Associação Livre

Podcast Edição Especial – Palestra Educação e Sexualidade

Por Aline Sieiro em 29/04/2010 00:52

Esta semana ministrei uma palestra na Universidade Federal de Uberlândia, a convite do PET-Letras. Essa palestra foi gravada, e agora disponibilizo ela para todos que tiverem interesse no tema.

Abaixo colocarei os links de vídeos e textos que foram comentados durante a palestra, para que vocês possam acompanhar a discussão. Quem estava na palestra, e tiver interesse no apresentação em Power Point, me envie um email, ou deixe um comentário com seu email, que enviarei assim que possível.

Na palestra, com o título “Sexualidade na Sala de Aula: para além de um currículo biologizante”, discuti a noção de sexualidade, com base teórica da Psicanálise, e como podemos abordar o tema dentro de um meio escolar/acadêmico. Na primeira hora fiz essa introdução a noção de sexualidade proposta pela psicanálise, e como abordar o assunto de forma tranquila e cotidiana, mas também com uma proposta singular, no qual cada um é convidado a pensar e discutir suas próprias experiências com a sexualidade. No segundo momento, algumas perguntas foram feitas, e abri um diálogo com os presentes para discutí-las.

Trechos de filmes discutidos:

Kinsey – Vamos falar de Sexo

Me and you and everyone we know – Eu, você e todos nós

Referências de Pesquisas e Livros:

S. Freud – Três Ensaios sobre a teoria da Sexualidade

J. Lacan – Seminário 20 – Mais ainda

E. Roudinesco – Em defesa da Psicanálise

L. Garcia-Roza – Freud e o Inconsciente

N. Novena – A sexualidade na organização escolar

A. Morgado – Jovens, sexualidade e educação: homossexualidade no espaço escolar

Algumas Indicação de filmes e leitura:

Sexualidade começa na infância – Maria C. P. da Silva

Corpo, Gênero e Sexualidade: para além de educar meninos e meninas

C.R.A.Z.Y

Hounddog

Le Petit Nicolas

Savage Grace

Kids

Skins (Série de Tv)

Tell me you love me (Série de Tv)

Comentários

  1. Olá!
    Parabéns pelo trabalho…

    Sou Psicóloga atendo na APAE e gostaria de receber informações e ou dicas de como trabalhar a sexualidade junto aos adolescentes da mesma.

    Atenciosamente

    Cléia Moreira de Oliveira

    • Olá Cléia,

      Obrigada pelo seu comentário. Falar de sexualidade é sempre complicado porque, como você já deve saber, o assunto é amplo e não costuma ter receita pronta. Cada pessoa tem seu contato diferente com ela, e portanto vive sua sexualidade de maneira muito diferente. Por isso, acho que o legal pra você é tentar ler e estudar bastante mesmo essa especificidade que você trabalha, e tentar ver uma pouco da sua realidade, do dia-a-dia desses meninos e meninas.

      Te indico algumas leituras e podemos ir conversando sobre o tema, que é muito interessante!

      Esse livro que eu indiquei no texto acima dá bastante idéias práticas de como trabalhar no dia-a-dia, “Sexualidade começa na infância”. Vou te enviar por email uma lista de filmes que trata sobre o tema.

      Outros textos:
      http://tinyurl.com/27ommuy
      http://tinyurl.com/24xe2f7
      http://tinyurl.com/24cj9yt
      http://tinyurl.com/28ywqfo

      Boa Sorte!

  2. Olá, parabéns pelo trabalho, Sou orientadora social do programa Projovem adolescente, aqui de são José da Vitória-BA.Gostaria muito de receber seu slide, para me orientar, pois entrarei no tema sexualide, só que de forma dinamica e extrvertida.

  3. ola gostaria de receber dicas e eslaid sobre o assunto, pois sou enfermeira de uma escola militar, e nescessito de dicas de com trabalhar este assunto com os adolescentes.

  4. boa noite!!!
    Gostaria de receber a palestra educação e sexualidade no
    power point…
    Meu email… edilomar@hotmail.com
    Desde já agradeço e lhe desejo sucessos sempre!!!

  5. Olá!!!

    Gostaria que, se fosse possível, me enviasse por e-mail algum trabalho sobre sexualidade na escola, pois estou a desenvolver um trabalho em minha escola e preciso de orientações. Adoraria ver seu slide.

    Atenciosamente,

    G.Kézio

  6. Olá,

    Parabéns pelo trabalho…

    Sou enfermeira da APAE do meu município e gostaria de receber informações ou dicas de como trabalhar a sexualidade com os adolescentes da instiuição. Você tem a palestra?

    Obrigada.

    Fernanda Waisman

  7. Gostaria de receber por email

Enviar um Comentário