Professores, me expliquem porque vocês tem tanto medo da Internet? Me expliquem, porque eu não consigo entender.
Eu tinha um avô, falecido, Byron, e pude acompanhar a evolução dos computadores e como isso afetava as pessoas da idade dele. Parecia uma luta com o diabo. Ele preferia usar a calculadora, máquina de datilografar e milhões, sim, milhoes de papéis, do que aprender a usar o computador. Ele fazia uma verdadeira pregação ao que ele chamava de “falta de necessidade” de usar o computador. Pra que usar, se ainda vivo tão bem com minha calculadora e máquina de datilografar?
As vezes, sinto que as pessoas ainda pensam muito assim. Pra que usar a internet, se ainda tenho Jornal, Revista, Livros, Livraria, etc. E este pensamento é tão pequeno, que simplesmente tendo entender, mas não consigo. Será o medo do novo? Medo de ser devorado pelas novidades tecnólogicas? Medo de não conseguir acompanhar?
Seja como for, não dá mais pra negar o avanço da tecnologia e como isso se infiltra em nossas vidas. Ou você aprende a usar para continuar defendendo o que você acredita, ou você fica de fora e deixa que as pessoas defendam suas idéias, muitas vezes erradíssimas.
Veja bem, vamos começar do começo. Não acho que a internet deve ser colocada em cima de tudo e qualquer coisa. Eu adoro comprar livro e ler jornal, mas esse não é o ponto. Ainda acho que as crianças na escola tem que aprender que o mundo não é so computador e televisão. Mas negar a existência da internet para defender tal teoria é um erro gigantesco. Fui em uma reunião de pais ontem, e, entre outras coisas absurdas que escutei, a professora defendia que, quando pedisse trabalhos para as crianças, pesquisas, elas tinham que levar coisas de Jornais, Revistas e Livros, e não da internet, porque, como elas iam saber que na vida não existia só internet? Fiquei com isso na cabeça, muito incomodada com essa colocação, e explico porque. Hoje, na internet, você acha tudo. Você lê livros, você lê jornal, enfim, tudo você acha na internet. Antes, a criança tinha que ir na banca, comprar jornal, e entre milhoes de folhas de propaganda e classificados, ela tinha que sujar a mão pra achar uma noticia. Ou tinha que ir até uma biblioteca, ficar com sua rinite atacada pra poder pegar uma enciplopedia e achar uma notica. A internet nesse ponto veio pra ajudar. Hoje em cinco minutos do seu computador você pode achar tudo isso em casa. Você acha a mesma reportagem do jornal, na internet, então qual o problema, se é a mesma reportagem? Qual é o ponto? Oras, se facilita, pra que raios se apegar ao fisico, ao papel, ao meterial? Ainda defendo isso pensando nos deficientes, no caso do meu filho, visual. A letra do jornal é pequena, na internet a gente pode aumentar a letra e fica mais fácil pra ele fazer as atividades. Idem os livros, que na internet a gente pode aumentar a letra. Então, qual o grande problema?
Bom, ai ela continuou o argumento defendendo a pesquisa. Pois hoje as crianças não sabem pesquisar ja que entram no google, digitam o assunto e simplesmente mandam imprimir. Oras, sejamos realistas. As crianças não sabem pesquisar e isso não é culpa da internet. A unica diferença é que antes elas tinham o trabalho de copiar de um livro qualquer, mas copiavam do mesmo jeito. As crianças não sabem pesquisar porque não sabem o que é fazer pesquisa, porque a escola não incentiva a pesquisa, e sim a cópia e cola. Ai vem dizer que é por causa da facilidade da internet?
Basicamente este trecho de discussao da reunião mostra como os educadores em geral não sabem e não querem aprender a usar a tecnologia a seu favor!!! A internet tá ai, cheia de ferramentes pra ajudar o educador. Você pode pegar um conteudo, e ai invez de fazer seu aluno decorar, você pode pedir pra ele pesquisar e descobrir tudo que se fala sobre o assunto, com fotos, videos, enfim, o mundo da internet é vasto de recursos para a educação. Mas como essa vinculo não acontece, realmente os alunos acabam usando só da maneira a facilitar ou encurtar seus trabalhos, só pra encher o tempo com bobagens.
Estou aqui falando dos educadores, mas isso vale também para os psicólogos, e muitos outros profisisonais da área da educação e saúde. Falo isso porque me lembro da historia sobre o suicidio, reportagem que eu comentei alguns posts abaixo. Enquanto o pessoal da saude e educação dorme no ponto, deixa o vácuo para outras pessoas usarem a internet pra outros fins, muitos não muito bons. Nossos jovens e crianças passam hoje maior parte do tempo na computador, e o que eles fazem quando estão lá? Se estivessemos usando a internet pra chegar até eles, eles teriam muita coisa educativa e não chata pra fazer. Mas não, enquanto deixamos de enxergar a importancia de usar a internet como ferramenta, outras pessoas tomam o espaço, e conseguem alcançar nossas crianças com coisas e ideias ruins.
Essa reportagem http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/04/080411_suicidiointernet.shtml mostra como tem mais coisa ruim de que boa quando se trata de educação e saúde na internet. E isso é culpa de quem? De nós, que não usamos a internet pra estar mais proximos de nossos filhos e pacientes/alunos.
Toda mudança é dificil, principalmente para quem já pratica sua profissão da mesmo forma a muitos anos. Mas enquanto não nos informamos, enquanto não ocupamos o nosso espaço, este espaço fica aberto para aqueles que não tem o que fazer, e inventam coisas para ocupar o espaço vazio, e o tempo das nossas crianças. Hoje a internet pode ser um pergigo muito maior do que as drogas na rua, que era o grande problema da juventude até pouco tempo. Mas se estivermos presentes também lá, pode ser um caminho muito interessante para alunos e educadores. Afinal, quem disse que educação tem que ser chato?