Aline Accioly Sieiro - Psicanalista

Cassação do Conselho Federal de Psicanálise

(Via Kanzler Melo – Fonte Revista Contato)

Em 17/02 a Ministra Ellen Gracie, do Superior Tri- bunal Federal, negou o seguimento do Recurso Extraordinário interposto pelo Conselho Federal de Psicanálise do Brasil. Com isso o referido Conselho está impedido de praticar os atos consubstanciados em seu “Estatuto Social”, bem como, de utilizar o título de Conselho Federal. Essa decisão mantém a anterior, do Tribunal Regional Federal, de 17 de junho de 2003, de que anulava todos os atos praticados pelo referido con- selho, no exercício das atividades de fiscalização da pro- fissão de psicanalista clínico.

A ação solicitando a suspensão de todos os efeitos decorrentes da criação do Conselho Federal de Psicanálise Clínica, a ordenação de que o órgão se abstives- se da prática de todos os atos consubstanciados em seu Estatuto Social, bem como a declaração da nulidade

dos atos praticados pelo mesmo foi movida pelo Con- selho Regional de Psicologia – 8a Região e pelo Conselho Federal de Psicologia.

No CRP-08 o entendimento era de que o Conselho Fed- eral de Psicanálise do Brasil não poderia fiscalizar o exer- cício profissional de psicanalista, pois tal prática usurpava a sua esfera de competência, para os conselhos profis- sionais a competiencia para fiscalizar é reconhecida a par- tir de Lei Federal. No caso do Conselho Federal de Psi- canálise a lei não existe.

Conforme a Assessora Jurídica do CRP-08, Zenaide Carpanez (OAB-PR 18.420), com a decisão do STF está cassado o Conselho Federal de Psicanálise do Brasil, em definitivo – portanto não pode exercer atividades de fis- calização – restando ao Conselho Regional de Psicologia do Paraná requerer que suas portas sejam fechadas. •

 

14 Comments

  1. Danilo Freire

    Formalidades são formalidades…

    Aqui os conselhos profissionais são criados por lei.

  2. Dimas Alves de Souza

    O Brasil precisa Crescer, amadurecer estabelecer Segurança em administração Judiciária principalmente nas Instâncias Superiores onde o Judiciário em maior responsabilidade.
    O acontecido no impedimento da Organização do Conselho de Classe Profissional dos Psicanalistas, só pode ser desinformação, porque falta de cultura não é!
    Se o Psicólogo fosse Psicanalista, nós jamais nos organizaríamos Conselho Profissional dos Psicanalistas, pois seria uma Afronta e Ignorância cultural, administrativa e Jurídica… mas seguimos a orientação contida na MP 1549/35 – Art. 58 e no próprio Ministério do Trabalho na CBO, nas Leis que cobram Impostos e até temos Aposentadoria como Psicanalista ( leiam e interpretem, só não entende que é analfabeto, quando o Art. 58 foi impedido nós já estávamos regularizados ). Psicólogo não é Psicanalista, ficamos sem compreender como a justiça acata Ação de uma Instituição que não detém Poder sobre a profissão Psicanalista e ainda lhes dá ganho de causa? Imaginem se nós tivéssemos invadido a área dos Psicólogos? A profissão
    Psicanalista não é Psicólogo, se na Lei da Criação da Profissão e Lei criação do Conselho do Psicologia contiver uma linha que indique que são responsáveis pela Profissão Psicanalista, ! então nós estávamos errados. Mas, tudo já passou, desejo sucesso aos Psicanalistas, mas Psicanalistas e não psicólogos ou será ” piscólogos ” ? Quem perdeu não fomos nós profissionais, Quem perdeu foi a Sociedade Brasileira, essa sim perdeu os melhores profissionais da Saúde Mental. Mas, isso não é nada!!! a bagunça continua, já foram criados mais de 300 novas instituições de Sociedades Psicanalistas, inclusive cópias fiéis do nosso Ex-
    Conselho Federal de Psicanálise Clinica – CFPC. Um povo sem Cultura, dá nisso! comentários
    sem o chamado nexo causal – Instituições intervém, interpõe seus desejos e demonstram sua
    força nos mais altos escalões da administração Pública em nosso País, mesmo sem terem o direito. Sejam Felizes! A História dará logo, logo a resposta.
    Reverendo Dr. Dimas Alves de Souza, Ph.D.
    Psicanalista – Filósofo – Teólogo – Comendador Grã Cruz Ordem e Progresso
    Grão Mestre da Ordem Maçonaria Osânica Mundial – Rito de Jerusalém.
    Capelão Cristão do Capítulo Eterna Vigilância.

  3. Aline Sieiro

    Penso que escolhemos nossos interlocutores correndo o risco da interpretação errônea, bem como o grande número de desaforos como “falta de cultura, burrice, falta de informação”. Não podemos esquecer também do já conhecido tom de ameaça que é muito comum no discurso religioso e em tantos outros.

    Acho interessante que possamos não concordar em tudo, mas com classe. Certas escritas parecem gritos desesperados, junto com as ofensas e ameaças. Então, tudo que posso pedir é que vocês se informem muito. E para isso posso ajudá-los:

    Leiam o manifesto e as notícias:

    http://www.jorgeforbes.com.br/br/movimento-analitico/entidades-psicanaliticas-brasileiras.html

    http://www.sbpi.org.br/redator/item25909.asp

    http://www.redepsi.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=2336

  4. Rafael Legati

    Grito desesperado e desnecessário de um senhor confuso e exacerbadamente religioso… Eu sou cristão, sem títulos ou qualquer coisa do tipo, e concordo com a Aline, que algumas formas de argumentação, como essa, não servem para nenhum tipo de discussão, seja política, social, econômica ou, até mesmo, religiosa. É até engraçado a apresentação como cristão e grão mestre de maçonaria ao mesmo tempo… Ou ainda se dizer cristão e usar tal forma de ataque tão exacerbada… Abraços!

    • mauro jose ferreira

      me respondam, estou confuso, tenho curso superior com registro do mec, estudei psicanalise 3anos,entre analises e monografia mais 2. amo a psicologia ,para trabalhar como psicanalista legalisado terei que ter o curso de psicologia? um abraço seu admirador

      • Aline Sieiro

        Mauro, quando fez o curso, sua idéia era trabalhar com o que? Me parece que ficou mesmo um pouco confuso para você. Para ser psicólogo é necessário mesmo fazer a faculdade de Psicologia (5 anos). Mas Para ser Psicanalista, você pode ter formação em qualquer área, uma vez que o Psicólogo se forma a partir de sua própria análise pessoal, supervisão com um analista da Escola e com a teoria sendo estudada em um dos núcleos da Escola. O Problema, e algo que deixa muitas pessoas confusas, foi que algumas pessoas se apropriaram dessa deixa para criar cursos de Psicanálise, que, no máximo, são cursos teóricos com um olhar teológico. A Psicanálise é uma praxis, tem um método e um objeto claros. Por isso, a proposta da Psicanálise é que o futuro psicanalista tenha principalmente sua própria análise em curso. Análise que não pode ter data de começo meio e fim uma vez que depende de cada pessoa em sua singularidade. Também não depende apenas de uma escrita de uma monografia ou de um papel registrado no mec. É tudo parte de um processo. Por isso, aconselho você a procurar uma Escola filiada as grandes escolas psicanalíticas na sua cidade. Se quiser me dizer onde mora, posso tentar te ajudar a procurar. Talvez assim você possa conversar com alguém e decidir melhor seu caminhos, mas dessa vez entendendo um pouco melhor como funciona a profissão. Compre o livro da Sonia ALberti que indiquei em um dos posts, acho que a leitura dele pode também de ajudar a entender melhor essa problemática.

  5. mauro jose ferreira

    aline, obrigado pela atençao ,moro em itauna mg, estou começando contato com amap.meu curso teve as seguintes materias. analise ditatica,antropologia cultural,casos clinicos,abordagem psicanalitica,doenças psicossomaticas,influencia filosofica na psicanalise, interpletaçao de sonho,etica psicanalitica,metodos e tecnicas de pesquisas,chistes e suas relaçoes com o inconsciente,neurolinguistica,psicanalise infantil,psiciocopatologia cotidiana,psicoterapia analitica breve e de grupo,sexologia, sociologia,totem e tabu,mitos e realidade,novas escolas psicanaliticas,introduçao a psicanalise,ide ego,teoria e tecnica psicanalitica,fundamentos da psicanalise,estudos sobre hesteria., monografia . todos lecionados por mestrados em psicologia antropologia,filosofia e psicanalista. qual sua opiniao tecnica. um abraço.

  6. Henoque Viríssimo de Amorim

    Sou psicanalista, hipnólogo com pós em sexologia(Rg. MEC) Pretendo filiar-me a um Conselho de Classe. Os que procurei são ilegítmos. Você pode me auxiliar, orientando um Conselho reconhecido pelo Min. Trabalho? Abraço cearense. Henoque.

  7. Livros Terapêuticos de Norberto R. Keppe

    Conheça uma maneira correta de lidar com desafios e estresse diários, relatos de casos clínicos mostram como o leitor pode curar a si mesmo e aos demais pelo método de conscientização.
    Os mais recentes recursos científicos para o tratamento das doenças orgânicas e psíquicas.

    Publicações do trabalho dos psicanalistas Norberto R. Keppe e Cláudia Bernhardt de S. Pacheco

    Livros a partir de R$30,00, vendas para todo Brasil
    Entre em contato através do site: http://www.livrariaproton.com.br/
    ou pelo telefone: 11 3032-3616
    e-mail: contato@livrariaproton.com.br

    CADASTRE-SE EM NOSSO SITE E GANHE UM LIVRO*!

    “A Virtude é a beleza interna que une o ser humano ao Bem e à Verdade.” Norberto R. Keppe

    *e-book em PDF ABC da Trilogia Analítica

  8. Whatsapp Expert

    Olá alinesieiro,

    Dispare campanhas de marketing pelo WhatsApp.

    Promova seu negócio ou serviço através do WhatsApp, envie mensagens pelo nosso painel na web para seus possíveis clientes e parceiros.

    Taxa de visualização de 90%, nenhum outro canal dá maior retorno.

    Custo baixissímo, retorno melhor que SMS e E-MAIL Marketing.

    Ganhe 30% de desconto em nossa tabela respondendo esse e-mail.

    Acesse nosso site e configura os planos: http://www.whatsappexpert.com.br

    Ou ligue para 11 5505-2024 ou nos mande um e-mail: contato@whatsappexpert.com.br

  9. HD3 Publicidade

    Olá alinesieiro

    Hoje em dia o Google não colocará mais os sites que não são responsivos em evidência.

    Mas o que é um Site Responsivo?
    Site Responsivo é aquele que se adapta de acordo com o dispositivo acessado, smarthphone, tablet, notebook ou desktop.

    Mantenha seu site atiualizado com as novas tecnologias para não perder espaço junto aos seus concorrentes.

    O que oferecemos?
    Além do Site Responsivo, oferecemos a configuração do SEO para que seu público alvo possa facilmente encontrá-lo através das palavras chaves nos mecanismos de busca.

    Solicite seu orçamento:
    contato@hd3publicidade.com.br
    (11) 3415-5215 / (11) 4701-3789 / Whatsapp: (11) 99189-5612

    VISITE NOSSO SITE E SAIBA MAIS:
    http://www.hd3publicidade.com.br

  10. José Fernando

    Pedimos desculpas pelo incomodo, mas como educação é uma assunto muito sério, estamos solicitando sua ajuda.

    Se você ou algum colega de trabalho conhece algum jovem que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2016, por favor indique o site abaixo. Nele separamos o melhor material para estudo, junto com conteúdos que ajudarão o aluno na concentração, na organização da maneira de estudar, a se organizar com horários e planejarem melhor seu estudo, tanto para a prova, quanto para sua vida escolar.

    http:/www.megakitenem.com.br

    Desde já agradecemos a atenção e colaboração.

    Esta mensagem não será enviada novamente.

  11. Luiz Sasso

    Oii, bom dia!!

    Podemos elaborar um orçamento para reformularmos site da sua empresa? (www.alinesieiro.com.br)

    Nossos Sites se adequam a celulares, e permitem que você mesmo gerencie todo o seu conteúdo 🙂

    Parcelamos em até 12x

    Fico aguardando seu retorno, certo?

    Att,

    Luiz Sasso
    http://www.sitesbmx.com
    (11) 4063-1773

    Essa mensagem foi enviada através do Site: http://www.alinesieiro.com.br
    Para deixar de receber nossas informações, favor responder este e-mail com a palavra: REMOVER.

  12. Olá Alinesieiro Talvez Você Precise Disso Para As Coisas
    Começarem Mudar ok?

    Meus Amigos Riam Quando Eu Afirmava Que ia Conseguir Emagrecer,
    Mas Quando Me Viram Emagrecendo e Com Sáude, e
    Bem Disposto Agora Só Queriam Saber Como Consegui…. Ok! Vou Revelar Agora… Acesse Click no Link ????
    https://www.emagrecimentoquantico.com/af/5770

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *