Aline Accioly Sieiro - Psicanalista

Querem nos calar

Querem nos calar

only-silence-06g

Na internet todos temos  direito de expressar nossas opiniões. Ou deveríamos. Por isso tivemos explosões de blogs/ páginas pessoais, redes sociais. Todo mundo queria falar alguma coisa sobre qualquer coisa. Todo mundo queria ser ouvido. Até que as pessoas começaram a se ler, ou melhor, ler o que os outros estavam dizendo por ai.

Com tantas opiniões diferentes, a moda agora é discordar. É apontar no discurso do outro todas as falhas que ele deixa transparecer, seja sobre sua personalidade, seu caráter, ou sobre qualquer outra coisa menor. Se você é a favor do Lingerie Day, um bando de gente vai apontar o dedo, criticar, rir da sua cara, dizer que você é menos humano, burro ou ingênuo. Se você é contra o Lingerie Day, outra patotada de gente vai dizer que você é menos humano, burro ou ingênuo. Se você é a favor do Polanski, vão querer te convencer que você está errado. Se você é contra, outra metade vai dizer que você não é ponderado. Resumindo: ter uma opinião e divulgá-la na internet te torna uma pessoa com problemas. Ser contra ou a favor de algo te coloca na berlinda.

Outra moda é falar mal da classe média. Eu e o Rodrigo (@cheapo) estávamos conversando sobre isso outro dia. A culpa é da classe média por tudo: ela é culpada pelo trânsito, pela fome, por pagar seus impostos em dia ou atrasado, por não colocar seus filhos na escola pública e lutar pela educação, etc, etc. Antes era moda falar mal da classe alta, e antes disso da classe baixa. Mas o fato é que a culpa sempre ter que ser só de uma parte das pessoas, nunca de todas. (Esqueci que somos divididos entre mocinhos e vilões, e alguém tem que ser o vilão para que eu possa ser o herói ou a mocinha.)

O fato é que não podemos ter uma opinião, principalmente se ela for diferente da de alguém. Há o grupinho das pessoas que querem te calar, porque a verdade é que ninguem gosta da diversidade. Ninguem gosta de opiniões contrastantes. Deveriamos ser todos iguais. E tem um bando de gente ai na internet pra encher teu saco se você é diferente e insiste em argumentar sobre isso.

A internet reproduz o que acontece na sociedade já faz tempo: felizes são aqueles que se calam, pois esses não são julgados, não são usados como símbolo do mal/bem, não são atacados/idolatrados ou almadiçoados/abençoados. Feliz é aquele que não tem opinião, ou não tem coragem de defendê-la. Mais felizes ainda são aqueles que ficam no computador, sentados, esperando alguém divulgar uma opinião e defendê-la. Estes estão sedentos por alguém para apontar, criticar, rir e julgar. Desses e dos quietos temos muitos.

Ter opinião não é fácil. É necessário crítica pra não entrar na dos outros sem nem saber porque. Mas, precisa ter peito mesmo é pra dizer sua opinião e sustenta-la. Mais peito ainda para, eventualmente, perceber que estava errado e voltar atrás. Num mundo onde muitas pessoas estão antenadas para quem será o proximo alvo a ser apontado, você  que sustenta sua postura e assume seus erros, você pode ser a próxima víitima.

Obs.1: Somos divididos em rebanhos, não é mesmo? Há o rebanho dos sem opinião (ou sem coragem) e o rebanho do vamos apontar dedos e falar mal disso agora. Nao querer participar de um rebanho te deixa sozinho, e isso te deixa vunerável.

Obs 2: Ninguém é totalmente inocente: quantas vezes nós mesmos entramos  no rebanho dos que não aceitam opiniões diferentes, e ficamos apontando as falhas do outros? A mudança sempre começa em casa, por nós mesmos.

1 Comment

  1. Nat Valarini

    Olá!

    A internet possibilitou que pessoas medrosas se escondam atrás de um perfil fake ou mesmo que contem com a ‘distância do alvo’.

    Usam o calor do momento da atrair os holofotes com discussões que, na maioria das vezes, surgem do nada e vão para lugar algum.

    Acredito que a pessoa que ‘precisa’ ridicularizar o outro, escarnecendo as opiniões alheias é fraco e preguiçoso, o que o impedem de correr atrás da luz própria.

    Estou julgando dizendo essas palavras?
    Provavelmente!
    Entretanto, é algo em que eu acredito, faz partes das minhas convicções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *