Como a internet veio e trouxe o mundo pra sua casa, os usuários começaram a ficar um pouco perdidos. Tanta informação, tanto cadastro, tanto meio social on line que o povo começou a se confundir. É Orkut, Twitter, Msn, Icq, Gmail, etc etc… Bom, com o mundo na sua casa, fica mesmo difícil controlar tudo…

Algumas pessoas conseguem ser objetivas. Ok, posso ter o mundo na minha casa, mas não preciso de tanto, do que eu preciso? E ai essas pessoas conseguem filtrar, entre tanta novidade, o que serve e o que é só mais uma moda nova. Mas a grande maioria fica perdida com tanto perfil em tanto lugar. Ai começaram a surgir os programas de controle. São diversos tipos de programas ou sites que ajudam o usuário a controlar suas coisas. Esse aqui http://meadiciona.com/users/index.php por exemplo, ajuda as pessoas a controlarem sua vida social na internet. Esse aqui http://keepass.info/ controla todas as suas senhas e logins em programas e sites diversos da internet. Esse aqui https://www.wesabe.com/ ajuda a controlar as contas nos bancos. Isso sem falar nos Feeds ou Google Reader pra ajudar o usuário a acompanhar os posts de blogs que mais gostam, ou as noticias dos assuntos que interessam… AH, enfim, é muita coisa, e muito controle.

Ai o que acontece? É tanto controle que vai chegar uma hora que vão inventar o site do controle do controle. E assim as coisas vão caminhando…

Será que não era mais fácil aprender a selecionar, aprender a escolher? Será que não era mais fácil perceber que não dá pra fazer tudo o tempo todo, porque ai nada acaba sendo realmente feito?

A internet trouxe e continua trazendo muitos benefícios. Mas a verdade é que ninguém ainda sabe usar de forma a facilitar as coisas necessárias da vida. E ai o que acontece é que, para facilitar, as pessoas se inscrevem em tantas coisas, tentam acompanhar tantas coisas, que só arranjam mais um problema pra cabeça. Ao perceber que não dão conta de tanta coisa, do mundo na sua casa, vem a frustração, uma ansiedade por controle (que é irreal) e por planejamento que só alimenta mais frustração (porque a gente nunca consegue controlar tanto) e isso vai criando uma cadeia de tristeza e até mesmo depressão. Tá, poderíamos entrar aqui na discussão do que é o necessário pra cada um, mas acho que as pessoas podem usar o bom senso pra conseguir definir o que é necessário pra si, e o que não é.

Sim, é legal fazer parte de várias coisas legais. Existem muitas coisas legais no mundo. A não ser que você viva pra isso (24 horas por dia, sete dias por semana), não dá pra participar de tudo que é legal. E como o ser humano insiste em não se admitir castrado, ele quer e vai em tudo, e nisso sofre mais do que se parasse para admitir que não dá pra fazer tudo, e escolhesse. Pelo menos as escolhas poderiam aliviar, e a pessoal poderia se sentir feliz e completo naquilo que escolheu fazer, mesmo que não seja tudo que ele queria e\ou gostaria.

Papo chato né? Eu sei, é sempre chato ter que encarar as situações de frente, e fazer escolhas. No começo é difícil sim fazer escolhas, mas essa dificuldade pode se transformar em produtividade, satisfação, alegria e mais tempo livre pra fazer o que realmente é importante pra você. Não é vergonha não estar em tudo que está na moda.