Daltio

    Meu nome é Patricia, tenho uma dúvida a respeito do Grau de visão, gostaria de entender melhor a respeito de acuidade visual. E sobre o Grau de lente que podemos considerar Baixa Visão.
    Agradeço desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *